Pesquisar No Site
Pacientes ostomizados tem setor exclusivo no CEM de Caraguatatuba
Pacientes ostomizados tem setor exclusivo no CEM de Caraguatatuba
Caraguatatuba possui no Centro de Especialidades Médicas (CEM), um setor exclusivo para atender pacientes com ostomia. São pessoas que passaram por processo cirúrgico, eletivo ou emergencial e necessitaram da exteriorização de parte do sistema respiratório, digestório e urinário.

#PraTodosVerem: Paciente está deitada enquanto enfermeira troca a bolsa de ostomia (Foto: Divulgação/PMC)
O processo de ostomia cria uma abertura artificial (orifício) entre órgãos internos e o meio externo para manutenção da vida. Especificamente, no setor do CEM, são atendidas pessoas com estomas de eliminação intestinais (colostomia) e urinários (urostomia), por condições traumáticas ou patológicas.
Para ser atendido pelo setor, o paciente entra em contato com o CEM e será agendado com a enfermeira, que irá avaliar a adequação do equipamento, promoção do autocuidado e orientação do cuidador. Em situações em que o paciente está acamado é agendada uma visita domiciliar. Até o momento estão cadastrados no serviço 83 pacientes.
O atendimento também consiste em um cadastro para aquisição dos materiais, que são disponibilizados através do Governo do Estado mensalmente, ou conforme necessidade, também é realizada a compra de material (adjuvantes) pelo município, para tratamento das complicações periestomal e complemento de alguns materiais. Os pacientes recebem alta do setor quando faz a cirurgia de reversão do estoma, mudança de município ou óbitos.
Segundo a enfermeira responsável pelo setor de pessoas ostomizadas, Márcia Anastácio, o objetivo deste atendimento exclusivo, é o acompanhamento, adaptação da pessoa – pois causa certa limitação e a melhora na qualidade de vida diante dessa fase, que pode ser temporária ou definitiva.
Os pacientes tem acesso ao serviço de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com agendamento pelos telefones 3886-1200 / ramal 1247.
Veja Também Recentes
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 478 dos 965 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 487 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 199 queixas
Mutirão de limpeza retira mais de 40 kg de resíduos da Praia do Porto Novo
Um mutirão de limpeza realizado na manhã da última sexta-feira (5), na Praia do Porto Novo, resultou na retirada de 40,6 quilos de resíduos da faixa de areia. Entre os materiais recolhidos estavam 300 bitucas de cigarro, 86 pedaços de isopor e centenas de itens plásticos descartados irregularmente. A ação
APAE de Caraguatatuba promove congresso com debates sobre inclusão e neurodivergência
Especialistas de diferentes áreas devem marcar presença em Caraguatatuba no dia 28 de setembro para discutir temas que fazem parte da rotina de pessoas com deficiência, famílias e profissionais. O 1º Congresso APAE de Caraguatatuba – Conexões para a Inclusão será realizado no Teatro Mario Covas, com palestras sobre neurodivergência,
Estudantes e população de Caraguatatuba escolhem Kiko como nome do mascote da saúde bucal
Caraguatatuba elegeu o nome que vai representar a mascote da Saúde Bucal nas ações desenvolvidas pela área, incluindo atividades educativas, campanhas de prevenção e iniciativas voltadas à população. Kiko foi a escolha anunciada na última quinta-feira (24), após votação realizada pela internet e nas escolas da rede municipal. Ao todo,
Caraguatatuba vence Mogi das Cruzes e garante vaga na final da Copa Amizade Sub-13
A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba entrou em quadra na tarde de sábado (12), em Caçapava, para enfrentar Mogi das Cruzes por mais uma rodada da Copa Amizade – Série Prata. Com atuação consistente, as atletas caraguatatubenses venceram a partida por 2 sets a 0 e asseguraram a