Pesquisar No Site

Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD

Publicado em: 31/05/2023
Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD
Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD

O tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 8 milhões de pessoas morram anualmente devido ao consumo de tabaco, sendo que aproximadamente 7 milhões são atribuídas ao hábito de fumar, e 1,2 milhão por não fumantes expostos passivamente à fumaça do cigarro.

#PraCegoVer: Imagem com fundo azul e no centro um cigarro com um círculo vermelho de advertência para não fumar (Foto: Divulgação/PMC)

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado neste dia 31 de maio, é essencial lembrar que o tabagismo é uma ameaça global à saúde pública, mas que também existem recursos e apoio disponíveis para quem deseja abandonar esse hábito prejudicial. Parar de fumar beneficia a saúde individual, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais saudável e livre do tabaco.

O cigarro está associado a uma série de doenças graves, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, derrames, doenças respiratórias crônicas e problemas de saúde oral. Além disso, o tabagismo pode afetar negativamente a fertilidade, causar complicações na gravidez e comprometer a saúde mental.

A Secretaria de Saúde destaca que parar de fumar também contribui para uma aparência mais saudável, reduz o envelhecimento prematuro da pele e o amarelamento dos dentes.

Segundo o psicólogo do CAPS-AD e coordenador do grupo ‘Mudança de Hábito, Cristiano Lanza, o vício em tabaco é uma condição complexa e tem como principal elemento a dependência química da nicotina somada ao fator psicológico. “A nicotina é classificada como uma substância psicoativa devido às suas propriedades que afetam o sistema nervoso central, provocando alterações no estado emocional e comportamental do usuário, levando ao abuso e à dependência”, explica Lanza.

O psicólogo destaca também que a dependência química da nicotina resulta em tolerância, abstinência e um comportamento compulsivo em relação ao consumo da substância. “Assim, esse padrão de autoadministração é caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da nicotina, mesmo com o conhecimento dos efeitos prejudiciais à saúde”, disse.

Parar de fumar é possível, sim!

O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas) possui o programa ‘Mudança de Hábito’, que tem como proposta dar suporte às pessoas que desejam parar de fumar. O objetivo é ajudar os usuários a promoverem mudanças de comportamento, a partir do entendimento do que acontece com seu organismo, enquanto há dependência química da nicotina, além de auxiliar no planejamento para mudança de comportamento e hábitos.

Para participar do programa ‘Mudança de Hábito’, os interessados devem procurar o CAPS-AD e agendar uma consulta com o técnico de referência. O espaço está localizado na Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações no telefone: (12) 3885-4600.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, atualizou o processo de solicitação e avaliação do Auxílio Funeral. As mudanças, que foram implementadas a partir de 1° de janeiro, seguem as diretrizes do Decreto nº 1908/2023. Para solicitar o Auxílio Funeral, é necessário dirigir-se diretamente à funerária

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27/3) o quadro de vagas de emprego para 274 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 27/03/2024
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024