Pesquisar No Site
SAMU de Caraguatatuba atende aproximadamente 5 mil ocorrências no 1º quadrimestre
SAMU de Caraguatatuba atende aproximadamente 5 mil ocorrências no 1º quadrimestre
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caraguatatuba realizou no primeiro quadrimestre, 4.935 atendimentos, sendo que 4.599 foram ocorrências da Unidade de Suporte Básico (USB) e 336 da Unidade de Suporte Avançado (USA).

#PraTodosVerem: Ambulância do Samu estacionada na base e equipe caminha para entrar no veículo (Foto: Divulgação/PMC)
A maioria dos chamados foram da unidade central com 2.203 atendimentos e 1.236 da região sul, seguido de 685 da unidade do Golfinhos e 475 do Massaguaçu.
Dos casos clínicos, 2.290 foram de atendimentos de mal súbito, um sintoma que pode estar relacionado a diversas causas, desde um quadro de desidratação até doenças mais graves como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, arritmias cardíacas e aneurismas. Em seguida, foram 270 ocorrências de convulsão, 127 de gestantes e 60 de casos de hipertensão.
Os casos envolvendo acidentes somaram 671 ocorrências, sendo 444 ocasionados por quedas e traumas; 100 ocorrências de acidentes de moto, 82 de trânsito envolvendo vítimas e 45 de bicicleta.
O serviço no município conta com quatro ambulâncias de Unidades de Suporte Básico (USB), aquelas que atendem casos de menor complexidade e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), para atender casos mais complexos, com bases descentralizadas nas regiões Sul (Perequê-Mirim e Golfinhos), Norte (Massaguaçu) e Centro (Jardim Primavera).
Em Caraguatatuba são 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Quando acionar o SAMU?
O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia e deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves, afogamentos, choque elétrico, crises convulsivas, suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.
Veja Também Recentes
Ação de limpeza na Praia do Porto Novo recolhe mais de 500 resíduos durante mutirão ambiental
A Praia do Porto Novo recebeu, na manhã da última terça-feira (9), uma ação de limpeza que resultou na retirada de centenas de resíduos do ambiente costeiro. Realizado nas proximidades do quiosque 52, o mutirão integrou a programação especial do Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho, e reforçou a
Festival Jazz & Vinhos abre inscrições para lojas especializadas em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba abriu inscrições para lojas especializadas em vinhos interessadas em participar da 8ª edição do Festival Jazz & Vinhos, realizada na próxima semana, de 25 a 28 de junho, na Praça da Cultura, no Centro. O chamamento público, divulgado pela Secretaria de Turismo prevê a seleção de
Prefeitura de Caraguatatuba inicia asfaltamento de trecho da Av. Geraldo Nogueira da Silva no Jardim Aruan
A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Caraguatatuba começou o asfaltamento do trecho da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a partir do Quiosque nº 6, no Jardim Aruan. A fresagem (remoção da camada antiga) de pavimento asfáltico do perímetro foi realizada no final de maio. A Secretaria de Segurança
Festival Jazz & Vinhos movimenta R$ 1,8 milhão na economia de Caraguatatuba e atrai moradores e turistas
A 8ª edição do Festival Jazz & Vinhos, realizada entre os dias 25 e 28 de junho, movimentou cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Caraguatatuba. Segundo estimativa da Secretaria de Turismo, aproximadamente 20 mil pessoas passaram pela Praça da Cultura durante os quatro dias de programação. Realizado na
Caraguatatuba amplia visibilidade no setor audiovisual em evento da São Paulo State Film Commission
Caraguatatuba participou na última quarta-feira (17), do primeiro road show da São Paulo State Film Commission, realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital paulista. O encontro reuniu autoridades dos municípios parceiros do programa e produtores do setor audiovisual. Representando a cidade, estiveram presentes o presidente da