Pesquisar No Site
Conselheiros Municipais participam de capacitação no XXVII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

Conselheiros Municipais participam de capacitação no XXVII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação
Conselheiros Municipais de Caraguatatuba na área da Educação participaram entre os dias 4 e 6 de maio do XXVII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação de São Paulo.
O evento ocorreu na cidade de Itapetininga (SP) e foi promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – São Paulo (UNCME-SP).
Os participantes de Caraguatatuba representavam vários Conselhos Municipais, entre eles, o de Educação (CME), o de Alimentação Escolar (CAE), o CACS-FUNDEB, o dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Educação.
O encontro promoveu palestras e vivências ao longo dos dias, sendo uma delas ministrada pela educadora da Rede Municipal de Caraguatatuba, Pricila Perossi, convidada pelos organizadores para apresentar a oficina “NASA, construindo foguetes com material reciclagem”.
Temas como “Reconstrução do cenário da Educação”; “Papéis de fiscalização e monitoramento dos Conselhos”; “Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação”; “Informações sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB)”; e “Primeira Infância” foram abordados no evento.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Paula de Campos Bueno, destacou a participação dos conselheiros no encontro. “A capacitação, o fortalecimento e a atuação presente dos Conselhos Municipais são fundamentais na garantia da participação social na elaboração e no monitoramento das políticas públicas da cidade. A UNCME-SP nos proporcionou inúmeros saberes que nortearão nossas ações”, disse.
Milton Herrera, Coordenador Estadual da UNCME/SP, disse que a participação dos membros dos conselhos que compõem a Educação foi essencial nesse XXVII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Educação do Estado de São Paulo.
“Esse evento foi essencial para os processos de formação, tendo como objetivo o aprimoramento de saberes e a troca de informações e experiências exitosas. E a alegria transborda do coração quando tenho os representantes de Caraguatatuba junto conosco, enriquecendo nossos repertórios, além de serem uma de nossas referências! Gratidão à querida Professora Márcia Paiva e sua equipe por envidar esforços para que se fizessem presentes, mostrando ainda mais a potência da terra dos caraguatás!”, comentou. “Tenho a felicidade de ter, a partir desse encontro, a Conselheira Municipal de Educação Tamara Costa, responsável por um dos nossos Polos Regionais, sendo nossa Coordenadora Regional do Polo Caraguatatuba, envolvendo ações com os demais territórios do Litoral Norte, fortalecendo ainda mais nossa instituição e enaltecendo esse município!”, finalizou o coordenador.
A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, comentou sobre a importância da parceria entre Prefeitura e Conselhos. “Os conselhos municipais funcionam como uma organização capaz de estreitar a relação entre o governo e sociedade civil a partir da participação popular em conjunto com a administração pública. Conforme a orientação do prefeito Aguilar Junior temos apoiado todo o processo desde a organização dos Conselhos, as capacitações dos conselheiros, até a participação em eventos como este, sempre com o objetivo de fortalecimento”, ressaltou.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba integra rede estadual de cidades mapeadas para produções audiovisuais
Caraguatatuba passa a integrar a lista de municípios selecionados pelo Governo do Estado de São Paulo como possíveis locações para filmagens da São Paulo State Film Commission. A cidade é uma das 11 novas parceiras da iniciativa, coordenada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o objetivo de

Quarta rodada do Torneio da Cidade de Futebol movimenta Caraguatatuba com nove jogos
A quarta rodada do Torneio da Cidade de Futebol agitou Caraguatatuba neste domingo (1º), com nove partidas realizadas nos campos do Poiares, Golfinho e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes, integra o calendário esportivo oficial do município e também serve como classificatória para

Dia Mundial do Meio Ambiente traz reflexão e mobiliza ações em Caraguatatuba
Comemorado desde 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente busca colocar em debate a urgência de repensar as relações entre ser humano e natureza. Ao longo das décadas, a data acompanhou a evolução dos desafios ambientais, desde a discussão inicial sobre poluição

Implantação gradativa da Contribuição Social e do Imposto de Bens e Serviços é tema do Fórum Regional de Direito Tributário de Caraguatatuba
As mudanças trazidas pela implantação gradativa da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) da Reforma Tributária (LC 214/2025) no cotidiano fiscal dos municípios brasileiros foram discutidas no Fórum Regional de Direito Tributário de Caraguatatuba, na última sexta-feira (30/5), no auditório do Campus

Artesãos de Caraguatatuba participam do 19º Salão do Artesanato no Parque Ibirapuera
Artesãos de Caraguatatuba representam o município no 19º Salão do Artesanato, que será realizado de quarta-feira a sábado (21 a 25/5) no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Participam desta edição – que tem como tema “A Arte que Nasce da Fibra”, Angélica Santos, Jefferson Ferreira e