Pesquisar No Site
Blitz Educativa leva crianças da rede municipal para conhecer na prática regras de trânsito
Blitz Educativa leva crianças da rede municipal para conhecer na prática regras de trânsito
Cerca de 20 alunos da EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada, do bairro do Rio do Ouro, participaram na manhã desta quarta-feira (12/4) de uma blitz educativa para conhecerem de forma prática as regras e leis de trânsito.
A ação faz parte do Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e em parceria com a Secretaria de Educação.
Os estudantes fizeram abordagens no centro da cidade e ouviram orientações do agente de trânsito Luber Castigliola sobre faixa de pedestre, placas de sinalização, entre outras. Eles também receberam um talão de multas onde puderam aplicar multas simbólicas ao se deparar com infrações de trânsito.
Quem gostou da blitz foi Brian Araújo da Silva, de 9 anos. “Eu aprendi muito, principalmente sobre faixa de pedestre, as placas de trânsito e a importância do ciclista. É muito divertido participar deste programa”, relatou.

#PraTodosVerem: Alunos e professores durante ação da Blitz Educativa do Programa Trânsito Legal (Foto: Divulgação/PMC)
A gratificação por ensinar é o lema do agente de trânsito Luber Castigliola. “É uma felicidade imensa mostrar a esses pequenos a importância da vida. É uma semente que plantamos que vai germinar e multiplicar conhecimentos. Eles aprendem regras de trânsito, mas também ética e cidadania”, disse.
Programa Trânsito Legal
Direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I (4º ano), o Programa Trânsito Legal faz parte de uma série de atividades de Formação Cidadã promovidas nas unidades escolares de Caraguatatuba através de parcerias intermediadas pelo Setor de Projetos da Seduc. Ao todo, 1.636 alunos do município participam do programa este ano.
Completando 20 anos, o programa Trânsito Legal já abrangeu mais de 27 mil alunos da rede pública. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal
No próximo dia 20 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, Caraguatatuba promove uma série de ações voltadas à prevenção e ao combate à cárie, principal problema que afeta a saúde bucal infantil. Como parte da estratégia, equipes odontológicas realizam triagens em todas as escolas de
Natação de Caraguatatuba conquista títulos na 3ª etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas
A equipe de natação de Caraguatatuba foi destaque na 3ª etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, realizada no domingo (29), em Paraibuna, com 13 atletas. Entre os resultados, o município conquistou três primeiros lugares com Mariana Mazer e Yasmin Rokita nas provas de 2 km, além de Marcia de
Cineclube exibe comédia romântica dos anos 1950 na Videoteca Lúcio Braun
O projeto Cineclube Pontos MIS exibe nesta quinta-feira (19/3), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o filme “É Proibido Beijar”, produzido em 1954 pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz. A entrada é gratuita e não é necessário retirar o ingresso com antecedência. A obra é o segundo e último
Caraguá Run 2026: veja benefícios e dicas para prova do próximo domingo
Nos últimos anos o número de praticantes da corrida de rua aumentou consideravelmente. A modalidade se popularizou entre os brasileiros com um aumento recorde de 85% em 2025, com mais de 5,3 mil provas oficiais realizadas, comparado a 2,8 mil em 2024, segundo dados da Associação dos Organizadores de Corrida de
Eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano ocorre nesta terça-feira em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza na terça-feira (7), das 14h às 17h, a eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) para o biênio 2026/2027. A votação será na sede da Secretaria de Urbanismo, no bairro Sumaré, e é aberta a todos os cidadãos maiores de idade com título de