Pesquisar No Site
Caraguatatuba elege delegação e define 34 propostas para 4ª Conferência Estadual de Juventude
Caraguatatuba elege delegação e define 34 propostas para 4ª Conferência Estadual de Juventude
Representantes da sociedade civil, com idades entre 15 e 29 anos, elegeram duas delegadas, um delegado e escolheram 34 propostas de Caraguatatuba para serem discutidas na 4ª Conferência Estadual de Juventude “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, que será realizada nos dias 27 e 28 de outubro, em Olímpia (SP).

#PraTodosVerem: Público participante da 1ª Conferência Municipal da Juventude na Fundacc (Foto:Divulgação/PMC)
Os delegados e as propostas foram definidos durante a 1ª Conferência Municipal da Juventude na manhã desta terça-feira (26/9), no Auditório “Maristela de Oliveira” da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro.
O objetivo da conferência é fazer uma avaliação da situação da população jovem no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas voltadas para este segmento.
Após a cerimônia de abertura, participantes e mediadores se reuniram em seis grupos para debater e escolher até três propostas dos 12 eixos temáticos: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; e Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE).
Seis estudantes se candidataram para as três vagas de representantes da sociedade civil de Caraguatatuba na 4ª Conferência Estadual de Juventude, em Olímpia. Foram eleitos como delgadas e delegado, Vitória Müller de Oliveira, Helena de Meneses do Nascimento e Vitor Grion de Oliveira da Silva.
O chefe de Gabinete da Prefeitura de Caraguatatuba, Marcos Freire, disse que o objetivo do evento é tornar o jovem protagonista das políticas públicas voltadas ao segmento da sociedade. “Hoje é um dia muito importante para administração do prefeito Aguilar Junior porque o Estatuto da Juventude completou 10 anos em 2023 e, nós estamos fazendo a 1ª Conferência Municipal da Juventude. Desde 2017 muito já foi realizado, e queremos aperfeiçoar o que já está acontecendo, apresentando novas propostas a essa parcela da população. Este é mais um compromisso apresentado ao jovem de Caraguatatuba”, reconheceu.
A 1ª Conferência Municipal da Juventude também contou com a participação do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do vereador Cristian Oliveira de Souza; e da presidente da Comissão Organizadora e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cíntia Aparecida Fernandes Alves; além de docentes da rede pública estadual, secretários e secretárias municipais.
Veja Também Recentes
Programa Profissionaliza Caraguá capacita mais uma turma do Curso de Auxiliar de Recursos Humanos
O curso de Auxiliar de Recursos Humanos formou 24 alunos na quarta-feira (12), durante a aula final realizada no Instituto Federal de São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP), no bairro Indaiá. A capacitação integra o programa de qualificação profissional básica QB FIC, do Centro Paula Souza, e é desenvolvida em parceria
Fundo Social realiza curso de Velas Artesanais com foco em criatividade, bem-estar e novas oportunidades
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na segunda e terça (17 e 18), em sua sede no bairro Sumaré, o curso Velas Artesanais, ministrado pela professora Andressa Brunner. A atividade reuniu participantes em uma vivência que combinou teoria e prática, com a proposta de estimular a criatividade, o autocuidado, a
Resultado preliminar da eleição da CIPA 2026/2027 é divulgado em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou, nesta quinta-feira (6), o resultado preliminar da eleição dos representantes dos servidores para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) do biênio 2026/2027. A votação foi realizada de forma on-line, das 7h às 16h30, registrando 2.584 votos válidos ante 4.992 eleitores aptos
Prefeitura de Caraguatatuba promove capacitação em Gestão Contratual
A Secretaria de Administração ministrou o treinamento “Gestão Contratual” na primeira quinzena de agosto para 35 servidores que fazem a gestão de contratos das secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba. Os técnicos se reuniram na Secretaria da Educação, no Indaiá. A assessora de governança, Márcia Paiva de Medeiros, aplicou a capacitação
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba abre, de 1º a 11 de setembro, as inscrições para o Prêmio InterInfância 2026, iniciativa inédita que deve reconhecer práticas desenvolvidas por professores e equipes gestoras da Educação Infantil da rede municipal. O edital com todas as regras foi publicado no Diário Oficial de