Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba alerta população sobre a importância de eliminar criadouros de dengue

Publicado em: 29/03/2023
Prefeitura de Caraguatatuba alerta população sobre a importância de eliminar criadouros de dengue
Prefeitura de Caraguatatuba alerta população sobre a importância de eliminar criadouros de dengue

Caraguatatuba registrou no mês de março um aumento dos casos de dengue na cidade. Até o momento, são 44 confirmados desde o início do ano, 30 somente neste mês. Em 2022, foram 30 casos no primeiro trimestre.

A Secretaria de Saúde do município reforça que com apoio da população é possível eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“É uma atividade rápida de verificação do quintal para limpeza de possíveis criadouros do mosquito. Também reforçamos o apoio para autorizar a entrada das equipes de combate à dengue, que estão devidamente uniformizados e identificados”, explica o secretário de saúde, Gustavo Boher.

#PraTodosVerem: Agente do CCZ vistoria vasos de plantas em residência (Foto: Divulgação/PMC)

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses percorrem as residências para vistoria e onde são notificados casos positivos é feita nebulização com aplicação de inseticida (bloqueio mecânico).

Segundo o coordenador das equipes de controle da dengue, Ricardo Fernandes, o período chuvoso seguido das altas temperaturas favorece o rápido desenvolvimento das larvas, por isso, a importância de manter uma rotina de limpeza. “Nosso número ainda é baixo em relação ao Estado de São Paulo e seguimos intensificando os trabalhos e solicitando apoio de toda população para evitar a proliferação da doença”, destacou.

Confira algumas dicas:

O prato do vaso de planta é um dos principais focos do mosquito. Elimine-o ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre eles para acumular água.

Além disso, é importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente. Os pneus usados devem ser descartados nos Ecopontos. Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais e entregues para Coleta Seletiva, assim como outros resíduos de reciclagem, devem ser mantidos em saco fechado e em local coberto.

Baldes devem ser guardados virados para baixo, assim como garrafas de vidro. Calhas e lajes devem ser verificadas para que não acumulem água. Nos banheiros é importante manter o vaso sanitário e ralo tampados.

Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones (12) 3887-6888 ou 156.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue. Mas ainda não tem data prevista para distribuir o imunizante à população. A única forma de evitar a doença, por enquanto, ainda é a prevenção.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul

Caraguatatuba conta com mais uma facilidade para fazer o pagamento do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a zona azul. Com acesso pelo WhatsApp, o interessado pode enviar uma mensagem para o número 81-4003-1476. Em seguida, irá selecionar a opção desejada: 1- Cadastrar placa para notificação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024