Pesquisar No Site

Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD

Publicado em: 31/05/2023
Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD
Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD

O tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 8 milhões de pessoas morram anualmente devido ao consumo de tabaco, sendo que aproximadamente 7 milhões são atribuídas ao hábito de fumar, e 1,2 milhão por não fumantes expostos passivamente à fumaça do cigarro.

#PraCegoVer: Imagem com fundo azul e no centro um cigarro com um círculo vermelho de advertência para não fumar (Foto: Divulgação/PMC)

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado neste dia 31 de maio, é essencial lembrar que o tabagismo é uma ameaça global à saúde pública, mas que também existem recursos e apoio disponíveis para quem deseja abandonar esse hábito prejudicial. Parar de fumar beneficia a saúde individual, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais saudável e livre do tabaco.

O cigarro está associado a uma série de doenças graves, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, derrames, doenças respiratórias crônicas e problemas de saúde oral. Além disso, o tabagismo pode afetar negativamente a fertilidade, causar complicações na gravidez e comprometer a saúde mental.

A Secretaria de Saúde destaca que parar de fumar também contribui para uma aparência mais saudável, reduz o envelhecimento prematuro da pele e o amarelamento dos dentes.

Segundo o psicólogo do CAPS-AD e coordenador do grupo ‘Mudança de Hábito, Cristiano Lanza, o vício em tabaco é uma condição complexa e tem como principal elemento a dependência química da nicotina somada ao fator psicológico. “A nicotina é classificada como uma substância psicoativa devido às suas propriedades que afetam o sistema nervoso central, provocando alterações no estado emocional e comportamental do usuário, levando ao abuso e à dependência”, explica Lanza.

O psicólogo destaca também que a dependência química da nicotina resulta em tolerância, abstinência e um comportamento compulsivo em relação ao consumo da substância. “Assim, esse padrão de autoadministração é caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da nicotina, mesmo com o conhecimento dos efeitos prejudiciais à saúde”, disse.

Parar de fumar é possível, sim!

O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas) possui o programa ‘Mudança de Hábito’, que tem como proposta dar suporte às pessoas que desejam parar de fumar. O objetivo é ajudar os usuários a promoverem mudanças de comportamento, a partir do entendimento do que acontece com seu organismo, enquanto há dependência química da nicotina, além de auxiliar no planejamento para mudança de comportamento e hábitos.

Para participar do programa ‘Mudança de Hábito’, os interessados devem procurar o CAPS-AD e agendar uma consulta com o técnico de referência. O espaço está localizado na Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações no telefone: (12) 3885-4600.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, divulgou a programação completa do 3º Geek Games, que será de 2 a 5 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Entrada gratuita! O evento será realizado na quinta e sexta-feira (2 e 3), das 18h às 22h;

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024