Pesquisar No Site

Agosto Dourado: concurso de fotos, Hora do Mamaço e Fórum marcam programação para incentivar o aleitamento materno

Publicado em: 02/08/2023
Agosto Dourado: concurso de fotos, Hora do Mamaço e Fórum marcam programação para incentivar o aleitamento materno
Agosto Dourado: concurso de fotos, Hora do Mamaço e Fórum marcam programação para incentivar o aleitamento materno

O mês de agosto é conhecido como ‘Agosto Dourado’ por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo mês uma série de ações voltadas a este público. Nas redes sociais oficiais foi aberto nesta segunda-feira (01), concurso fotográfico com o tema: “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

Para participar as mamães devem enviar fotos com foco na amamentação e o retorno ao trabalho. São aceitas, além da imagem da mãe e da criança, o auxílio de empregadores, familiares e profissionais da saúde.

#PraTodosVerem: Bebê sendo amamentado pela mãe (Foto: Divulgação/PMC)

A foto deve ser enviada para o whatsapp (12) 99653-6205 até 10 de agosto. A fotografia mais curtida ganhará uma sessão de fotos com a fotógrafa voluntária Dani Campos. A votação será a partir do dia 11 de agosto e será publicado um álbum com as fotografias recebidas, sendo encerrada a votação no dia 25 de agosto. O resultado será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura no dia 28 de agosto.

Além disso, o ‘Agosto Dourado’ conta com a tradicional ‘Hora do Mamaço’, no dia 12 de agosto (sábado), às 16h, na Praça Cândido Mota, no Centro. O evento objetiva fomentar a participação de pais, familiares e rede de apoio para discussão e informação sobre o tema, promovendo a ampla divulgação do aleitamento materno. A ação é aberta ao público.

Para finalizar as comemorações, no dia 28 de agosto (segunda-feira), às 8h, será realizado o 5º Fórum de Aleitamento Materno, no Teatro Mario Covas. Para participar é necessário se inscrever aqui.

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Confira a programação do Fórum:

8h: Credenciamento

8h30: Abertura oficial (mesa de autoridades)

9h: Palestra “A Importância do apoio durante a gestação e amamentação”, com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar.

9h20: Palestra ‘Habilidades de comunicação’, com a Dra Keiko Teruyo, especialista em aleitamento materno.

10h10: Apresentação cultural da Fundacc

10h20: Palestra ‘Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham’, com Dr. Yechiel Moises Chencinski, membro afiliado da WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno).

11h10: Apresentação final e sorteio de brindes

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre

O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 03/04/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 31/03/2025
Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba

Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 08/04/2025
Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultado na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista

Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/04/2025
Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026

Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 22/04/2025