Pesquisar No Site
Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD
Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD
O tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 8 milhões de pessoas morram anualmente devido ao consumo de tabaco, sendo que aproximadamente 7 milhões são atribuídas ao hábito de fumar, e 1,2 milhão por não fumantes expostos passivamente à fumaça do cigarro.

#PraCegoVer: Imagem com fundo azul e no centro um cigarro com um círculo vermelho de advertência para não fumar (Foto: Divulgação/PMC)
No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado neste dia 31 de maio, é essencial lembrar que o tabagismo é uma ameaça global à saúde pública, mas que também existem recursos e apoio disponíveis para quem deseja abandonar esse hábito prejudicial. Parar de fumar beneficia a saúde individual, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais saudável e livre do tabaco.
O cigarro está associado a uma série de doenças graves, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, derrames, doenças respiratórias crônicas e problemas de saúde oral. Além disso, o tabagismo pode afetar negativamente a fertilidade, causar complicações na gravidez e comprometer a saúde mental.
A Secretaria de Saúde destaca que parar de fumar também contribui para uma aparência mais saudável, reduz o envelhecimento prematuro da pele e o amarelamento dos dentes.
Segundo o psicólogo do CAPS-AD e coordenador do grupo ‘Mudança de Hábito, Cristiano Lanza, o vício em tabaco é uma condição complexa e tem como principal elemento a dependência química da nicotina somada ao fator psicológico. “A nicotina é classificada como uma substância psicoativa devido às suas propriedades que afetam o sistema nervoso central, provocando alterações no estado emocional e comportamental do usuário, levando ao abuso e à dependência”, explica Lanza.
O psicólogo destaca também que a dependência química da nicotina resulta em tolerância, abstinência e um comportamento compulsivo em relação ao consumo da substância. “Assim, esse padrão de autoadministração é caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da nicotina, mesmo com o conhecimento dos efeitos prejudiciais à saúde”, disse.
Parar de fumar é possível, sim!
O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas) possui o programa ‘Mudança de Hábito’, que tem como proposta dar suporte às pessoas que desejam parar de fumar. O objetivo é ajudar os usuários a promoverem mudanças de comportamento, a partir do entendimento do que acontece com seu organismo, enquanto há dependência química da nicotina, além de auxiliar no planejamento para mudança de comportamento e hábitos.
Para participar do programa ‘Mudança de Hábito’, os interessados devem procurar o CAPS-AD e agendar uma consulta com o técnico de referência. O espaço está localizado na Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações no telefone: (12) 3885-4600.
Veja Também Recentes
Alerta de dispositivo de proteção expõe violência doméstica e leva à detenção de agressor em Caraguatatuba
Na manhã de domingo (26), por volta das 10h, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada via Centro de Operações Integradas (COI) para atender a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva no bairro Perequê-Mirim. Ao chegarem ao local, os agentes constataram que se tratava, na verdade, de
10º Navegar Experience registra boa participação de público e valoriza artistas locais durante Luau
Mais de 250 pessoas participaram das experiências náuticas oferecidas durante a 10ª edição do Navegar Experience em Caraguatatuba, realizada no domingo (26). O evento ocorreu em diferentes pontos da cidade e as pessoas ainda aproveitaram as atrações musicais e food trucks no Luau à beira mar. A atividade de vela
Dupla de Caraguatatuba representa Brasil no Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia
Caraguatatuba marca presença no cenário internacional com a participação da dupla Lucília Rosa e Kawane Caldeira no Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, disputado em Assunção, no Paraguai. As atletas integram a Seleção Brasileira e já iniciaram a competição representando o país em um dos principais torneios do calendário continental.
Caraguatatuba intensifica fiscalização ambiental e autua infratores
A fiscalização ambiental segue atuando de forma contínua em Caraguatatuba para coibir irregularidades e garantir a preservação dos recursos naturais em todo o município. Na segunda quinzena de abril, as ações resultaram em 26 atendimentos ambientais, com a emissão de oito notificações e cinco autuações por infrações contra o meio
Encontro literário celebra cultura caiçara nesta quarta-feira na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt
A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba, recebe nesta quarta-feira (29/4), às 19h, mais uma edição da Quarta Literária da Kaká. O encontro contará com a participação dos autores Priscila Siqueira, Vera Nardi, Julinho Mendes, Pedro Caetano e Silvio Rangel. A entrada é gratuita e não é necessário