Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba retoma campanha de conscientização ‘Linha Sem Cerol’

Publicado em: 10/08/2023
Prefeitura de Caraguatatuba retoma campanha de conscientização ‘Linha Sem Cerol’
Prefeitura de Caraguatatuba retoma campanha de conscientização ‘Linha Sem Cerol’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, retomou a campanha de conscientização ‘Linha Sem Cerol’, para alertar sobre os perigos do uso e as penalidades da comercialização de materiais cortantes em pipas.

O foco central da campanha são as crianças, em especial estudantes da rede municipal de ensino, que receberão palestras educativas acerca dos perigos e riscos associados ao uso de linhas cortantes em pipas, dentre elas o cerol e as linhas chilenas, que são as mais comuns.

A primeira palestra já está programada para a próxima quarta-feira (16/8), na EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, na Tabatinga, para os alunos das turmas de 4º e 5º ano. Mas o alcance da campanha será abrangente, contemplando escolas municipais de Norte a Sul. As atividades se estenderão até o início de setembro e todas estão agendadas para ocorrerem no período da manhã. Escolas como a Profª Antônia Antunes Arouca e a Benedito Inácio Soares, no bairro Massaguaçu, também farão parte desta atividade.

#PraTodosVerem: Interior de loja com pequeno móvel de madeira contendo diferentes rolos com linhas coloridas (Divulgação/PMC)

O propósito central das palestras é enfatizar nas crianças a importância de evitar o uso de qualquer tipo de linha cortante. Além disso, estas orientações já são amplamente disseminadas entre os comerciantes locais que vendem pipas. Os comerciantes são devidamente instruídos a não comercializar tais produtos, visto que o descumprimento pode resultar em multas significativas, atingindo o valor de R$ 5.304,00.

O secretário da pasta, Wilber Cardozo, destacou a relevância de sensibilizar um grande número de pessoas quanto aos riscos desses materiais. “Soltar pipa é uma atividade de lazer e diversão permitida, porém, o uso de linhas cortantes como cerol e a linha chilena pode causar sérios ferimentos ou até mesmo a morte. O objetivo é prevenir possíveis acidentes, garantindo que a prática de soltar pipa seja segura para todos”, reforçou.

Perigos das linhas cortantes

A gravidade dos riscos associados às linhas de cerol demanda atenção e conhecimento, a fim de prevenir acidentes. O cerol, uma mistura de cola com pó de vidro, é aplicado nas linhas de pipa para torná-las afiadas e cortantes. Dentre os principais perigos identificados, destacam-se os ferimentos graves que podem ser causados tanto para quem a manuseia, como para terceiros.

Há também os riscos no trânsito, já que as brincadeiras com pipas podem ser esticadas sobre vias públicas e estradas, aumentando o risco de acidentes com motociclistas, ciclistas e motoristas. Os animais também podem ser prejudicados.

O cerol pode causar danos a equipamentos públicos, como postes, cabos elétricos e de telecomunicações, gerando custos e interrupções de serviços. O próprio praticante também está sujeito a danos, pois pode acabar ferido durante o manuseio.

Conscientização e medidas de segurança

É crucial disseminar o conhecimento sobre os riscos do cerol e adotar medidas de educação e fiscalização para desencorajar seu uso. Além disso, ao soltar pipas, é importante seguir diretrizes de segurança, como optar por locais afastados de vias públicas e utilizar linhas mais seguras, como as feitas de algodão. Dessa forma, é possível reduzir acidentes relacionados ao uso de cerol e tornar a prática de soltar pipas mais segura para todos.

Palestras programadas:

16/08: EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira – 5º e 4º anos

23/08: EMEF Profª Antônia Antunes Arouca – 6º anos

30/08 e 06/09: EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares – 5º anos e 4º anos

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas

O auditório do Polo Cultural Centro vai ser o palco da seletiva de batalha de rima no dia 3 de maio às 19h. O evento é aberto ao público e o objetivo da seletiva é garantir uma vaga para a 7ª edição da Batalha do Convida Litoral. “Nessa noite se

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024