Pesquisar No Site

Secretaria de Educação abre inscrições para voluntariado em projetos de educação ambiental nas escolas

Publicado em: 21/03/2023
Secretaria de Educação abre inscrições para voluntariado em projetos de educação ambiental nas escolas
Secretaria de Educação abre inscrições para voluntariado em projetos de educação ambiental nas escolas

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, por meio do setor de Projetos de Educação Ambiental, abriu inscrições para o Programa de Voluntariado para o ano letivo de 2023.

As inscrições são voltadas para estudantes de cursos técnicos, e graduação nas áreas de pedagogia, ciências biológicas, humanas, turismo, engenharia ambiental, gestão de meio ambiente, entre outros.

Os voluntários poderão auxiliar e participar de atividades em diferentes projetos como Horta Educativa, A’s Atlânticas, Educa Sabesp, Energia com Escolas, ações em datas ambientais nas escolas e futuramente, no Centro de Educação Ambiental, que é parte da estrutura do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, que deve ser inaugurado em breve. 

#PraTodosVerem: Crianças da rede municipal ouvem explicação de homem em Estação de Tratamento da Sabesp (Foto: Mayara Peixoto)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a relevância do serviço voluntário. “O voluntariado é uma excelente oportunidade para sermos um agente de transformação. Na educação, o voluntariado proporciona a participação no cotidiano da escola, promovendo um espaço para troca de saberes e estreitamento de laços com a comunidade escolar”, disse.

O objetivo deste programa de voluntariado é capacitar estudantes por meio de vivências quanto ao tema de educação ambiental, proporcionando um intercâmbio entre o universo acadêmico, a prática pedagógica e a educação ambiental por meio de projetos. “O voluntário dará suporte e irá acompanhar as atividades do projeto para o qual foi designado – sempre com supervisão dos profissionais do setor de educação. Vale destacar que todas as atividades envolvem a participação dos alunos da rede municipal”, explicou Mayara Peixoto, responsável pelos projetos de Educação Ambiental.

Os candidatos inscritos passarão por uma pré-seleção curricular e farão parte de um cadastro reserva, sujeito à análise dos setores responsáveis e o chamamento será realizado conforme necessidade do setor de projetos da secretaria. Além disso, o voluntário deverá participar de uma capacitação, assinar um termo de adesão e para emissão de certificado de participação será necessária à apresentação de relatórios comprobatórios. Para se inscrever basta preencher o formulário disponível no link https://tinyurl.com/voluntariadoeacaragua2023 .

É importante ressaltar que o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim (parágrafo único, do artigo 1º, da Lei nº 9.608/1998). O voluntário por determinação legal não recebe salário, pois não possui vínculo trabalhista com a entidade para a qual atende ao serviço de voluntariado.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga

O projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você” iniciou nesta terça-feira (19), no bairro Tinga, com cerca de 350 atendimentos realizados à população. A ação segue até sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Praça em frente à escola Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, na Rua Denilza

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 20/03/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo

Projeto abrange audiovisual, jogos, games e animação. Inscrições seguem até dia 30 de abril  O Núcleo Criativo Pratika Labs está abrindo suas portas para jovens talentos interessados em explorar o vasto mundo do audiovisual, jogos, games e animação. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundacc, o projeto promete ser

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024