Pesquisar No Site

EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar promove quiz educativo sobre prevenção às deficiências

Publicado em: 22/08/2023
EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar promove quiz educativo sobre prevenção às deficiências
EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar promove quiz educativo sobre prevenção às deficiências

Dentro da Semana de Prevenção às Deficiências realizada em todas as unidades escolares do município, entre os dias 21 e 25, a EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva, em Caraguatatuba, promoveu na segunda-feira (21/8) um quiz on-line para alunos dos 7º e 9º anos.

O questionário educativo com 17 perguntas, voltado aos estudantes do 9º ano foi feito na parte da manhã sob a orientação do professor de Geografia Antônio Carlos de Oliveira, o Lula, e abordou perguntas sobre deficiência intelectual e inclusão.

#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar. Professor Lula conversa com alunos do 9º ano sobre deficiência intelectual e medidas preventivas durante quiz educativo

Durante o quiz virtual respondido em uma plataforma via celular, o professor também abordou com os adolescentes, a história trágica do tratamento às pessoas com deficiência em várias culturas, no decorrer da história da humanidade; também sobre o avanço dos direitos das pessoas com deficiência; a importância da prevenção,  desde o acompanhamento pré-natal, vacinação em dia, idas regulares ao médico, medidas de segurança em casa, no trabalho e durante o lazer para evitar acidentes, que acarretem algum tipo de deficiência permanente; e ainda, as lutas para a inclusão social desse segmento da população.

“Há algumas décadas atrás, a pessoa com deficiência era excluída do convívio social e do ensino regular. Atualmente, preconiza-se justamente o contrário. Que a pessoa com deficiência deve e pode participar ativamente da sociedade como também, se possível, estar inserida dentro do ensino regular nas escolas públicas e colégios particulares”, disse o professor.

Oliveira fez questão de ressaltar a política pública de inclusão na rede municipal de ensino de Caraguatatuba. “Nossa cidade é referência para outros municípios pelo trabalho desenvolvido nos Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (CRIES), que disponibiliza profissionais especializados para atender os alunos com necessidades educacionais especiais como também as professoras especializadas que atendem nas salas de Recursos de cada escola”, declarou.

A aluna Ingrid Vieira Guerra Silva, 14 anos, disse que esse tipo de debate no ambiente escolar é importante para a conscientização. “Tenho primos diagnosticados com autismo e uma prima com síndrome de Turner. Convivo com todos eles, normalmente, sem distinção ou preconceito. Todo mundo quer ser aceito como é”, afirmou.

O colega Luka Rangel Teixeira, 14 anos, faz uso de óculos desde os 10 anos. “Já fui zoado por ser “quatro olhos”, mas esse tipo de brincadeira não me afeta. Usar óculos não me diminui ou limita. Assim entendo que nenhuma pessoa deveria ser discriminada ou diminuída por ter qualquer deficiência”, disse.

Na parte da tarde, foi a vez dos 7º anos, que também responderam a um quiz com 11 perguntas, on-line, na sala de Informática, organizado pelo professor de Geografia, Severo Ortiz.

O docente também abordou a importância da prevenção às deficiência por meio de uma boa alimentação, carteira de vacinação em dia, acompanhamento pré-natal, entre outras atitudes.

Levou informações sobre o assunto, mostrando dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a OMS, 10% da população mundial possuem algum tipo de deficiência e 70% poderiam ser evitadas. Segundo estimativas do IBGE, o Brasil tem, atualmente, cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, sendo a motora, visual, cognitiva e auditiva, as principais. “Mas, o maior desafio que uma pessoa com deficiência enfrenta, é o preconceito”, apontou Severo.

A aluna Danielle Souza, 12 anos, concorda com o educador. “O quiz foi bem legal. Muitas pessoas agem com preconceito contra outras por vários motivos, entre eles, por alguém ter algum tipo de deficiência. A sociedade deve aprender a ser mais inclusiva e não exclusiva”, afirmou.

Os encontros da parte da manhã e da tarde foram acompanhados pela professora, Luciane Borges de Souza, especialista em Educação Inclusiva e professora em sala de recursos da escola e pela pedagoga  Érica Sampaio pós graduada em Educação Inclusiva, e agente de desenvolvimento escolar, que auxiliaram os professores a esclarecer dúvidas dos alunos sobre deficiências e inclusão.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada sempre entre os dias 21 e 27 de agosto, anualmente. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual

Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/04/2025
Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse

De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/03/2025
Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil

Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/04/2025
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia - No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira

O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares

Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 15/04/2025