Pesquisar No Site

Caraguatatuba é pioneira na RMVAle e lança programa “Homem Sim, Consciente Também”

Publicado em: 01/09/2023
Destaques
Caraguatatuba é pioneira na RMVAle e lança programa “Homem Sim, Consciente Também”
Caraguatatuba é pioneira na RMVAle e lança programa “Homem Sim, Consciente Também”

A cidade de Caraguatatuba é a primeira da Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte a implementar o programa “Homem Sim, Consciente Também”, criado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caraguatatuba, baseado na Lei Maria da Penha (11.340/2006).

O lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira (31/8) no auditório do Instituto Educacional “José Ernesto” e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior; o diretor do Deinter-1, Waldir Antônio Covino Junior; o delegado seccional do Litoral Norte, José Vinceprova; a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Caraguatatuba, Patrícia Casanova; o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar; o vice-prefeito José Ernesto Ghedin Servidei; além da idealizadora do projeto e delegada de Defesa da Mulher de Diadema, Renata Cruppi.

Nascido em agosto de 2014 de um ideal de recuperar famílias e, principalmente, alcançar homens com perfil violento e autodestrutivo, além de diminuir as ocorrências criminais envolvendo violência doméstica e familiar contra mulher. 

Somente nove cidades do Estado de São Paulo tiveram a iniciativa de implementar o projeto, sendo elas: Diadema, Santo André, Guarulhos, Taboão da Serra, Cubatão, Barueri, Campinas e Santos. Caraguatatuba é a primeira cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte a contar com o programa.

O projeto terá uma equipe multiprofissional, onde serão trabalhados diversos temas das principais áreas da vida, demonstrando a possibilidade de quebra da insegurança para admitir desconhecimentos ou fraquezas. Os participantes poderão frequentar os grupos por indicação da rede de atendimento do município ou demanda espontânea.

Para a inclusão nos grupos não precisa ter qualquer envolvimento com processos cíveis ou criminais, ou determinação judicial, sendo possível demanda espontânea (interesse dele em aprender uma nova visão de vida), indicação de familiares ou amigos, indicação da rede municipal ou estadual.

“A Polícia Civil vem se aperfeiçoando em várias frentes e esse projeto vem para contribuir na diminuição dos índices de criminalidade. Agradecemos o apoio e empenho de todos para colocar o projeto em prática”, disse o delegado seccional do Litoral Norte, José Vinceprova.

#PraTodosVerem: Patrícia Casanova, Delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Caraguatatuba, discursa para plateia formada por autoridades policiais e civis

Já a delegada de Defesa da Mulher de Caraguatatuba, Patrícia Casanova, destacou o empenho de diversas frentes. “Gostaria de agradecer a parceria do prefeito Aguilar Junior que abraçou nossa ideia, assim como a Câmara, a OAB e a sociedade civil. Caraguatatuba é pioneira na Região Metropolitana e temos certeza que em meses já teremos reflexos na diminuição dos índices de reincidência da violência contra a mulher”, cita.

Idealizadora do projeto no Estado de São Paulo, a delegada de Defesa da Mulher de Diadema, Renata Cruppi, falou da experiência e sucesso obtido na cidade da Grande São Paulo. “Quando verificamos os dados de violência contra a mulher, começamos a perceber que cinco e seis inquéritos se tratavam da mesma pessoa e isso acendeu o sinal de alerta. Aí tivemos a ideia do projeto e muitos se assustaram, mas provamos que o homem precisa ter um trabalho de autoconhecimento, de atendimento psicológico e isso começou a dar resultado. Tanto deu que diminuímos muito os casos de reincidência. Fico emocionada de ver esse projeto vindo para outra cidade. Caraguatatuba está de parabéns por abraçar essa ideia”, destacou.

#PraTodosVerem: O diretor do Deinter-1, Waldir Antônio Covino Junior, discursa para plateia formada por autoridades policiais e civis

O diretor do Deinter-1, Waldir Antônio Covino Junior, destacou o trabalho conjunto e integrado para implantação do projeto. “Não podemos viver com essa cultura da violência e achar que é normal. O grande objetivo do programa é reconstruir famílias. Diadema provou que pode dar certo e registramos 70% na redução dos índices de reincidência de violência contra a mulher na cidade”, comentou.

Já o prefeito Aguilar Junior destacou que lá em 2016 traçou todos os planos previstos para combater a violência contra a mulher. “Implantamos o Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró- Mulher), o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), o Serviço de Acolhimento Provisório para Mulheres Vítimas de Violência, além de criamos a Ronda Maria da Penha e o aplicativo ‘Caraguá Pra Elas’. E agora recebemos com carinho um projeto ousado e pioneiro na região. É um trabalho que nossa rede de apoio pedia muito e abraçamos a ideia apresentada pela Dra. Patrícia Casanova”, frisou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024