Pesquisar No Site

Com percurso acessível, Projeto A’s Atlântica proporciona contato com aves da Mata Atlântica

Publicado em: 11/05/2023
Com percurso acessível, Projeto A’s Atlântica proporciona contato com aves da Mata Atlântica
Com percurso acessível, Projeto A’s Atlântica proporciona contato com aves da Mata Atlântica

Alunos da EMEFBS Ricardo Luques Sammarco Serra, do bairro Praia das Palmeiras, estiveram no Parque Estadual Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba, realizando uma trilha e observação de aves por meio do Projeto “A’s Atlântica”, que faz parte das ações de educação ambiental da Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba.

Além das explicações gerais sobre o ecossistema local, os monitores e biólogos do PESM, Tiago Saturnino e Fábio Souza, ensinaram aos alunos um pouco da técnica de observação das aves e como manipular um binóculo.

A atividade é realizada pela Trilha das Palmeiras, um percurso totalmente acessível, que permitiu que o aluno Gabriel Alvarenga, pudesse aproveitar todo o trajeto com o apoio de uma cadeira adaptadas para trilhas, conhecidas como Julietti.

Para o professor de geografia da EMEFEBS Prof Ricardo Luques Sammarco Serra, Aécio Braz, o Projeto A’s Atlântica permitiu aos alunos um contato real com o bioma Mata Atlântica, conhecendo um pouco da sua fauna, flora, importância biológica. “Ter essa vivência não tem preço. O aprendizado que eles tiveram foi incrível. Hoje, trabalhar o tema Mata Atlântica tem outro significado. Parabenizo também a equipe de guias do Parque, que são muito qualificados e didáticos. As crianças ficaram muito atentas as explicações e encantadas com a experiência de fazer uma trilha e contemplar a natureza.  Além disso, nosso aluno cadeirante, Gabriel era só sorrisos. Foi conduzido de  forma segura e confortável na cadeira adaptada à trilha e realizou a proposta da atividade plenamente”, destacou o educador.

Este ano, o projeto tem como público alvo os alunos do 7º ano do Fundamental II, visando maior integração com os conteúdos estabelecidos na grade curricular. Durante a visita, além do contato com a Mata Atlântica os alunos adquirem conhecimento mais amplo sobre recursos naturais, unidades de conservação e sua biodiversidade, com destaque para os diversos grupos nativos de aves da mata atlântica e da faixa litorânea, bem como as aves migratórias, despertando o senso educativo de preservação ambiental e proteção do habitat natural.

A responsável pelos projetos de educação ambiental, Mayara Peixoto, destacou a importância das experiências para criação da consciência ambiental. “Nós respeitamos e cuidamos daquilo que amamos. Quando proporcionamos aos nossos alunos essas vivências com a natureza não estamos apenas criando memórias afetivas importantes, mas também gerando cidadãos mais conscientes e próximos da natureza”.

Sobre o Parque

O Núcleo Caraguatatuba do PESM é patrimônio natural que garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima, a proteção das encostas contra deslizamentos, além da incrível experiência do contato com a natureza em suas trilhas e outros atrativos. São aproximadamente 36 mil hectares dos últimos 7% de Mata Atlântica remanescentes, incluindo paisagens como os mananciais da represa de Paraibuna, matas de encosta, rios e cachoeiras. Caminhadas pelo interior da floresta e refrescantes banhos em piscinas naturais de águas cristalinas são os atrativos das Trilhas do Jequitibá, do Poção e dos Tropeiros. Ao percorrê-las, o visitante irá encontrar muitas espécies de árvores como jequitibás centenários, observar aves e entender um pouco como todos os elementos da floresta são importantes para a sobrevivência do conjunto.

O PESM – Núcleo Caraguatatuba fica na Rua do Horto Florestal, 1200 – Rio do Ouro – Caraguatatuba/SP. As visitas podem ser agendadas previamente pelo site https://caraguatatuba.ingressosparquespaulistas.com.br/ ou por telefone (12) 3882-5999.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Hospital Regional do Litoral Norte abre processo seletivo para 30 cargos
Hospital Regional do Litoral Norte abre processo seletivo para 30 cargos

O Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 30 diferentes cargos. As inscrições ficarão abertas nos dias 04, 05, 06 e 07 de março, das 9h às 15h, na Rua Prudência

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/03/2024
Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal
Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal

O final de semana foi agitado em Caraguatatuba com os jogos do Torneio Aniversário da Cidade Futebol de Campo e Futsal. As foram disputas acirradas nesta rodada. A última sexta-feira (1/03) teve o embate do futsal entre o time Nóis Complica e Tuka Bike. Com um placar final de 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/03/2024
Caraguatatuba recebe amanhã 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba recebe amanhã 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza neste sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Programa Trânsito Legal abre ano letivo com orientações em escola do Tinga
Programa Trânsito Legal abre ano letivo com orientações em escola do Tinga

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Educação e de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), abriu o ano letivo de 2024 levando nessa segunda-feira (04), o Programa Trânsito Legal à EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga, região centro/Sul. Durante o mês de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/03/2024
Rodovia dos Tamoios será bloqueada pela Concessionária para aferição de lombada eletrônica
Rodovia dos Tamoios será bloqueada pela Concessionária para aferição de lombada eletrônica

A Concessionária Tamoios informa que será realizado um bloqueio momentâneo na Rodovia dos Tamoios, na manhã de sexta-feira (01/03), para aferição de lombada eletrônica. O equipamento está localizado na altura do km 82, sentido litoral. A interdição será realizada pela Concessionária com apoio da Polícia Militar Rodoviária. O bloqueio acontece

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 29/02/2024