Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde e elege delegados para etapa regional

Publicado em: 27/03/2023
Caraguatatuba realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde e elege delegados para etapa regional
Caraguatatuba realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde e elege delegados para etapa regional

Cerca de 200 pessoas participaram da 9ª Conferência Municipal de Saúde realizada na sexta-feira (24) e no sábado (25), no Teatro Mario Covas, com o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia’.

#PraTodosVerem: Participantes estão divididos em grupos (Foto: Divulgação/PMC)

A presidente do Comus, Priscila Meyer, se referiu a conferência como um ato de democracia. “É um instrumento de diálogo entre a municipalidade e a sociedade, efetivando o controle social para assegurar o direito dos cidadãos de Caraguatatuba”, disse.

O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destacou que é a oportunidade da população apresentar suas necessidades e disse que o SUS se mostrou muito forte durante a pandemia, um sistema que funciona e pode melhorar. “Seguimos enfrentando novos desafios para escrever história a nível municipal, estadual e federal e assim, fortalecer o sistema com atendimento digno a todas as pessoas”, concluiu.

O primeiro expositor foi o secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, Ricardo Chaves, que apresentou o movimento desde o início da primeira conferência e a importância da participação popular.

Em seguida, o diretor técnico de saúde da Diretoria Regional de Saúde, Marcos Barreto fez uma breve explanação dos próximos passos, onde o município será representado na conferência regional realizada no dia 28 de abril, com a participação de 39 cidades.

#PraTodosVerem: Secretaria adjunta de saúde durante palestra (Foto: Divulgação/PMC)

Os trabalhos continuaram no sábado (25) com a palestra da secretária adjunta de saúde, Derci Andolfo, que explanou sobre o Sistema Único de Saúde de Caraguatatuba, desde o funcionamento da atenção primária até a alta complexidade.

Caraguatatuba possui 14 Unidades Básicas de Saúde do Perequê-Mirim a Tabatinga; 14 equipamentos de média complexidade; três Unidades de Pronto Atendimento e um hospital para urgência e emergência e cinco bases do SAMU. “O município também conta com a retaguarda do Hospital Regional do Litoral Norte e na alta complexidade, o Instituto de Nefrologia em parceria com o Governo Federal; além do atendimento oncológico, saúde bucal, controle de zoonoses e uma gama de investimentos que ultrapassam R$ 218 milhões no ano”, destacou Derci.

A 9ª Conferência Municipal de Saúde consolidou a eleição de 12 delegados, sendo seis usuários de saúde, três trabalhadores da saúde e três gestores ou prestadores de serviço que irão representar o município na etapa regional. Posteriormente será realizada a 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo e a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

O encontro foi realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (Comus).

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas
Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas

Encontro reunirá profissionais do setor de todo litoral norte No próximo dia 27 de abril, das 10 até às 22 horas, no polo Travessão, será realizado o 1º Congresso Forrozeiro de Caraguatatuba. O evento é gratuito e tem como objetivo, discutir ações para o setor entre os profissionais da área,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Caraguatatuba recebe Torneio de Pesca neste final de semana
Caraguatatuba recebe Torneio de Pesca neste final de semana

A praia do Massaguaçu será palco de mais um Torneio de Pesca neste final de semana. O 55º Torneio de Pesca Adc Embraer “Ozires Silva” espera receber 200 competidores no sábado e domingo (27 e 28). A primeira etapa no sábado terá início às 13h até às 17h30 e no

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 26/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024