Pesquisar No Site

Alunos da Educação Infantil participam de aula de Stand Up Paddle na praia da Tabatinga

Publicado em: 25/08/2023
Alunos da Educação Infantil participam de aula de Stand Up Paddle na praia da Tabatinga
Alunos da Educação Infantil participam de aula de Stand Up Paddle na praia da Tabatinga

Dentro da Semana da Educação Infantil, uma das ações práticas diferenciadas, oferecidas aos alunos da 1ª e 2ª Fases da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, foi um passeio na praia da Tabatinga para a prática de Stand Up Paddle (SUP) no mar.

#PraTodosVerem Três pranchas de stand up paddle estão na água. Uma instrutora rema com duas crianças em cima da prancha. Outros dois instrutores também levam outras duas crianças cada.

A ‘Semana Nacional da Educação Infantil’, foi instituída pela Lei Federal N° 12.602/12, e tem o objetivo de promover a conscientização e a valorização desta importante etapa da educação básica e seu público-alvo, que são as crianças da primeira infância com suas especificidades. O intuito das práticas educacionais nessa idade é complementar a ação da família e da comunidade.

Na parte da manhã, os alunos da 2ª Fase, na faixa etária de 6 anos,  acompanhados pela professora Marcela Maia Ribeiro, por inspetores e agentes de apoio escolar foram praticar o SUP, pela primeira vez. A diretora Telma Soares dos Santos Carmo e a coordenadora pedagógica Amanda Papi dos Santos, também presenciaram a atividade.

“Temos uma praia linda, a poucos metros da escola e essa foi uma oportunidade de desenvolver uma prática diferente reunindo os pais também. Foi uma manhã muito alegre de troca entre pais, filhos e funcionários da escola”, contou a professora.

À tarde foi a vez das meninas e meninos primeira da 1ªFase, 4 e 5 anos, da professora Priscila Rodrigues.

“Nessa atividade pudemos desenvolver quatro eixos da Educação Infantil: o eu, o outro e nós; corpo, gestos e movimentos; espaço e tempo; linguagem, fala e imaginação. Ou seja, proporcionamos uma interação entre as crianças, com adultos e pais, durante o lazer, num espaço ao ar livre, fora da escola; também tivemos uma atividade física diferente, onde elas pudessem descobrir e realizar novos movimentos e praticar o equilíbrio na prancha de SUP; além de estimular a imaginação, a interpretação e a linguagem, diante dessa nova experiência” , disse Priscila.

#PraTodosVerem Uma instrutora acompanha dois meninos da prancha de sup. Atrás, outro instrutor acompanha uma menina sentada e um menino de pé, remando.

Os pais dos gêmeos Dante e Tito, 5 anos, Taís Emi Suuti e Thiago Siqueira, fizeram questão de ir ao passeio com os filhos. “Pratico o SUP, mas comigo os meninos não têm interesse. O comportamento para passear na prancha foi completamente diferente nessa interação com os coleguinhas”, disse o pai. Por sua vez, Taís ressaltou a importância dessa interação com outros pais, professores e os alunos. “Fortalece os vínculos entre a comunidade escolar. Além de ser lúdica e diferente do ambiente da sala de aula. Ótima a iniciativa”, afirmou.

Um dos mais animados era Vinícius Jardim Faleio, 5 anos. O garoto com colete salva-vidas ficou eufórico com o passeio. Entrava e saia correndo do mar, fez o passeio na prancha sentado, tentou se equilibrar de pé e contou para todos que não sentiu medo nessa aventura.

Os pequenos tiveram ainda o apoio de monitores e do instrutor de SUP Thiago Rocha Cavazani, idealizador do projeto Rema, uma parceria com a empresa Eco Paddle Stand Up e Caiaque, que tem o objetivo de oferecer, voluntariamente, aulas de SUP aos estudantes da rede pública de ensino do município.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Massaguaçu, da Prefeitura de Caraguatatuba, um grupo de mulheres “Super Poderosas” está envolvido em uma ação que inclui reuniões e oficinas. Essas mulheres farão um total de 12 encontros, que estão sendo realizados a cada 15 dias. Cada encontro segue uma sequência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 22/03/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024