Pesquisar No Site
Caraguatatuba elege delegação e define 34 propostas para 4ª Conferência Estadual de Juventude
Caraguatatuba elege delegação e define 34 propostas para 4ª Conferência Estadual de Juventude
Representantes da sociedade civil, com idades entre 15 e 29 anos, elegeram duas delegadas, um delegado e escolheram 34 propostas de Caraguatatuba para serem discutidas na 4ª Conferência Estadual de Juventude “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, que será realizada nos dias 27 e 28 de outubro, em Olímpia (SP).

#PraTodosVerem: Público participante da 1ª Conferência Municipal da Juventude na Fundacc (Foto:Divulgação/PMC)
Os delegados e as propostas foram definidos durante a 1ª Conferência Municipal da Juventude na manhã desta terça-feira (26/9), no Auditório “Maristela de Oliveira” da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro.
O objetivo da conferência é fazer uma avaliação da situação da população jovem no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas voltadas para este segmento.
Após a cerimônia de abertura, participantes e mediadores se reuniram em seis grupos para debater e escolher até três propostas dos 12 eixos temáticos: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; e Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE).
Seis estudantes se candidataram para as três vagas de representantes da sociedade civil de Caraguatatuba na 4ª Conferência Estadual de Juventude, em Olímpia. Foram eleitos como delgadas e delegado, Vitória Müller de Oliveira, Helena de Meneses do Nascimento e Vitor Grion de Oliveira da Silva.
O chefe de Gabinete da Prefeitura de Caraguatatuba, Marcos Freire, disse que o objetivo do evento é tornar o jovem protagonista das políticas públicas voltadas ao segmento da sociedade. “Hoje é um dia muito importante para administração do prefeito Aguilar Junior porque o Estatuto da Juventude completou 10 anos em 2023 e, nós estamos fazendo a 1ª Conferência Municipal da Juventude. Desde 2017 muito já foi realizado, e queremos aperfeiçoar o que já está acontecendo, apresentando novas propostas a essa parcela da população. Este é mais um compromisso apresentado ao jovem de Caraguatatuba”, reconheceu.
A 1ª Conferência Municipal da Juventude também contou com a participação do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do vereador Cristian Oliveira de Souza; e da presidente da Comissão Organizadora e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cíntia Aparecida Fernandes Alves; além de docentes da rede pública estadual, secretários e secretárias municipais.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba antecipa preparação da rede de saúde para reforçar vigilância contra o sarampo
A Prefeitura de Caraguatatuba está antecipando a preparação da rede municipal para identificação e atendimento de possíveis casos suspeitos de sarampo. A medida integra o trabalho preventivo da Secretaria de Saúde, e considera o cenário epidemiológico e o fluxo intenso de pessoas que chegam ao município durante a temporada. Como
Caraguatatuba disputa 7ª etapa regional do JOMI 2026 com 110 atletas
Caraguatatuba participa da abertura oficial da 7ª Etapa Regional da 28ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI 2026), na próxima quinta-feira (29), às 16h, no Ginásio do Clube de Campo Abaeté, em Taubaté. A competição conta com delegações de 39 municípios da 2ª Região Esportiva do Estado de São
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Jogos Comunitários Abadá Capoeira 2026
A atleta de Caraguatatuba Sofia Marques conquistou a medalha de ouro nos Jogos Comunitários Abadá Capoeira 2026, realizado no último sábado (10), no Centro Olímpico Thomaz Mazzoni, no bairro Vila Maria, na capital paulista. A capoeirista competiu na categoria feminina de 18 a 35 anos e alcançou o lugar mais
Teatro Mario Covas apresenta show“A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” neste sábado
Neste sábado (31/10), o Teatro Mario Covas apresenta às 19h, o show musical “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” com o trio A Bela e os Tenores. Os ingressos podem ser adquiridos no site https://tinyurl.com/3bh58e2r. Reconhecido nacionalmente pelo programa de televisão “A Bella Itália”, o trio apresenta um show
Feira de Economia Criativa e Caiçara reúne cultura, música e gastronomia em Caraguatatuba
A Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, recebe no dia 31 de outubro (sábado), a partir das 11h, mais uma edição da Feira de Economia Criativa e Caiçara. O evento tem entrada gratuita e visa valorizar produtores e artistas da economia criativa da região. A iniciativa busca fortalecer e