Pesquisar No Site

Atividades do Agosto Lilás em Caraguatatuba seguem até o final do mês

Atividades do Agosto Lilás em Caraguatatuba seguem até o final do mês
Atividades do Agosto Lilás em Caraguatatuba seguem até o final do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC), promovem a campanha do “Agosto Lilás: Saia do casulo e não se cale!” ao longo do mês.

#PraTodosVerem: Imagem de uma sala de aula. Técnicas do CIAM ministram palestra sobre a Lei Maria da Penha para alunos e alunas da Guarda Mirim (Foto: Divulgação/PMC)

Realizada anualmente, a campanha chama à atenção para a Lei da Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), com enfoque nas violências física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, além dos canais de denúncia e acolhimento, como o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), mantidos pela Prefeitura.

Até o dia 31 de agosto, o tema será discutido em todas as regiões de Caraguatatuba, com os referenciados dos serviços de assistência social da Prefeitura de Caraguatatuba, população, funcionários e estudantes das redes pública e particular de ensino do município.

A Lei nº 14.448, de 9 de setembro de 2022, de autoria deputada federal, Carla Dickson (União Brasil/RN), instituiu, em âmbito nacional, o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. Dessa forma, a União, Estados e Municípios devem promover diversas atividades para chamar a atenção e combater esse tipo de crime anualmente, no mês de agosto.

Denúncias de atos de violência contra mulheres podem ser feitas nos telefones 180 e 100 (Disque Direitos Humanos). Esses números são gratuitos, confidenciais (anônimos) e funcionam 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados de qualquer lugar do Brasil.

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) Benedita Arcanjo Aparecido de Oliveira “Dita Marques” fica na Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME). Mais informações pelo telefone: (12) 3883-9908. O horário de atendimento ao público é das 8h às 16h. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) está localizado na Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan. O telefone é o (12) 3886-2960.

Programação do “Agosto Lilás: Saia do casulo e não se cale!”

Cras Perequê-Mirim

21/08 (segunda-feira) – 9h30: Sensibilização da campanha Agosto Lilás para os referenciados do Cras Sul

23/08 (quarta-feira) – 9h30: Roda de conversa de conversa com o grupo de idosos referenciados pelo Cras Sul

Endereço: Avenida Itallo Mazzucca, 963 – Perequê Mirim/ Telefone: (12) 3885-2700

Ciasc Perequê-Mirim

08/08 (terça-feira) – às 9h e às 14h: Sensibilização da campanha Agosto Lilás para as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com oficinas e dinâmicas de grupo (aberto ao público)

16/08 (quarta-feira) – 8h30: Ação Comunitária – roda de conversa, explanação, oficina de desenho para as crianças e Exposição temática do Agosto Lilás para os referenciados do Cras Sul e o público do agendamento do beneficio eventual (aberta ao público)

22/08 (terça-feira) – 9h e 14h: Sensibilização da campanha Agosto Lilás para as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com oficinas e dinâmicas de grupo

Endereço: Avenida José da Costa Pinheiro Junior, 2.161 – Perequê Mirim/ Tel. (12) 3888-3086

Cras Barranco Alto

08/08 (terça-feira) – às 9h: Confecção de mural (aberto ao público)

22/08 (terça-feira) – experimento social com a participação dos adolescentes e apresentação do mural contra a violência

29/08 (terça-feira) – Palestra com profissional da área jurídica sobre o tema

Endereço: Rua Sebastião Paulino Ferreira, 81 – Barranco Alto/Telefone: (12) 3887-1316

Ciasc Ponte Seca

14/08 (segunda-feira) – 10h30: Roda de conversa com os usuários acompanhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), beneficiários do Programa Viva Leite e referenciados convidados, sobre os temas Lei Maria da Penha, significado do Agosto Lilás, tipos de violência e canais de denúncia

Endereço: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Avenida José Benedito de Faria, 488 – Ponte Seca/ Tel. (12) 3883-9796

Cras Norte (Olaria)

Até 31/08 (dias úteis) – 10h: orientações sobre a Campanha Agosto Lilás para o público em geral, com foco na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, incentivo às denúncias de agressão e panfletagem

Endereço: Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria/Telefone: (12) 3883-6305

Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Núcleo) João Bolinha

Até 31/08 (dias úteis) – 10h: panfletagem

23/08 (quarta-feira) – 10h: Roda de conversa de conversa com a equipe do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) para o público em geral

Endereço: Rua Pedro de Oliveira Barbosa, 100 – Casa Branca/ Telefone: (12) 3883-4854

Endereço: Avenida Geraldo Alves, 42 – Massaguaçu/ Tel.: (12) 3882-1909

Cras Jetuba

09/08 (quarta-feira) – 14h: roda de conversa: Formas de violência contra a mulher, história de Maria da Penha, promulgação da Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) e feminicídios conhecidos no Brasil (Aberto ao público)

Endereço: Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba/Tel.: (12) 3889-3565

UBS e UPA Massaguaçu

18/08 (sexta-feira) – 8h30 às 12h: Panfletagem, explanação sobre o tema exibição de vídeo para quem aguarda atendimento nas unidades de saúde

Endereço: Rua Itália Baffi Magni, s/n – Massaguaçu

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

21/08 (segunda-feira) – 9h30: grupo socioeducativo com famílias acompanhadas no PAEFI

21/08 (segunda-feira) – 9h30: grupo socioeducativo com famílias acompanhadas no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)

30/08 (quarta-feira) – 14h: grupo socioeducativo com famílias acompanhadas no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)

Endereço: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan/ Tel. (12) 3886-2960

Palestras da Campanha Agosto Lilás

07/08 (segunda-feira) – 14h30: EE Ângelo Barros de Araujo (Travessão)

08/08 (terça-feira) – 10h e 19h45: EE Ismael Iglesias (Barranco Alto)

09/08 (quarta-feira) – 10h e 14h: Guarda Mirim (Indaiá)

15/08 (terça-feira) – 14h: Diretoria Regional de Ensino (Indaiá)

17/08 (quinta-feira) – 10h: Diretoria Regional de Ensino (Indaiá)

17/08 (quinta-feira) – 14h: EE Vereador Benedito Paes Sobrinho (Perequê-Mirim)

24/08 (quinta-feira) – 10h e 19h45: EE Profª Maria Ester das Neves Dutra Damásio (Morro do Algodão)

28/08 (segunda-feira) – 8h às 12h: palestra para funcionários/Teatro Mario Covas (Indaiá)

28/08 (segunda-feira) – 11h15: Colégio Anglo Módulo (Centro)

29/08 (terça-feira) – 14h: Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc – Jardim Aruan)

31/08 (quinta-feira) – 11h15: Colégio Anglo Módulo (Centro)

Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) Benedita Arcanjo Aparecido de Oliveira “Dita Marques

16/08 (quarta-feira) – 14h: Defesa Pessoal

18/08 (sexta-feira) – 10h e 14h: reunião com a equipe do Creas apresentação do espaço e do serviço

31/08 (quinta-feira) – 14h: Encerramento da Campanha Agosto Lilás

Endereço: Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)/ Telefone: (12) 3883-9908

Casa de Acolhimento Popular – CATEP/SOSANED e Restitui/ Masculina

07/08 (segunda-feira) – “Violência contra mulher. A importância de falar sobre o tema na Comunidade Terapêutica Masculina”

10/08 (quinta-feira) – grupo socioeducativo sobre violência patrimonial, sexual e física

14/08 (segunda-feira) – debate e teatro sobre os tipos de violência

17/08 (quinta-feira) – grupo socioeducativo sobre a violência moral e psicológica/ confecção de cartazes

Endereço: Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo

Casa de Acolhimento Popular – CATEP/SOSANED e Restitui/ Feminina e Família

09/08 (quarta-feira) – oficina socioeducativa

16/08 (quarta-feira) – 9h: Palestra “Não se Cale” – com a assistente social, Veridiana Oliveira, e o psicólogo Matheus Damasceno Pascoal, técnicos da CATEP (aberta ao público)

24/08 (quinta-feira) – 10h: Palestra “Álcool e Drogas = Violência”, com Evair Ribeiro, fundador e coordenador da Instituição Restitui (atividade Interna)

31/08 (quinta-feira) – Encerramento

Endereço: Av. Antônio Francisco Pascoal Peliciari, 2030 – Canta Galo/ Tel: 3600-2962

Casa Beija Flor

16/08 (quarta-feira) – 18h30: Roda de conversa sobre enfrentamento à violência contra mulher, com a psicóloga forense, Edilene Melo

21/08 (segunda-feira) – 18h30: Roda de conversa sobre enfrentamento à violência contra mulher, com as advogadas, Maria Brondani e Talita Bailoni/ Aula de zumba

Endereço: Rua Primeiro Centenário dos Batistas, 365 – Jardim Jaqueira/ Tel. (12) 3883-5984

Casa Semeando Adolescer Barranco Alto

31/08 (quinta-feira) – 18h30: Roda de conversa ao enfrentamento à violência contra mulher (Oficina das Emoções), com a terapeuta Ana Paula

Avenida da Praia

11/08 (sexta-feira) – 10h: Posto de conscientização “Agosto Lilás: Saia do casulo e não se cale!”

Endereço: Avenida Dr. Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia) – Centro

Secretaria de Educação

28/08 (segunda-feira) – 8h às 12h: Palestra para a equipe da Sedesc, com a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caraguatatuba, Patrícia Casanova e a advogada, Ivani Andolfo

Mirante do Camaroeiro

30/08 (quarta-feira) – 9h: “Caminhada Agosto Lilás”, com “aulão” de dança e conscientização sobre o tema

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba disponibiliza 97 vagas de emprego nesta segunda-feira
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (19). Ao todo, estão disponíveis 102 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/08/2026
Operação Cata-Treco percorre 40 bairros de Caraguatatuba em agosto
Operação Cata-Treco percorre 40 bairros de Caraguatatuba em agosto

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba iniciou uma nova fase da Operação Cata-Treco nesta segunda-feira, com atendimento previsto em 40 bairros para o mês de agosto. Até o dia 1º de setembro, as equipes devem percorrer localidades das regiões Sul, Centro e Norte para recolher móveis velhos,

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 03/08/2026
Rua da Família oferece esporte cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
Rua da Família oferece esporte cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (23) mais uma edição do programa Rua da Família, na Avenida da Praia, no Centro. O evento ocorre das 8h às 12h, com atividades gratuitas voltadas a moradores, turistas e visitantes. Promovida pela administração municipal, a iniciativa transforma um trecho da orla em

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 20/08/2026
Fundo Social e Cult SP Pro realizam curso gratuito de Tortas e Salgados
Fundo Social e Cult SP Pro realizam curso gratuito de Tortas e Salgados

Teve início na quinta-feira, (13) o curso gratuito de Tortas e Salgados realizado pelo Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com o Cult SP Pro, um programa do Governo do Estado de São Paulo. A capacitação tem o objetivo de promover autonomia e ampliar as oportunidades de geração de renda

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/08/2026
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba disponibiliza 97 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 97 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (17), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. As vagas são oferecidas pelo PAT e os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. É importante que o candidato

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 17/08/2026