Pesquisar No Site

Projeto Energia com Escolas leva alunos do 4º ano para conhecer a UTGCA

Publicado em: 21/03/2023
Projeto Energia com Escolas leva alunos do 4º ano para conhecer a UTGCA
Projeto Energia com Escolas leva alunos do 4º ano para conhecer a UTGCA

Alunos do 4º ano da unidade escolar EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira visitaram na última semana a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, localizada em Caraguatatuba.

A atividade faz parte do Projeto Energia com Escolas, uma iniciativa das gerências de Responsabilidade Social e Comunicação da Petrobras, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação.

Os alunos foram recepcionados pelo gerente do Ativo de Processamento de São Paulo, Igor Rosa, que falou sobre todo processo de exploração, desenvolvimento, produção, refino e distribuição até a utilização do petróleo e gás no cotidiano das famílias.

Conceitos como o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente também foram enfatizados durante as apresentações feitas pela equipe da Petrobras.

#PraTodosVerem: Crianças uniformizadas dentro da Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato (Foto: Mayara Peixoto)

As crianças fizeram perguntas e puderam compreender um pouco mais sobre o processo industrial e também os diversos empregos gerados pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), proporcionando um olhar atento sobre diversas profissões. Nesta dinâmica, todos os alunos foram convidados a vestir macacões laranja e capacetes, famosos por serem alguns dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) utilizados pelos trabalhadores da Petrobras.

Ao final da visita, a brigada de incêndio realizou uma demonstração e os alunos fizeram um tour pela unidade, onde puderam ver de perto a área operacional. Mais três visitas estão programadas para acontecer durante o ano, conforme disponibilidade da agenda da UTGCA.

Cartilha Pedagógica

Todos os professores participantes do Projeto recebem a Cartilha Energia com Escola, um material que tem intuito de fornecer informações sobre as atividades da companhia e das unidades do estado de SP de forma didática e lúdica, como subsídio para trabalhar os temas em sala de aula.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o objetivo dos cadernos e das atividades de Educação Ambiental é valorizar a criança e o jovem como protagonista da transformação, estimulando o desenvolvimento do respeito ao meio ambiente e cidadania desde a infância. “O grande diferencial dos nossos cadernos é que eles trazem a realidade local para que as crianças possam criar relações diretas e desenvolver o sentimento de pertencimento”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024