Pesquisar No Site
Alunos da Educação Infantil participam de aula de Stand Up Paddle na praia da Tabatinga

Alunos da Educação Infantil participam de aula de Stand Up Paddle na praia da Tabatinga
Dentro da Semana da Educação Infantil, uma das ações práticas diferenciadas, oferecidas aos alunos da 1ª e 2ª Fases da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, foi um passeio na praia da Tabatinga para a prática de Stand Up Paddle (SUP) no mar.

#PraTodosVerem Três pranchas de stand up paddle estão na água. Uma instrutora rema com duas crianças em cima da prancha. Outros dois instrutores também levam outras duas crianças cada.
A ‘Semana Nacional da Educação Infantil’, foi instituída pela Lei Federal N° 12.602/12, e tem o objetivo de promover a conscientização e a valorização desta importante etapa da educação básica e seu público-alvo, que são as crianças da primeira infância com suas especificidades. O intuito das práticas educacionais nessa idade é complementar a ação da família e da comunidade.
Na parte da manhã, os alunos da 2ª Fase, na faixa etária de 6 anos, acompanhados pela professora Marcela Maia Ribeiro, por inspetores e agentes de apoio escolar foram praticar o SUP, pela primeira vez. A diretora Telma Soares dos Santos Carmo e a coordenadora pedagógica Amanda Papi dos Santos, também presenciaram a atividade.
“Temos uma praia linda, a poucos metros da escola e essa foi uma oportunidade de desenvolver uma prática diferente reunindo os pais também. Foi uma manhã muito alegre de troca entre pais, filhos e funcionários da escola”, contou a professora.
À tarde foi a vez das meninas e meninos primeira da 1ªFase, 4 e 5 anos, da professora Priscila Rodrigues.
“Nessa atividade pudemos desenvolver quatro eixos da Educação Infantil: o eu, o outro e nós; corpo, gestos e movimentos; espaço e tempo; linguagem, fala e imaginação. Ou seja, proporcionamos uma interação entre as crianças, com adultos e pais, durante o lazer, num espaço ao ar livre, fora da escola; também tivemos uma atividade física diferente, onde elas pudessem descobrir e realizar novos movimentos e praticar o equilíbrio na prancha de SUP; além de estimular a imaginação, a interpretação e a linguagem, diante dessa nova experiência” , disse Priscila.

#PraTodosVerem Uma instrutora acompanha dois meninos da prancha de sup. Atrás, outro instrutor acompanha uma menina sentada e um menino de pé, remando.
Os pais dos gêmeos Dante e Tito, 5 anos, Taís Emi Suuti e Thiago Siqueira, fizeram questão de ir ao passeio com os filhos. “Pratico o SUP, mas comigo os meninos não têm interesse. O comportamento para passear na prancha foi completamente diferente nessa interação com os coleguinhas”, disse o pai. Por sua vez, Taís ressaltou a importância dessa interação com outros pais, professores e os alunos. “Fortalece os vínculos entre a comunidade escolar. Além de ser lúdica e diferente do ambiente da sala de aula. Ótima a iniciativa”, afirmou.
Um dos mais animados era Vinícius Jardim Faleio, 5 anos. O garoto com colete salva-vidas ficou eufórico com o passeio. Entrava e saia correndo do mar, fez o passeio na prancha sentado, tentou se equilibrar de pé e contou para todos que não sentiu medo nessa aventura.
Os pequenos tiveram ainda o apoio de monitores e do instrutor de SUP Thiago Rocha Cavazani, idealizador do projeto Rema, uma parceria com a empresa Eco Paddle Stand Up e Caiaque, que tem o objetivo de oferecer, voluntariamente, aulas de SUP aos estudantes da rede pública de ensino do município.
Veja Também Recentes

Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba define classificados às quartas de final
Estão definidas as equipes que disputarão as quartas de final do Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba. No último domingo (8), as oitavas de final foram disputadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e no Campo dos Golfinhos. No Cemug, o E.C Barranco Alto garantiu a vaga com

Corpo de Baile de Caraguatatuba abre 14º Litoral em Dança com “Memórias de um contorno” nesta quinta-feira
Tem início nesta quinta-feira (19/6), às 20h, no Teatro Mario Covas, a 14ª edição do Festival Litoral em Dança, uma realização da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A abertura oficial do evento conta com a apresentação do espetáculo “Memórias de um contorno”, com o Corpo de Baile de Caraguatatuba.

Governo Municipal fecha parceria com IFSP para atuação de alunos do curso de Engenharia com a Defesa Civil Municipal
Representantes do IFSP Campus Caraguatatuba e do governo municipal se reuniram para conversar sobre uma parceria entre as duas instituições por meio dos professores e alunos do curso de Engenharia e a Defesa Civil Municipal. Foi feita uma apresentação do Programa de Cartografia Social dos riscos de desastres naturais em

Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba conclui reforma de ponte de pedestres do Caputera
Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos terminaram nesta quinta-feira (12/6), a reforma da ponte sobre o Rio Santo Antônio que faz a ligação entre os bairros do Caputera e Ponte Seca, na Região Central de Caraguatatuba. O local está liberado para o trânsito de pedestres, após dois dias de interdição

Fundacc realiza audiências públicas e consulta on-line da Política Nacional Aldir Blanc
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza as audiências públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ciclo 2. A próxima audiência presencial será na quinta-feira (26/6), às 18h30, na EMEF Profª Antônia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu. Já foram realizadas duas audiências, de forma a oportunizar