Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba recebe workshop sobre tecnologia e inovação pelo Senai

Publicado em: 05/09/2023
Prefeitura de Caraguatatuba recebe workshop sobre tecnologia e inovação pelo Senai
Prefeitura de Caraguatatuba recebe workshop sobre tecnologia e inovação pelo Senai

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), promoveu um workshop sobre tecnologia e inovação voltado aos servidores da Secretaria de Urbanismo. O evento foi realizado nesta terça-feira (5) e teve como objetivo buscar soluções para otimizar o setor da construção civil.

#PraTodosVerem: Especialistas do Senai, Ernani Francisco Fernandes e Eduardo dos Santos Pereira, estão em pé de frente para servidores da Secretaria de Urbanismo (Foto: Divulgação/PMC)

O workshop contou com a participação de aproximadamente 12 servidores da Secretaria de Urbanismo, além do secretário Wilber Cardozo. Durante o encontro, foram discutidos meios de introduzir tecnologias nos processos da secretaria, visando agilizar a aprovação de projetos, desenvolvimento e outras atividades do setor.

Os assuntos foram conduzidos pelo engenheiro, arquiteto e especialista em tecnologia, Ernani Francisco Fernandes, ao lado de Eduardo dos Santos Pereira, físico e especialista em Inteligência Artificial e Gerenciamento de Projetos. Ambos reforçaram a importância de uma abordagem gradual e natural na introdução dessas tecnologias, a fim de otimizar processos repetitivos e automatizados.

Durante as discussões, foram levantados pontos relevantes sobre o avanço tecnológico a nível mundial, com destaque para a interação da inteligência artificial.

Eduardo abordou questões relacionadas à automação robótica de processos e enfatizou a importância de utilizar as ferramentas com cuidado a fim de melhorar a demanda diária, mas também sem negligenciar a comunicação pessoal entre colegas e clientes.

#PraTodosVerem: Servidores da Secretaria de Urbanismo e secretário da pasta, Wilber Cardozo, prestam atenção em workshop (Foto: Divulgação/PMC)

A comunicação entre os funcionários, por exemplo, a forma de transmitir informações, o tempo de resposta e os custos envolvidos também foram avaliados durante o workshop. Nesse sentido, o meio digital tem sido explorado como uma forma de aprimorar os processos internos das empresas e gerar mais benefícios do que prejuízos.

Todos os participantes contribuíram com ideias e opiniões durante o evento. O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, também ressaltou a importância dessas melhorias.

“Considerando que a secretaria é um ponto de partida para guiar empresas e construtoras na execução de seus projetos, precisamos abranger todos os aspectos e necessidade do nosso setor dentro da Prefeitura, assim como os meios de melhorar ainda mais os atendimentos. Hoje a secretaria já conta com profissionais capazes, com métodos de trabalho que visam à agilidade e implementa tecnologias em seus processos de aprovações de projetos”, disse.

A secretaria implementou a aprovação digital, que agiliza o trâmite e, consequentemente, a emissão do alvará necessário para a obra. O exemplo prático desta medida foi a redução do tempo para obtenção do alvará de construção civil, que antes levava em torno de 90 dias e agora o prazo foi reduzido para apenas 12 dias.

Além disso, foram levantadas questões ambientais relacionadas à redução dos resíduos da construção civil durante o workshop. O fluxo de informação também foi amplamente abordado, visando melhorias na comunicação interna e na transmissão eficiente de informações.

O encontro resultou em novas ideias por parte dos servidores, meios para colocar essas ideias em prática e a viabilidade dentro da realidade municipal.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura executa obras de drenagem na região central e promove desvio na Avenida Miguel Varlez
Prefeitura executa obras de drenagem na região central e promove desvio na Avenida Miguel Varlez

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com as obras de implantação de um novo sistema de drenagem na região central do município. As intervenções ocorreram nas Avenidas Amazonas, Piauí e Rua Benedita Alves Cruz. Agora, a tubulação é instalada na Avenida Miguel Varlez e o trecho está sinalizado, garantindo maior segurança

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 12/06/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 1º quadrimestre deste ano
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 1º quadrimestre deste ano

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba prestou contas na manhã desta quarta-feira (29), das ações realizadas no 1º quadrimestre de 2024, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades da pasta realizadas nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/05/2024
Caminhada Penitencial e Missa Campal marcam início das comemorações do Padroeiro de Caraguatatuba
Caminhada Penitencial e Missa Campal marcam início das comemorações do Padroeiro de Caraguatatuba

Mais de 600 fiéis percorreram os três quilômetros em direção à estátua de Santo Antônio, no último domingo (9), na Caminhada Penitencial. No caminho, muita fé, pedidos e devoção para o Padroeiro de Caraguatatuba. Às 10h, a tradicional Missa Campal presidida pelo padre Julian Quintero Celis, contou com a presença

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 10/06/2024
Prefeitura aciona MP por conta de fios e cabos caídos de concessionária em vias de Caraguatatuba
Prefeitura aciona MP por conta de fios e cabos caídos de concessionária em vias de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou um mapeamento detalhado por toda a cidade para identificar os locais onde fios e cabos, sob concessão da empresa EDP, estão caídos e com risco para pedestres e motoristas. O levantamento foi encaminhado ao Ministério Público de São Paulo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/05/2024
Problemas financeiros e de internet marcam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba em maio
Problemas financeiros e de internet marcam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba em maio

O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 663 procedimentos formalizados dos 1.294 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de maio. Desse total, 631 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O balanço de maio foi dominado por problemas com envio de produtos sem

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 06/06/2024