Pesquisar No Site

Campanha ‘Julho Amarelo’ realiza 526 testes rápidos e promove ação para população neste sábado

Publicado em: 11/07/2023
Campanha ‘Julho Amarelo’ realiza 526 testes rápidos e promove ação para população neste sábado
Campanha ‘Julho Amarelo’ realiza 526 testes rápidos e promove ação para população neste sábado

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Prefeitura de Caraguatatuba promove neste sábado (15), ação de conscientização e de teste rápido para toda população na região central.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde faz teste rápido em homem; na imagem fura o dedo da pessoa para coleta do sangue (Foto: Divulgação/PMC)

O mutirão será realizado das 8h às 17h, na Praça do Caiçara (museu), no Centro. No local, as pessoas podem receber orientações da equipe e fazer o teste rápido das hepatites B e C em uma sala privada na Videoteca Lucio Braun.

A campanha tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais e alertar para importância do diagnóstico precoce. “Nem sempre a doença apresenta sintomas, por isso é importante que as pessoas façam o teste, pois caso o resultado seja positivo, tem tempo hábil para o tratamento”, explica o coordenador da UAMI, Renato Portes.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Quando há sintomas se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Desde o início da Campanha, no dia 1º de julho, 526 testes já foram realizados. Atualmente a UAMI acompanha 126 casos de hepatites virais, sendo 82 de hepatite B e 44 da hepatite C.

No caso das hepatites B e C, que mais causam óbitos, a melhor forma de prevenção é a vacina, associada ao uso do preservativo, além de evitar o contato com objetos compartilhados, como agulhas, alicates de cutícula e aparelhos de barbear.

População que deseja realizar o teste pode procurar a UAMI de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré.

Durante todo mês, a equipe da UAMI está nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com ações preventivas, orientações e teste rápido.

Confira a programação:

De 3 a 18: Ações na Atenção Básica – Unidades de Saúde, das 14h às 17h.

De 19 a 20: Ações nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), das 14h às 17h.

Dia 28: Encerramento da Campanha Julho Amarelo, com palestra da infectologista Dra Natalia – Fundacc, das 18h às 22h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025

Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
Corrida de Aniversário da Cidade reúne mais de mil participantes em Caraguatatuba
Corrida de Aniversário da Cidade reúne mais de mil participantes em Caraguatatuba

Choveu muito forte na tarde de sábado (19), em Caraguatatuba, mas o mau tempo não foi suficiente para impedir os mais de mil corredores a participarem de mais uma edição da Corrida de Aniversário da Cidade. Sob chuva, a largada ocorreu na Praça da Cultura, no centro. Os corredores seguiram

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2025
Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana

Caraguatatuba recebe neste fim de semana (25 e 26 de abril), a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo feminino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Os Jogos Abertos da Juventude são promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/04/2025
Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal

O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba  resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/04/2025
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio

Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/04/2025