Pesquisar No Site
EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar promove quiz educativo sobre prevenção às deficiências
EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar promove quiz educativo sobre prevenção às deficiências
Dentro da Semana de Prevenção às Deficiências realizada em todas as unidades escolares do município, entre os dias 21 e 25, a EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva, em Caraguatatuba, promoveu na segunda-feira (21/8) um quiz on-line para alunos dos 7º e 9º anos.
O questionário educativo com 17 perguntas, voltado aos estudantes do 9º ano foi feito na parte da manhã sob a orientação do professor de Geografia Antônio Carlos de Oliveira, o Lula, e abordou perguntas sobre deficiência intelectual e inclusão.

#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar. Professor Lula conversa com alunos do 9º ano sobre deficiência intelectual e medidas preventivas durante quiz educativo
Durante o quiz virtual respondido em uma plataforma via celular, o professor também abordou com os adolescentes, a história trágica do tratamento às pessoas com deficiência em várias culturas, no decorrer da história da humanidade; também sobre o avanço dos direitos das pessoas com deficiência; a importância da prevenção, desde o acompanhamento pré-natal, vacinação em dia, idas regulares ao médico, medidas de segurança em casa, no trabalho e durante o lazer para evitar acidentes, que acarretem algum tipo de deficiência permanente; e ainda, as lutas para a inclusão social desse segmento da população.
“Há algumas décadas atrás, a pessoa com deficiência era excluída do convívio social e do ensino regular. Atualmente, preconiza-se justamente o contrário. Que a pessoa com deficiência deve e pode participar ativamente da sociedade como também, se possível, estar inserida dentro do ensino regular nas escolas públicas e colégios particulares”, disse o professor.
Oliveira fez questão de ressaltar a política pública de inclusão na rede municipal de ensino de Caraguatatuba. “Nossa cidade é referência para outros municípios pelo trabalho desenvolvido nos Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (CRIES), que disponibiliza profissionais especializados para atender os alunos com necessidades educacionais especiais como também as professoras especializadas que atendem nas salas de Recursos de cada escola”, declarou.
A aluna Ingrid Vieira Guerra Silva, 14 anos, disse que esse tipo de debate no ambiente escolar é importante para a conscientização. “Tenho primos diagnosticados com autismo e uma prima com síndrome de Turner. Convivo com todos eles, normalmente, sem distinção ou preconceito. Todo mundo quer ser aceito como é”, afirmou.
O colega Luka Rangel Teixeira, 14 anos, faz uso de óculos desde os 10 anos. “Já fui zoado por ser “quatro olhos”, mas esse tipo de brincadeira não me afeta. Usar óculos não me diminui ou limita. Assim entendo que nenhuma pessoa deveria ser discriminada ou diminuída por ter qualquer deficiência”, disse.
Na parte da tarde, foi a vez dos 7º anos, que também responderam a um quiz com 11 perguntas, on-line, na sala de Informática, organizado pelo professor de Geografia, Severo Ortiz.
O docente também abordou a importância da prevenção às deficiência por meio de uma boa alimentação, carteira de vacinação em dia, acompanhamento pré-natal, entre outras atitudes.
Levou informações sobre o assunto, mostrando dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a OMS, 10% da população mundial possuem algum tipo de deficiência e 70% poderiam ser evitadas. Segundo estimativas do IBGE, o Brasil tem, atualmente, cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, sendo a motora, visual, cognitiva e auditiva, as principais. “Mas, o maior desafio que uma pessoa com deficiência enfrenta, é o preconceito”, apontou Severo.
A aluna Danielle Souza, 12 anos, concorda com o educador. “O quiz foi bem legal. Muitas pessoas agem com preconceito contra outras por vários motivos, entre eles, por alguém ter algum tipo de deficiência. A sociedade deve aprender a ser mais inclusiva e não exclusiva”, afirmou.
Os encontros da parte da manhã e da tarde foram acompanhados pela professora, Luciane Borges de Souza, especialista em Educação Inclusiva e professora em sala de recursos da escola e pela pedagoga Érica Sampaio pós graduada em Educação Inclusiva, e agente de desenvolvimento escolar, que auxiliaram os professores a esclarecer dúvidas dos alunos sobre deficiências e inclusão.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada sempre entre os dias 21 e 27 de agosto, anualmente. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
Veja Também Recentes
Copa da Criança de Futebol abre competição com rodada de muitos gols em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e o Campo do Perequê-Mirim receberam a primeira rodada da Copa da Criança de Futebol, no sábado (29) com partidas nas categorias feminino e masculino. A competição reuniu jovens atletas, familiares, comissões técnicas e amantes do esporte. Na categoria sub-7, o Projeto Nova
Caraguatatuba promove Jornada Esportiva em homenagem aos profissionais de Educação Física
Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, a Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na quarta-feira (2), uma Jornada Esportiva voltada aos profissionais da rede. O encontro ocorreu na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com uma programação
Fundo Social realiza curso de Velas Artesanais com foco em criatividade, bem-estar e novas oportunidades
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na segunda e terça (17 e 18), em sua sede no bairro Sumaré, o curso Velas Artesanais, ministrado pela professora Andressa Brunner. A atividade reuniu participantes em uma vivência que combinou teoria e prática, com a proposta de estimular a criatividade, o autocuidado, a
Banco de Alimentos reúne produtores e instituições em celebração aos 9 anos de atuação em Caraguatatuba
Nesta sexta-feira (28), o Centro Universitário Módulo, campus Martim de Sá, recebeu a segunda edição do evento “Frutos da Nossa Terra”, em celebração ao 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba. A programação contou com depoimentos de representantes da agricultura familiar e da pesca, apresentações culturais da Casa
Macc participa da “20ª Primavera dos Museus”
Entre os dias 22 e 24 de setembro, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) integra a 20ª Primavera dos Museus com o tema “Museus para todas as pessoas”. A iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) reúne instituições museais e culturais de diferentes regiões do país