Pesquisar No Site

Obras de iluminação da subida do morro e substituição da imagem de Santo Antônio são iniciadas

Destaques
Obras de iluminação da subida do morro e substituição da imagem de Santo Antônio são iniciadas
Obras de iluminação da subida do morro e substituição da imagem de Santo Antônio são iniciadas

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou as obras de iluminação da subida do Morro Santo Antônio e a substituição da imagem do padroeiro.

A implantação do sistema de iluminação será entre o pórtico de entrada até o local onde se encontra a imagem do santo.

Perfazendo um total de mais de 2 km, serão instaladas pela concessionária Caraguá Luz pelo menos 70 luminárias de LED de 25 Watts e com temperatura de cor mais baixa para não incomodar os animais existentes na mata que circunda a estrada. Além disso, serão instalados mais dois painéis geradores de energia fotovoltaica, uma vez que a energia gerada no trecho será solar.

A instalação da iluminação, que será com rede subterrânea, teve parecer favorável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

O trecho entre o portal principal e a Avenida Siqueira Campos será feito posteriormente pela empresa EDP.

Imagem de Santo Antônio

Foi iniciada também a substituição da imagem do Santo Padroeiro, uma vez que a atual estrutura encontra-se com problemas e pode ocasionar riscos de segurança aos visitantes.

No ano passado, a Defesa Civil do município vistoriou o local e identificou várias inconformidades, como a presença de inúmeras fissuras e trincas aparentes em toda a imagem, além de vários pontos de infiltração. O documento foi encaminhado à Secretaria de Obras e a pasta oficiou a Mitra Diocesana, que solicitou apoio da Prefeitura para substituição da imagem.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, o processo de retirada da atual imagem deve durar quatro dias. Logo depois, será feita uma base para receber a nova estátua, que está fase de construção fora do município e foi adquirida e custeada pela igreja católica.

#PraTodosVerem: Máquina realiza desmontagem de estrutura que abriga imagem de Santo Antônio

Por medida de segurança, a Prefeitura de Caraguatatuba interrompeu o tráfego de veículos no trecho até a desmontagem da atual imagem. Apenas carros credenciados poderão acessar a subida.

Já os pedestres poderão utilizar o local somente até a última curva antes de chegar a rampa principal do Morro Santo Antônio. Placas de sinalização foram instaladas no local para orientar munícipes e turistas.

A nova imagem terá 20 metros de altura, será de fibra de vidro com estrutura metálica no seu interior, será monocromática e conterá sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem terá ao seu redor uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, a nova iluminação e a instalação da nova imagem de Santo Antônio serão concluídas até o dia 11 de junho.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerra nessa segunda-feira (15) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O encerramento obedece a resolução da  Defesa Civil do Estado de São Paulo, que prorrogou, em 1º de abril, os Planos Preventivos de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2023/2024, em diversas regiões do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 15/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e apoio da Polícia Militar Ambiental, agiu para neutralizar mais uma tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente (APP). A ação ocorreu no bairro Sumaré, em uma região de morro, onde houve constatação de desmatamento e construção de abrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 216 oportunidades de emprego. Destaque para 20 vagas de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência, seis de encanador e cinco de balconista de padaria. O

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024