Pesquisar No Site
Prefeitura fiscaliza vendas de produtos infantis em supermercados e farmácias de Caraguatatuba

Prefeitura fiscaliza vendas de produtos infantis em supermercados e farmácias de Caraguatatuba
Para assegurar o aleitamento materno e reduzir a interferência de produtos comerciais na amamentação de crianças até três anos de idade, a Prefeitura de Caraguatatuba visitou na manhã desta segunda-feira (22), diversos supermercados e farmácias do município.
A ação coordenada pela Vigilância Sanitária e o Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde teve objetivo de orientar os estabelecimentos quanto à comercialização e publicidades de produtos direcionados às crianças, como fórmulas infantis, papinhas industrializadas, mamadeiras e chupetas.
Durante a fiscalização, a equipe apresentava a importância da Lei Federal nº 11.265 que promove a proteção do aleitamento materno e a importância da sua adequação.

#PraTodosVerem: Equipes vistoriam parte de supermercados com exposição de venda de fórmulas infantis (Foto: Divulgação/PMC)
A lei proíbe qualquer ação promocional, como publicidade, descontos, brindes, exposições especiais no supermercado, entre outras ações de produtos farináceos, fórmulas, papinhas, leites artificiais, mamadeiras, bicos e chupetas. Também é proibido, por exemplo, utilizar fotos, desenhos, representações gráficas ou textos que induzam ao uso, como “baby”, “kids”, “ideal para o seu bebê”, entre outros, bem como personagens de filmes, desenhos ou simbologias infantis.
Cada um dos produtos deve ter um aviso nas embalagens sobre a idade correta para o consumo e o alerta para a importância da amamentação para a saúde da criança. No caso dos bicos, mamadeiras e chupetas, os avisos sempre terão uma advertência sobre o prejuízo que pode causar ao aleitamento materno a utilização desses produtos.
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que os bebês sejam amamentados por até dois anos ou mais e que o leite materno seja o único alimento da criança até o sexto mês de vida. Estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de cinco anos em todo o mundo.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher explica que neste primeiro momento, a ação teve objetivo de apenas orientar os estabelecimentos, e assim, façam suas adequações. “Futuramente será feita uma ação mais rígida, passível de autuação e multa, caso a ordem seja descumprida”, destacou.
Veja Também Recentes

Barranco Alto e Sertão dos Tourinhos duelam pela final do Torneio da Cidade de Futebol em Caraguatatuba
Agora é decisão. O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba conheceu os finalistas da competição no domingo (22), após a disputa das semifinais, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). No primeiro jogo do dia, Lion FC e E.C Barranco Alto empataram em 2 a 2. Nos pênaltis, o

Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba chega as oitavas de final neste domingo (8)
Após quatro rodadas, o Torneio da Cidade de Futebol chega as oitavas de final em Caraguatatuba neste domingo (8), com sete jogos no campo dos Golfinhos e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes, integra o calendário esportivo oficial do município e também serve

Documentário resgata memórias de Caraguatatuba em sessão dedicada a idosos e pessoas com deficiência
A exibição do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” reuniu vários usuários da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) para uma imersão na história de Caraguatatuba contada pelas lentes do surfe.

Oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” é destaque nesta semana em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (26/6), às 18h30, no Museu de Arte e Cultura, a oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” com Nah Garcia, escritora do romance erótico “Lápis Preto, olhos azuis”. Os interessados em participar

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres