Pesquisar No Site
Defesa Civil atende ocorrências por conta dos ventos e alguns serviços são suspensos temporariamente

Defesa Civil atende ocorrências por conta dos ventos e alguns serviços são suspensos temporariamente
A Defesa Civil de Caraguatatuba registrou pelo menos 14 ocorrências em função dos ventos fortes que atingiram a cidade na manhã desta quinta-feira (13/7).

#PraTodosVerem: Arbusto tombado pelo vento sobre o banco na praça do centro (Foto: Divulgação/PMC)
Foram atendidas nove chamadas para queda de árvores em residências (Martim de Sá, Portal Patrimonium, Barranco Alto, Indaiá, Recanto Verde Mar, Mar Verde, Ponte Seca e Loteamento Rio-Santos). Não houve vítimas, apenas avarias nas residências.
Além disso, a Defesa Civil realizou uma vistoria de árvore em residência no Indaiá e registrou queda de árvore em área pública na Tabatinga, uma queda de árvore em quintal de residência também na Tabatinga, além de vistoria de imóvel no bairro Casa Branca e apoio, em parceria com o Departamento de Trânsito, para desvio de uma árvore caída na Avenida Brasília, no Jardim Jaqueira.
Na Praça Cândido Motta, em frente à Igreja Matriz, no centro, o vento também tombou um arbusto e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) atendeu a ocorrência.
Na avenida José Herculano (SP-55), próximo ao Serramar Shopping, um poste de energia elétrica ficou curvado após ser atingido pelo vento. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão estiveram no local para comandar um desvio na rodovia, até que a equipe da empresa EDP pudesse tomar as devidas providências.
Com os alertas da Marinha do Brasil e dos Institutos Meteorológicos, a Defesa Civil adequou as escalas de serviço e cancelou as folgas para atuar com mais eficiência no atendimento aos casos de emergência.
Além disso, com os alertas, as equipes de campo intensificam fiscalizações e vistorias nas chamadas áreas de risco.
Lembramos que desde o ano passado, a Prefeitura de Caraguatatuba adquiriu um sistema de monitoramento, o Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos, dando subsídios mais precisos para tomadas de decisões de ações preventivas.
Atividades suspensas
Em decorrência dos fortes ventos e do risco iminente de queda de árvores, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê encontra-se temporariamente fechado por questões de segurança.
A decisão foi tomada pelas autoridades competentes após uma análise criteriosa das condições climáticas. Os ventos intensos registrados nas últimas horas aumentaram significativamente o perigo de quedas de árvores, o que pode colocar em risco não somente a integridade física dos visitantes, mas também dos funcionários.
A Secretaria de Esportes e Recreação também informa que, devido às condições climáticas adversas causadas pelos ventos fortes, algumas atividades serão suspensas até segunda-feira (17). Isso inclui o uso da piscina no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), as aulas de futebol e as atividades da Praia Acessível. A suspensão visa garantir a segurança dos atletas e funcionários envolvidos.
As atividades do Centro Dia e do CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso) estão suspensas também hoje e amanhã por conta dos ventos e para garantir a segurança dos usuários. Os espaços são ligados a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
Por motivos de segurança no Teatro Mario Covas, a Fundacc (Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba) e o Instituto de Dança Promodança decidiram cancelar hoje o evento “Festival Dançar a Vida”, marcado para às 18h.
Veja Também Recentes

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,