Pesquisar No Site
Prefeito de Caraguatatuba realiza entrega de casas populares no Balneário Golfinhos
Prefeito de Caraguatatuba realiza entrega de casas populares no Balneário Golfinhos
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, realizou oficialmente neste sábado (16/9), a entrega de 30 unidades habitacionais no Balneário dos Golfinhos, na Região Sul do município.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior realiza entrega chave para casal que morava no bairro do Rio do Ouro
O investimento está na ordem de R$ 3,5 milhões e foi realizado com recursos municipais. Cada unidade tem 45 metros quadrados, sendo dois dormitórios, sala conjugada, cozinha e banheiro. As unidades vão abrigar moradores que se encontram em área de risco do bairro do Rio do Ouro.
A escolha do local foi estratégica, pois o bairro Golfinhos está em constante desenvolvimento e conta com infraestrutura como escola, unidade de saúde e um campo de futebol.
A cerimônia de entrega das chaves contou com diversas autoridades, entre elas, vereadores, secretários municipais e a comunidade em geral.
O secretário de Habitação, Carlinhos da Farmácia, falou sobre os desafios para adquirir as unidades habitacionais e parabenizou o prefeito e funcionários públicos que se uniram para tornar possível todo esse processo. “As casas serão os novos lares das famílias a partir de agora. São casas novas, construídas com recursos municipais e só foram possíveis graças aos esforços do prefeito Aguilar Junior e os demais funcionários públicos que se empenharam neste processo”, destacou.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior discursa em cerimônia de entrega das casas populares no Golfinhos
Já o vereador Marcos Kinkas reforçou que entende as dificuldades de realizar uma mudança tão grande, especialmente pela fase de adaptação dos moradores. “Eu e o prefeito Aguilar Junior estivemos in loco no bairro Rio do Ouro para avaliar as condições de moradias. Sabemos o quanto cada um batalhou para construir suas casas e foi por isso que o nosso prefeito também se empenhou para conquistar estas unidades habitacionais e oferecer as melhores condições de moradia às famílias”, disse.
O prefeito Aguilar Junior agradeceu presença de todos naquele momento, parabenizou os funcionários presentes e se emocionou ao entregar, em mãos, a primeira chave ao casal Márcio da Silva Mota e Fernanda Prates.
Ele destacou o compromisso que assumiu desde o início de sua gestão. “Oferecer dignidade às famílias é um compromisso que assumi para a minha gestão e também um desafio pessoal. Sabemos que mudanças são difíceis, deixar a casa onde construímos nossos laços familiares é um processo que demanda tempo para adaptação, mas o bem-estar das pessoas é, e sempre foi, nossa prioridade. Todos tem o sonho da casa própria, regularizada, com escritura e matrícula, e hoje nós estamos entregando tudo isso a vocês. Nós agimos para garantir a segurança e dignidade das famílias que residiam no Rio do Ouro”, afirmou.
A primeira chave, entregue ao casal Márcio Mota e Fernanda Prates da casa 35, rendeu agradecimentos. Foram mais de 10 anos vivendo no bairro Rio do Ouro e eles se surpreenderam com a nova casa. “É uma satisfação poder dizer que é a nossa casa própria e está registrada em nosso nome”, disse Márcio.
O Balneário dos Golfinhos passa por obras de pavimentação de ruas, obras contra enchentes e implantação de rede de esgoto.
Além das unidades habitacionais construídas com recursos municipais, a Prefeitura de Caraguatatuba já solicitou recursos federais e estaduais para a construção de novas moradias na cidade. Várias áreas já foram mapeadas e apresentadas aos governos estadual e federal.
Ação integrada
A mudança dos moradores para as unidades habitacionais foi realizada neste sábado (16/8) com a ajuda de caminhões da Secretaria de Serviços Públicos e de Educação. Estiveram como apoio as Secretarias de Educação, Habitação, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil.
Ainda neste sábado (16/9), foram realizadas as primeiras demolições das residências do bairro do Rio do Ouro e que se encontravam em áreas de risco (perto do rio) e que foram condenadas pela Defesa Civil após as chuvas de fevereiro.
O trabalho foi coordenado pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos e foi utilizada uma máquina retroescavadeira para deixar os locais inabitáveis. A remoção de todo o entulho deve continuar durante a semana.
Veja Também Recentes
PAT de Caraguatatuba oferece 116 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (22). Ao todo, estão disponíveis 116 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Teatro Mario Covas recebe espetáculo de humor com Dihh Lopes e Márcio Donato; no dia 7 de agosto
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 7 de agosto (sexta-feira), às 20h, o espetáculo “A Série B dos Quatro Amigos”, estrelado pelos humoristas Dihh Lopes e Márcio Donato. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://tinyurl.com/dvbsyhhb. Integrantes do grupo “4 Amigos”, Dihh Lopes e Márcio Donato sobem ao
Fundo Social de Caraguatatuba atende famílias afetadas pela ventania em ação integrada do Plancon
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na sexta-feira (31), a entrega de itens de primeira necessidade às famílias que tiveram as casas atingidas pelos fortes ventos registrados no município entre quarta-feira e quinta-feira (29 e 30). A ação faz parte do atendimento humanitário previsto no Plano de Contingência de Proteção
Caraguá Segura impede ocupação irregular em área pública no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou mais uma ação do programa Caraguá Segura para impedir ocupações irregulares e preservar o patrimônio público. Desta vez, a operação ocorreu em uma área municipal localizada na Rua Circular, no bairro Pegorelli na tarde desta quinta-feira (6). Equipes das secretarias de Urbanismo e de Serviços
Abertura das inscrições para eleição do COMAS 2026/2028 começa nesta quinta-feira (16)
O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Caraguatatuba abre, nesta quinta-feira (16), as inscrições para o processo eleitoral que deve definir os representantes da sociedade civil para a gestão 2026/2028. O período de inscrições segue até o dia 31 de julho e é regulamentado pela resolução nº 012/2026, aprovada
