Pesquisar No Site
Campanha Agosto Lilás “Saia do casulo e não se cale” termina com fortalecimento na rede apoio à mulher
Campanha Agosto Lilás “Saia do casulo e não se cale” termina com fortalecimento na rede apoio à mulher
A Campanha “Saia do casulo e não se cale”, desenvolvido dentro do Agosto Lilás, termina esta semana e teve por objetivo o fortalecimento na rede de apoio à mulher.
Um evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba, promoveu palestras com a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caraguatatuba, Patrícia Casanova, e a advogada Ivani Andolfo.
As palestras foram abertas pelo prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba, Lourianne Rodrigues.
“Não deveria ser um mês de conscientização, mas um ano. Basta de violência contra a mulher. Temos e devemos enfrentar esse tema, promovendo mecanismos e criando equipamentos de apoio à mulher, como fizemos ao longo dos anos. Criamos o Serviço de Acolhimento Provisório para Mulheres Vítimas de Violência, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e o botão do pânico SOS Caraguá pra Elas. Não queremos que sejam utilizados, mas precisamos ter em casos de necessidade”, disse o prefeito Aguilar Junior.
Dados e equipamentos
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada 10 minutos uma menina ou mulher é estuprada no país. A cada hora, 26 mulheres são vítimas de agressão física e, a cada dia, três mulheres morrem vítimas de feminicídio.
A Prefeitura de Caraguatatuba não tem medido esforços para implantar equipamentos para combater a violência contra a mulher, entre eles, o Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró- Mulher) e o Serviço de Acolhimento Provisório para Mulheres Vítimas de Violência.
A cidade ganhou também o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) Benedita Arcanjo Aparecido de Oliveira “Dita Marques” para acolhimento das mulheres vítimas de violência.
E Caraguatatuba conta com o botão do pânico SOS Caraguá pra Elas e uma ronda da Guarda Civil Municipal voltada para o atendimento da Lei Maria da Penha. Semana passada, via botão do pânico, prendemos um homem que descumpriu uma medida protetiva concedida a uma mulher vítima de violência.
Dados de Caraguatatuba apontam que a Casa de Acolhimento Provisório para Mulheres em Situação de Violência Doméstica acolheu 5 mulheres e 6 crianças. Já o CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), somente em 2022 foram 540 atendimentos. Em 2023 foram 200 atendimentos. Já pelo CREAS foram 10 atendimentos em 2022 e em 2023 são 6 atendimentos até o momento.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba entrega 587 aparelhos auditivos nos últimos quatro anos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do setor de reabilitação do Centro de Especialidades Médicas (CEM), realizou mais uma entrega de 28 aparelhos auditivos nesta sexta-feira (4), para 14 pacientes. Com isso, o município chega a 587 aparelhos entregues nos últimos quatro anos. Todos os pacientes beneficiados nesta entrega possuíam
Free Flow Tamoios começa a operar em novembro no Contorno Sul
A Concessionária Tamoios informa que o sistema Free Flow vai começar na região a partir de novembro. O novo modelo de pedágio será instalado no km 13,5 do Contorno Sul e vai garantir maior fluidez ao tráfego. Esse formato substitui as tradicionais praças de pedágio com cabines e cancelas. O
Prefeitura de Caraguatatuba já empossou 279 servidores aprovados do concurso público
A Prefeitura de Caraguatatuba já empossou 279 aprovados de 22 funções do Concurso Público de 2023. Ao todo, 375 foram convocados, mas 96 desistiram. Após a convocação, entrega da documentação e atestar apto no exame admissional, os funcionários recém-admitidos são direcionados para as Secretarias solicitantes. Foram convocados 170 Agentes de
Prefeitura de Caraguatatuba faz limpeza do rio Ipiranguinha para melhorar a drenagem e evitar alagamentos
A Prefeitura de Caraguatatuba, esta semana, está trabalhando na limpeza do canal por onde corre o rio Ipiranguinha, no trecho dos bairros Olaria e Casa Branca, região Centro/Norte da cidade. A ação, realizada pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), visa melhorar a vazão das águas, já preparando a região para
Reclamações financeiras e de internet fixa dominam balanço de setembro do Procon de Caraguatatuba
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 1.535 procedimentos formalizados dos 763 atendimentos feitos entre os dias 1º e 30 de setembro. Desse montante, 772 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de setembro foi dominado por problemas com envio de produtos