Pesquisar No Site
Sancionada lei que aprimora regularização fundiária em Caraguatatuba

Sancionada lei que aprimora regularização fundiária em Caraguatatuba
A Lei Complementar nº 99/2023 foi sancionada pelo prefeito Aguilar Junior e alterou a Lei Municipal 2.337, de julho de 2017, que dispõe sobre a regularização fundiária das áreas urbanas consolidadas do Município e cria o Fundo Municipal de Regularização Fundiária Sustentável.
Com a publicação da legislação, imóveis integrantes do patrimônio público do Município que forem objeto de Regularização Fundiária Urbana – Específica ou Sustentável (REURB-E ou REURB-S), em processo de parcelamento reconhecido pela autoridade pública, poderão ser, no todo ou em parte, vendidos diretamente aos seus beneficiários, desde que não haja interesse da Prefeitura de Caraguatatuba na utilização do imóvel para atendimento à finalidade pública.
A proposta estabelece que, de acordo com Lei Federal nº 13.465/2017, fica facultado aos municípios utilizar a prerrogativa de venda direta aos ocupantes de suas áreas públicas objeto da Regularização Fundiária de Interesse Específico e desde que os imóveis se encontrem ocupadas até 22 de dezembro de 2016.
Além disso, o projeto estabelece que o Município discipline a possibilidade de venda direta aos ocupantes de suas áreas públicas ocupadas até 22 de dezembro de 2016, objeto da Regularização Fundiária de Interesse Social. Para essa venda não há necessidade de licitação, desde que os beneficiários não sejam proprietários, promitentes compradores ou concessionários de outro imóvel ou que sejam favorecidos por outro programa habitacional e/ou regularização fundiária, além de não ter renda familiar igual ou inferior a cinco salários mínimos nacionais, além de comprovar a ocupação e utilização do imóvel pelo beneficiário e/ou seus antecessores pelo prazo mínimo de cinco anos.
O pagamento poderá ser efetivado pelo beneficiário mediante pagamento à vista ou parcelamento em até 360 prestações mensais e consecutivas (30 anos), com juros e correção monetária, para a Prefeitura, mediante análise e aprovação dos critérios de parcelamento pelo Município ou junto à instituição financeira, pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (Lei Federal 9.514, de 20 de novembro de 1997).
Ainda pela lei, os valores obtidos com a venda direta dos imóveis públicos objetos de regularização fundiária serão destinados ao Fundo Municipal de Regularização Fundiária Sustentável (FMREURBS).
Veja Também Recentes

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de