Pesquisar No Site
Campanha Agosto Lilás “Saia do casulo e não se cale” termina com fortalecimento na rede apoio à mulher

Campanha Agosto Lilás “Saia do casulo e não se cale” termina com fortalecimento na rede apoio à mulher
A Campanha “Saia do casulo e não se cale”, desenvolvido dentro do Agosto Lilás, termina esta semana e teve por objetivo o fortalecimento na rede de apoio à mulher.
Um evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba, promoveu palestras com a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caraguatatuba, Patrícia Casanova, e a advogada Ivani Andolfo.
As palestras foram abertas pelo prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba, Lourianne Rodrigues.
“Não deveria ser um mês de conscientização, mas um ano. Basta de violência contra a mulher. Temos e devemos enfrentar esse tema, promovendo mecanismos e criando equipamentos de apoio à mulher, como fizemos ao longo dos anos. Criamos o Serviço de Acolhimento Provisório para Mulheres Vítimas de Violência, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e o botão do pânico SOS Caraguá pra Elas. Não queremos que sejam utilizados, mas precisamos ter em casos de necessidade”, disse o prefeito Aguilar Junior.
Dados e equipamentos
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada 10 minutos uma menina ou mulher é estuprada no país. A cada hora, 26 mulheres são vítimas de agressão física e, a cada dia, três mulheres morrem vítimas de feminicídio.
A Prefeitura de Caraguatatuba não tem medido esforços para implantar equipamentos para combater a violência contra a mulher, entre eles, o Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró- Mulher) e o Serviço de Acolhimento Provisório para Mulheres Vítimas de Violência.

#PraTodosVerem: Palestra da delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caraguatatuba, Patrícia Casanova
A cidade ganhou também o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) Benedita Arcanjo Aparecido de Oliveira “Dita Marques” para acolhimento das mulheres vítimas de violência.
E Caraguatatuba conta com o botão do pânico SOS Caraguá pra Elas e uma ronda da Guarda Civil Municipal voltada para o atendimento da Lei Maria da Penha. Semana passada, via botão do pânico, prendemos um homem que descumpriu uma medida protetiva concedida a uma mulher vítima de violência.
Dados de Caraguatatuba apontam que a Casa de Acolhimento Provisório para Mulheres em Situação de Violência Doméstica acolheu 5 mulheres e 6 crianças. Já o CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), somente em 2022 foram 540 atendimentos. Em 2023 foram 200 atendimentos. Já pelo CREAS foram 10 atendimentos em 2022 e em 2023 são 6 atendimentos até o momento.
Veja Também Recentes

Prefeitura prorroga inscrições das vagas remanescentes das feiras de artes e artesanato de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, prorrogou até 5 de dezembro (terça-feira), as inscrições para vagas remanescentes de expositores da Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC) dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim de Sá).

Procon de Caraguá notifica empresas de aplicativos por práticas abusivas na paralisação dos coletivos
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba notificou as empresas 99 Tecnologia Ltda. e Uber do Brasil Tecnologia Ltda. para apresentarem as justificativas para o aumento de valores nas corridas nesta quinta-feira (23/11), durante a paralisação dos motoristas da Viação Fênix. O Procon decidiu notificar as empresas de transporte por aplicativos

Festival de Ginástica Rítmica e Dança encanta público no Teatro Mário Covas
O final de semana foi mágico em Caraguatatuba com a realização do Festival de Ginástica Rítmica e Dança. O Teatro Mário Covas recebeu aproximadamente 800 pessoas, entre espectadores, ginastas e bailarinos, e ofereceu diversas apresentações nas categorias solo e em grupo. O destaque foi para a participação dos atletas de

Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização na alta temporada
A proximidade da alta temporada de verão tem elevado o número de turistas em Caraguatatuba a cada final de semana. Com isso, a Secretaria de Urbanismo intensificou desde já a fiscalização em cima de veículos de turismo de um dia, comércios locais e movimento nas praias. Somente neste final de

Prefeitura de Caraguatatuba e Sabesp fazem manutenção em rua do Tinga
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba e a Sabesp estão trabalhando em conjunto na recuperação de um ponto de recolhimento de esgoto rompido, na rua Rio Grande do Norte, no bairro do Tinga, região centro/Sul da cidade. O rompimento causou grande erosão na via. O trabalho