Pesquisar No Site

Cidades do Litoral Norte apresentam demandas sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro

Cidades do Litoral Norte apresentam demandas sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro
Cidades do Litoral Norte apresentam demandas sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro

Caraguatatuba recebeu na última terça-feira (22), a Plenária do Grupo Setorial do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Litoral Norte. O evento reuniu representantes de órgãos do Governo Federal, do Estado, da Câmara Municipal de Caraguatatuba, além das quatro Prefeituras e instituições da sociedade civil dos municípios do Litoral Norte.

A plenária do Gerco contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Leandro Caetano, que compôs a mesa de diálogo. Também teve a presença especial do Promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente no Litoral Norte (Gaema-LN) do Ministério Público Estadual, Dr.Tadeu Badaró, acompanhado da coordenadora da CPLA/SEMIL, Marina Balestero, e do presidente do Gerco-LN, Paulo André.

#PraTodosVerem: Mesa de diálogo formada com autoridades e as pessoas participantes sentadas ao fundo (Foto: Divulgação/PMC)

O encontro ainda registrou a participação de diversos representantes de instituições e associações como OAB, CREA, CAU, CRECI, ACEC, AHP, estudantes e munícipes em geral.

Um dos focos da reunião foi o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), uma ferramenta da Política Nacional do Meio Ambiente. O ZEE busca equilibrar o crescimento econômico com a preservação dos recursos naturais, visando a sustentabilidade social, econômica e ecológica.

No âmbito municipal, cabe a responsabilidade de implementar políticas efetivas para promover os princípios, direitos e garantias fundamentais à cidadania e dignidade humana. E dentro disto, os municípios do Litoral Norte têm a responsabilidade direta de implementar o Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC).

No entanto, desde 2017, tem ficado claro que o ZEEC necessita de esclarecimentos e atualizações para cumprir suas obrigações, antes mesmo da revisão prevista para 2027. Durante a Plenária, os quatro municípios apresentaram demandas nesse sentido.

As atualizações solicitadas pelos municípios dizem respeito a definições de usos permitidos, aprimoramento das estratégias para atingir as metas de preservação e recuperação de vegetação nativa, possibilidades de compensações por áreas urbanas ocupadas e a revisão de dispositivos que anulam a aplicação do ZEEC no Litoral Norte.

Esses ajustes são legalmente possíveis e justificáveis, uma vez que as demandas apresentadas buscam fortalecer a proteção ambiental e refletir avanços técnico-científicos. E ganham ainda mais relevância no contexto de emergência climática global, requerendo a adaptação às mudanças no clima.

Os Municípios estão em busca de desenvolver e implementar políticas públicas que minimizem os efeitos dessas mudanças, e preparem as cidades para eventos extremos. A solicitação dos municípios reflete a preocupação com o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte de São Paulo, conforme estabelecido no Artigo 225 da Constituição Federal do Brasil.

Durante a reunião, Caraguatatuba levantou questões pertinentes a toda a região, por meio do Diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle. O promotor Tadeu Badaró sugeriu o encaminhamento das solicitações para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e fez observações relevantes sobre os trabalhos do gerenciamento costeiro. Como resultado desse encontro, delineou-se um plano de ação abrangente para as próximas etapas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Festival de Ginástica Rítmica e Dança encanta público no Teatro Mário Covas
Festival de Ginástica Rítmica e Dança encanta público no Teatro Mário Covas

O final de semana foi mágico em Caraguatatuba com a realização do Festival de Ginástica Rítmica e Dança. O Teatro Mário Covas recebeu aproximadamente 800 pessoas, entre espectadores, ginastas e bailarinos, e ofereceu diversas apresentações nas categorias solo e em grupo. O destaque foi para a participação dos atletas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 21/11/2023
Prefeitura de Caraguatatuba e crianças do projeto Casa Beija Flor revitalizam praça no bairro Jardim Jaqueira
Prefeitura de Caraguatatuba e crianças do projeto Casa Beija Flor revitalizam praça no bairro Jardim Jaqueira

Local receberá também uma horta comunitária para a população A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Urbanismo e Serviços Públicos (Sesep), promoveu a revitalização da praça localizada no bairro Jardim Jaqueira, conhecida como “EcoPraça Beija Flor”. A atividade foi realizada na manhã desta terça-feira (14) e contou com

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 14/11/2023
Procon de Caraguatatuba dá dicas de compras na Black Friday
Procon de Caraguatatuba dá dicas de compras na Black Friday

A Black Friday de 2023 será nesta sexta-feira (24/11) e terá grandes descontos em vários tipos de produtos e serviços. A Black Friday (a sexta-feira após o Dia de Ações de Graças nos Estados Unidos), incorporada ao mercado brasileiro, é a penúltima data importante para o comércio antes do Natal.

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 22/11/2023
Prefeitura de Caraguatatuba deposita 2ª parcela do 13º dos servidores no dia 15
Prefeitura de Caraguatatuba deposita 2ª parcela do 13º dos servidores no dia 15

A 2ª parcela do 13º salário, o Vale Alimentação Complementar e o salário dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba de dezembro serão pagos nos dias 15, 22 e 29 de dezembro (sextas-feiras), ou seja, em três semanas consecutivas. O Decreto 1.904/2023, de autoria do prefeito Aguilar Junior, também autorizou a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 06/12/2023
Prefeito de Caraguatatuba premia melhores atletas do ano no
Prefeito de Caraguatatuba premia melhores atletas do ano no “Oscar do Esporte”

A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu a comemoração ao Dia do Esportista no último sábado (2), no auditório do Teatro Mário Covas, com a premiação dos melhores atletas do ano que representaram a cidade. O evento contou com a participação de mais de 150 atletas. Organizado pela Secretaria de Esportes e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/12/2023