Pesquisar No Site

EMEI/EMEF na Tabatinga realiza Café Literário e presenteia pais e alunos com kit inédito de livros infantis

Publicado em: 19/09/2023
EMEI/EMEF na Tabatinga realiza Café Literário e presenteia pais e alunos com kit inédito de livros infantis
EMEI/EMEF na Tabatinga realiza Café Literário e presenteia pais e alunos com kit inédito de livros infantis

O dia foi diferente para os estudantes da 1ª e 2ª Fases, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, na Tabatinga. A equipe gestora reuniu pais e filhos em um café literário, que teve contação de histórias, distribuição de kit de livros didáticos de literatura doados às famílias, com direito a lanche com frutas, bolo e suco, preparado com carinho para essa confraternização.

#PraTodosVerem Pátio coberto do CEI/EMEI Pedro João de Oliveira. A professora Priscila Rodrigues, da 1ª Fase, narra a história “A lagarta que tomou chá de sumiço”, acompanhada atentamente pelos pequenos e de vários pais.

O momento literário faz parte do projeto pedagógico ‘Território da Leitura’, da rede municipal de ensino, que tem o objetivo de promover o gosto pela leitura desde a primeira infância.

Na parte da manhã, a professora e contadora de histórias de Ubatuba, Fabiana Monteiro, apresentou duas que são “A princesa e a serpente” e a “Cabra e os sete cabritinhos” aos alunos da 2ª Fase, da professora Ivonete Aparecida Pereira Barboza .

“As crianças ficaram muito atentas às narrações. Depois, em sala, pedi que desenhassem o que mais tinham gostado e o resultado foi desenhos riquíssimos, com reprodução até dos diálogos das histórias. Os pais também gostaram demais e comentaram que essas ações se refletirão no desenvolvimento e no futuro deles, positivamente”, declarou Barboza.

#PraTodosVerem Pátio coberto do CEI/EMEI Pedro João de Oliveira. A secretária de Educação, Márcia Paiva, está sentada em um tapete de borracha azul com alguns meninos e meninas. Ela distribui o kit com livros infantis às crianças.

Na parte da tarde foi a vez da professora Priscila Rodrigues, da 1ª Fase, narrar a história “O caso da lagarta que tomou o chá de sumiço”, do autor Milton Cesar de Oliveira Filho e do ilustrador André Neves. “Este livro foi o escolhido pelos alunos para ser trabalhado em sala de aula, visando a Feira Literária de Caraguatatuba, a FLIC deste ano, que terá inclusive uma homenagem ao ilustrador”, contou a educadora.

Ao final, a secretária de Educação, Márcia Paiva, que prestigiou o encontro, agradeceu e ressaltou a importância da presença dos pais na escola e a participação ativa na vida escolar dos filhos.

A coordenadora pedagógica, Amanda Papi, disse que no kit doado às famílias, os livros além das histórias são acompanhados de um caderno de atividades para ser feito, em conjunto, entre pais e filhos, e ainda um outro caderno de atividade realizadas em sala de aula.

#PraTodosVerem Os pais de Miguel, 4 anos, Janaina Francisco Soares e Jair Longo estão sentados em um banco com o filho Miguel, 4 anos, eles abrem o kit e manuseias os livros.

Os pais de Miguel, 4 anos, Janaina Francisco Soares, 31 anos, e Jair Longo, 37 anos, participaram da contação. “Nós procuramos sempre estar presentes nos eventos em que somos convidados. Este ano, participamos de piquenique, do stand up paddle na praia e agora esse café literário. Hoje, por exemplo, gostei muito da forma que a professora contou a história do livro. Vou mudar, em casa, a forma de ler para o Miguel”, afirmou.

Outro casal presente foi Letícia de Oliveira, 25 anos, e Joab de Souza, 27 anos, pais do Conrado, 5 anos. “Gostei muito dessa iniciativa. Temos sempre que incentivar o hábito da leitura seja na escola e em casa. Desperta a imaginação e a criatividade da criança”, disse a mãe. Já o marido acrescentou que a participação dos pais proporciona uma segurança e uma grande satisfação aos pequenos. “Como não tive a participação dos meus pais na minha vida escolar, dou muita importância a essa atitude na infância do meu filho. Leitura é tudo de bom e nos faz seres humanos melhores”, afirmou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Região Sul de Caraguatatuba recebe serviços de nivelamento de ruas e roçada de áreas públicas
Região Sul de Caraguatatuba recebe serviços de nivelamento de ruas e roçada de áreas públicas

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba está levando serviços de nivelamento de ruas e roçada mecanizada de áreas públicas em bairros da região Sul da cidade. Na quinta-feira (23), o serviço de roçada mecanizada foi feito na área pública ao lado da avenida Pedro Gonçalves Leite,

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 24/05/2024
Quadra de basquete da Praça Ton Ferreira ganha novo piso
Quadra de basquete da Praça Ton Ferreira ganha novo piso

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, investiu na revitalização da quadra de basquete da Praça Ton Ferreira, no centro da cidade. O novo piso, feito com materiais resistentes e anti-oxidação, traz inovações como instalação rápida e simples, sistema de amortecimento para reduzir impactos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 17/05/2024
CRAS Centro promove inclusão social e troca de experiências para idosos através do SCFV
CRAS Centro promove inclusão social e troca de experiências para idosos através do SCFV

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou um piquenique no Horto Florestal para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), atendidos no CRAS Centro, na última quarta-feira (8). A atividade foi organizada a partir das reflexões abordadas nas reuniões socioeducativas sobre

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 10/05/2024
3º Geek Games reúne mais de 12 mil pessoas nos quatro dias de evento
3º Geek Games reúne mais de 12 mil pessoas nos quatro dias de evento

O 3º Geek Games em Caraguatatuba foi um sucesso. Este ano o evento foi realizado com um dia a mais na programação e superou as expectativas. Mais de 12 mil pessoas passaram pela Praça da Cultura, no Centro, nos quatro dias de festival. O maior encontro regional teve a presença

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 06/05/2024
Caraguatatuba recebe a abertura da temporada 2024 do Arena Cross em maio
Caraguatatuba recebe a abertura da temporada 2024 do Arena Cross em maio

Caraguatatuba se prepara para receber a tão aguardada abertura do Arena Cross 2024, que marcará o início de um verdadeiro espetáculo das pistas. Os ingressos para o evento estarão disponíveis a partir desta terça-feira (30). Desde 2017 o evento faz parte do calendário oficial da cidade, que foi escolhida como

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 02/05/2024