Pesquisar No Site

Prefeitura inicia obras de iluminação da subida do morro e substituição da imagem de Santo Antônio

Destaques
Prefeitura inicia obras de iluminação da subida do morro e substituição da imagem de Santo Antônio
Prefeitura inicia obras de iluminação da subida do morro e substituição da imagem de Santo Antônio

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta terça-feira (25/4) as obras de iluminação da subida do Morro Santo Antônio, entre o pórtico de entrada até o local onde se encontra a imagem do santo padroeiro.

Perfazendo um total de mais de 2 km, serão instaladas pela concessionária Caraguá Luz pelo menos 70 luminárias de LED de 25 Watts e com temperatura de cor mais baixa para não incomodar os animais existentes na mata que circunda a estrada. Além disso, serão instalados mais dois painéis geradores de energia fotovoltaica, uma vez que a energia gerada no trecho será solar.

A instalação da iluminação, que será com rede subterrânea, teve parecer favorável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

O trecho entre o portal principal e a Avenida Siqueira Campos será feito posteriormente pela empresa EDP.

Substituição de imagem

E também a partir desta terça-feira (25/4), a Prefeitura de Caraguatatuba inicia o processo de substituição da atual imagem de Santo Antônio, que possui cerca de 15 metros de altura e foi inaugurada em 13 de junho de 2008.

A estátua serviu de devoção popular por 15 anos e, agora, a igreja católica ofertará a população, com recursos próprios, uma imagem atualizada.

A substituição se faz necessária, uma vez que a atual estrutura encontra-se com problemas e pode ocasionar riscos de segurança aos visitantes.

#PraTodosVerem: Imagem aérea mostra fissuras e desprendimento de material da cabeça do santo padroeiro, foto que baseou o relatório da Defesa Civil

No ano passado, a Defesa Civil do município vistoriou o local e realizou imagens minuciosas por drones, identificando várias inconformidades: presença de inúmeras fissuras e trincas aparentes em toda a imagem; desprendimento de partes do revestimento; desprendimento de parte superior da imagem (alto da cabeça), com visíveis fissuras e um orifício; e a diferença de tonalidade em várias partes da imagem ao longo das trincas e fissuras, evidenciando a ação diferenciada da penetração de águas pluviais.

Após o memorando da Defesa Civil, a Secretaria de Obras oficiou a Mitra Diocesana, que solicitou apoio da Prefeitura para substituição da imagem.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, o processo de retirada da atual imagem deve durar quatro dias. Logo depois, será feita uma base para receber a nova estátua, que está fase de construção fora do município e foi adquirida pela igreja católica.

A nova imagem terá 20 metros de altura, será de fibra de vidro com estrutura metálica no seu interior, será monocromática e conterá sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem terá ao seu redor uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.

Por medida de segurança, a partir desta terça-feira (25/4), a Prefeitura de Caraguatatuba vai interromper o tráfego de veículos no trecho até a desmontagem da atual imagem. Apenas carros credenciados poderão acessar a subida. Já os pedestres poderão utilizar o local somente até a última curva antes de chegar a rampa principal do Morro Santo Antônio. Placas de sinalização serão instaladas no local para informar os munícipes e turistas.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, a nova iluminação e a instalação da nova imagem de Santo Antônio serão concluídas até o dia 11 de junho.

Importante ressaltar que as fitinhas de devoção colocadas aos pés do Santo Padroeiro serão guardadas para posterior instalação junto com a nova imagem.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba

O final de semana será animado com os jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal 2024, no Ginásio do Poiares. O evento contará com diversas partidas entre as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), estão programados 15

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024