Pesquisar No Site
Últimas vagas para se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do ECA

Últimas vagas para se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do ECA
Continuam abertas as últimas vagas para os interessados que queiram se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que será realizado no dia 20 de julho, a partir das 8h, no Teatro Mário Covas.
Para se inscrever, basta preencher o formulário no link https://www.sympla.com.br/evento/forum-em-comemoracao-aos-33-anos-do-eca/2041289 . As vagas são gratuitas.
A programação prevê uma abertura oficial com as autoridades e duas palestras com renomados profissionais para explanação sobre o ECA e o Trabalho da Rede de Proteção.
A primeira ocorre às 8h30 e será proferida pelo Dr. Murillo José Digiácomo com o tema “Atendimento a Criança e ao Adolescente – Prioridade Absoluta”. Na oportunidade ele falará da obrigação e a importância do reconhecimento dos papéis, ações planejadas e principalmente acertivas para que a violência e negligência seja sanada.
No período da tarde, às 14h15, ocorre a palestra com o Dr. Fausto Junqueira de Paula com o tema “O sistema de Garantia de Direitos e o Compromisso com as futuras gerações”. Ele falará, entre outros assuntos, do trabalho da Rede de Proteção frente ao ECA, a importância dos conselhos e o fortalecimento dos Conselhos Tutelares.
Segundo a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cíntia Alves, o Fórum será uma oportunidade única na região. “Nada melhor que comemorarmos os 33 anos do ECA tendo a presença de dois nomes de gabarito abrilhantando nosso fórum. Não perca a oportunidade, pois as vagas são limitadas”, disse.
A data
Oficialmente, os 33 anos do ECA é comemorado hoje e são muitas as garantias que precisam ser reafirmadas nesse dia: a vida deste a gestação; a obrigatoriedade de priorizar e promover a saúde em todos os aspectos; o direito à liberdade, a dignidade e o respeito; o direito de crescer e viver em uma família, que zele e proteja e ainda o direito de afastar de seu convívio quem não o protege; o direito de conviver e crescer em comunidade; o direito à alimentação adequada; o direito à educação de qualidade e todos os meios necessários para aprender; o direito de brincar, escolher e de falar; e o direito de se profissionalizar e aprender um ofício, trabalhar e evoluir de forma acompanhada até a vida adulta.
Se minimamente a sociedade e o poder público entenderem estes direitos e zelar pelo seu fiel cumprimento talvez possamos começar a pensar em uma sociedade melhor. O entendimento do papel de todos nessa missão de garantir é fundamental se desejamos uma sociedade melhor.
A nossa ‘briga’ não deve ser para entender a quem cabe e sim como faremos. Temos muito ainda para fazer, principalmente em reafirmar a importância do ECA na garantia de direitos tão fundamentais. Celebremos os 33 anos com foco em fortalecer sempre. Viva o ECA!”, ressalta a presidente do CMDCA de Caraguatatuba, Cintia Alves.
Confira a programação completa do Fórum:
8h: Abertura
8h15: Apresentação Cultural com alunos da Casa Beija Flor
8h30: Palestra com Dr. Murillo José Digiácomo – Tema: “Atendimento a Criança e ao Adolescente – Prioridade Absoluta”
12h: Almoço
14h: Retorno e acolhida
14h15: Palestra com Dr. Fausto Junqueira de Paula – Tema: “O sistema de Garantia de Direitos e o Compromisso com as futuras gerações”
17h: Encerramento
Veja Também Recentes

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília
Nesta terça-feira (29), representantes de Caraguatatuba participaram da Assembleia Geral da ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), em Brasília. A pauta abordou a recuperação das receitas de royalties do petróleo e gás, com destaque para decisões

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,