Pesquisar No Site
Trajetórias do Africano em Território Brasileiro é tema de formação aos dirigentes de ensino de Caraguatatuba
Trajetórias do Africano em Território Brasileiro é tema de formação aos dirigentes de ensino de Caraguatatuba
Profissionais da Secretaria de Educação de Caraguatatuba participaram nesta segunda-feira (24) de mais uma etapa do ciclo formativo da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento trouxe como palestrante Natanael dos Santos que é professor, historiador, pesquisador, autor e escritor e também desenvolve trabalhos de pesquisa no campo da historiografia africana, em teses de mestrado e doutorado desde 1983.

#PraTodosVerem: Palestrante fala aos participantes que estão sentados no auditório (Foto: Divulgação/PMC)
A formação teve como tema ‘Trajetórias do Africano em Território Brasileiro com Quinteto Liberdade’, onde foram apresentados diversos aspectos da história dos africanos e suas importantes contribuições para o desenvolvimento econômico, social e cultural do mundo. Com apresentações do “Quinteto Liberdade, Liberdade” intermediando a apresentação das informações, foram destacadas curiosidades e desmistificados conceitos e elementos africanos vistos habitualmente de forma preconceituosa pela sociedade.
Segundo o palestrante, o negro teve uma grande participação na construção do país. “Pensando na mineração, o negro estava lá, na plantação, ele também estava lá, e nas grandes construções, os negros também estavam. Costumo dizer que o negro veio ao Brasil não como escravo, mas como escravizado pelo seu grande conhecimento”, destacou Natanael.

#PraTodosVerem: Prefeito e secretária de educação falam aos participantes (Foto: Divulgação/PMC)
Para a secretária de Educação, Márcia Paiva, é sempre um privilégio poder refletir sobre a importância de aprofundarmos nossos conhecimentos em estudos da História da África e Cultura Afro-Brasileira. “Agradeço a participação de todos e ao Quinteto Liberdade, que tornou nosso evento ainda mais especial com sua apresentação musical”, disse.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, parabenizou todo trabalho que a equipe da educação vem desenvolvendo e destacou que a formação será de grande importância para a organização dos trabalhos da rede municipal de ensino.
O evento também contou com a participação da secretária de Educação de Ubatuba, Maria de Fátima Souza Barros, e de Ilhabela, Lídia Lúcia Sarmento de Lima, além de representantes dos municípios de São José dos Campos, Lorena, Natividade da Serra e Ferraz de Vasconcelos.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba amplia atendimento de fisioterapia com contratação de profissionais
A Prefeitura de Caraguatatuba ampliou e qualificou a oferta de atendimentos de fisioterapia na rede municipal de saúde com a convocação de três novos profissionais aprovados no concurso público de 2023. As admissões ocorreram no início do ano. Na unidade do Porto Novo, a Secretaria de Saúde ampliou os atendimentos
Programa Guri de Caraguatatuba realiza encontro regional com polos parceiros em São José dos Campos
Na última quinta-feira (26), o Guri realizou na Casa de Cultura Tim Lopes, em São José dos Campos, um encontro regional com representantes e coordenadores dos polos das cidades parceiras. A iniciativa teve como objetivo fortalecer o diálogo, promover a troca de experiências e reafirmar o compromisso com a cultura
Jogo educativo inspirado no Museu de Caraguatatuba tem lançamento no próximo dia 25
O jogo de cartas “O Labirinto das Relíquias”, ambientado no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), será lançado no próximo dia 25, às 10h, na Sala Pedagógica do Macc. A equipe é formada por André Edney Avelino Menezes da Silva (Proponente/Designer do jogo), Petersen de Oliveira Almeida (Ilustrador),
Caraguá Run 2026: veja benefícios e dicas para prova do próximo domingo
Nos últimos anos o número de praticantes da corrida de rua aumentou consideravelmente. A modalidade se popularizou entre os brasileiros com um aumento recorde de 85% em 2025, com mais de 5,3 mil provas oficiais realizadas, comparado a 2,8 mil em 2024, segundo dados da Associação dos Organizadores de Corrida de
Prefeitura convoca mais 31 bolsistas do PEAD para zeladoria descentralizada dos bairros de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba convocou mais 31 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para comparecer até quarta-feira (18/3), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do