Pesquisar No Site
GCM prende agressor em flagrante após ser acionada pelo aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’
GCM prende agressor em flagrante após ser acionada pelo aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’
A Guarda Civil Municipal (GCM) da Prefeitura de Caraguatatuba prendeu um homem acusado de violência doméstica em flagrante por descumprir uma medida protetiva imposta pela “Lei Maria da Penha”.
A vítima acionou o Centro de Operações e Inteligência (COI) da GCM, por meio do aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’, na tarde da última segunda-feira (21/8), por volta das 16h10, no Perequê-Mirim.
Após o pedido de socorro da moradora, o COI entrou em contato com a viatura estacionada no Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no Porto Novo. De posse da geolocalização (localização geográfica) informada pelo aplicativo SOS Caraguá pra Elas, os patrulheiros encontraram a vítima e o agressor 10 minutos depois do chamado.
Durante o atendimento da ocorrência, a GCM verificou no sistema que já existia uma medida protetiva de urgência ativa contra o homem e o prendeu em flagrante.
Os dois foram conduzidos à Delegacia Defesa da Mulher (DDM), no Jardim Primavera, onde foi lavrado o auto de prisão em fragrante contra o homem por descumprimento da medida protetiva imposta pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006). O acusado ficou a disposição da Justiça e a vítima foi liberada.
Aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’
Caraguatatuba possui desde março o aplicativo ‘SOS Caraguá pra Elas’ que possui um botão de pânico, para que seja acionado em situações emergenciais. Ele envia a localização da mulher para a Guarda Civil Municipal, que imediatamente envia uma viatura ao local.
Para ter acesso ao aplicativo, a mulher precisar ter uma medida protetiva concedida pelo Poder Judiciário. Com esse documento elas devem procurar o CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), no Indaiá, ou o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Jardim Aruan, e efetuarem um cadastro.
Denúncias de atos de violência contra mulheres podem ser feitas nos telefones 180 e 100 (Disque Direitos Humanos). Esses números são gratuitos, confidenciais (anônimos) e funcionam 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados de qualquer lugar do Brasil. O telefone de emergência da GCM é o 153.
Veja Também Recentes
Mais 28 bolsistas do PEAD são convocados para atuar na manutenção urbana de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba chamou mais 28 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para comparecer até quarta-feira (19/11), das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,
Basquete masculino de Caraguatatuba vence Caçapava e abre vantagem na semifinal do Metropolitano sub-17
O domingo (26) foi de vitória para o Basquete Caraguatatuba. A equipe sub-17 entrou em quadra em Caçapava pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Metropolitano de Basquete e conquistou um resultado expressivo ao vencer os donos da casa por 71 a 35. O destaque da partida foi o atleta
Mostra de Cinema Chinês tem sessões gratuitas às terças-feiras na Videoteca Lúcio Braun
A Videoteca Lúcio Braun, no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, apresenta neste mês a 10ª Mostra de Cinema Chinês pelo Cineclube Pontos MIS. As sessões são gratuitas, sempre às terças-feiras, às 18h. Confira a programação abaixo. A mostra comemorativa é produzida e organizada pelo Instituto Confúcio da Unesp, em
Caraguatatuba participa de mesa de diálogo sobre equilíbrio ambiental, adaptação e mudanças climáticas
A 2ª Mesa de Diálogo – Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas, que ocorre no próximo dia 13 de novembro, quinta-feira, contará com a participação de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O evento será realizado das 8h às 17h, no Auditório Cynthia Cliquet Luciano,
Secretaria de Serviços Públicos percorre mais 15 bairros de Caraguatatuba na primeira semana de novembro
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba começa novembro com a manutenção urbana nos bairros do Perequê-Mirim, Portal das Flores (Vapapesca), Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Jardim Jaqueira, Jaraguazinho, Ponte Seca, Jardim Primavera, Centro, Cidade Jardim, Jetuba, Massaguaçu e Praia da Cocanha. A limpeza de ruas,