Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguá aguarda mais de 400 inscritos para prova da Guarda Mirim no domingo
Prefeitura de Caraguá aguarda mais de 400 inscritos para prova da Guarda Mirim no domingo
A prova escrita do processo seletivo para as 30 vagas do Curso de Formação de Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba será aplicada no próximo domingo (5/2), das 9h às 12h, na EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional (CIDE) do Tinga.

#PraTodosVerem: Guarda Mirim de Caraguatatuba prestando continência ao prefeito Aguilar Junior, sob a supervisão do diretor da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza (Foto: Divulgação/PMC)
Ao todo, 409 estudantes dos ensinos médio e fundamental, de 14 anos e com 16 anos e 11 meses, se inscreveram no certame entre os dias 2 e 23 de janeiro, pelo site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/.
Os portões do CIDE Tinga abrem às 8h30 e os candidatos terão 3h para concluir a avaliação. O Curso de Formação de Guarda Mirim é coordenado pela Secretaria de Educação. O projeto, iniciado pelo prefeito Aguilar Junior em 2018, formará a 5ª turma em 2023.
A prova escrita, de caráter classificatório e eliminatório, para as 30 vagas de ampla concorrência contará com questões de Língua Portuguesa, Matemática e História de Caraguatatuba. As outras 30 vagas são destinadas aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, inseridos nos programas sociais da Prefeitura de Caraguatatuba, que serão selecionados pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

#PraTodosVerem: Aspirantes da 4ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba posam para foto durante visita às instalações do Batalhão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), em São Paulo (Foto: Divulgação/PMC)
Das 60 vagas existentes, 5% serão destinadas a pessoas com deficiência (PCD). As vagas serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com escolha por parte do candidato no momento da inscrição. O Curso de Formação de Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba conta com carga horária de 20 horas semanais.

#PraTodosVerem: Guarda Mirim de Caraguatatuba em formação de sentido, após comando do diretor da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza (Foto: Divulgação/PMC)
A divulgação dos candidatos aprovados, convocação por ordem classificatória, de acordo com as vagas disponíveis, serão publicadas no dia 8 de fevereiro de 2023, no Diário Oficial Eletrônico do Município e no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ e afixado na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. O Paço Municipal fica Rua Luiz Passos Junior, 50 – Centro.
Mais informações obre o processo seletivo do Curso de Formação de Guarda Mirim estão na Edição 945 do Diário Oficial Eletrônico do Município do dia 22 de dezembro.
A EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (CIDE Tinga) está localizada na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1.155, no Tinga.
A Guarda Mirim
Regulamentada pelo prefeito Aguilar Junior através do Decreto nº 895, de 18 de junho de 2018, a Guarda Mirim de Caraguatatuba é um projeto socioeducativo que tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Desde seu início, o projeto já formou 208 jovens e encaminhou 140 para vagas de Jovem Aprendiz, em diversos setores das secretarias municipais. Durante a formação, os ‘Aspirantes a Guarda Mirim’ recebem uniformes, vale transporte e refeições, além de visitas técnicas as forças de segurança pública de outros entes federativos.
Prova do Curso de Formação de Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba
Dia: 5/2 (domingo)
Abertura dos portões: 8h30
Horário da prova: 9h
Local: EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (CIDE do Tinga)
Endereço: Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1.155 – Tinga
Veja Também Recentes
Espetáculo “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini é destaque no Teatro Mario Covas neste fim de semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado (25), às 20h, e domingo (26), às 19h, o renomado espetáculo “Um Dia Muito Especial”, estrelado pelos atores Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/yh7c4w4d. Com origem do filme homônimo de Ettore Scola, lançado em
Centro de Atendimento ao Migrante amplia acolhimento e acesso a direitos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou, na última quinta-feira (16), o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), novo equipamento público criado para acolher, orientar e apoiar pessoas em situação de migração, trânsito ou vulnerabilidade social. Localizado ao lado do Terminal Rodoviário de Caraguatatuba, o CAM foi estruturado para oferecer atendimento humanizado,
GCM amplia ações preventivas e mantém presença constante em bairros e espaços públicos
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba mantém atuação diária e intensifica o patrulhamento preventivo em todas as regiões do município, reforçando o compromisso com a segurança da população e a preservação da ordem pública. Ao longo do mês de julho de 2026, além de atender às ocorrências registradas pelos
Congresso de odontologia chega a Caraguatatuba com debates sobre tecnologia, inclusão e novas práticas
O 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba segue com as inscrições abertas. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Mario Covas, e deve reunir especialistas para discutir inovação, tecnologia, reabilitação estética, odontologia preventiva e atendimento a pacientes com necessidades especiais. Promovido
Primeiro Hyrox do Litoral Norte transforma Caraguatatuba em palco de superação e solidariedade
No último fim de semana, dias 1º e 2 de agosto, Caraguatatuba viveu um marco para o esporte regional ao receber, pela primeira vez no Litoral Norte, uma competição oficial de Hyrox. Realizado na Praça da Cultura, no centro da cidade, o evento reuniu atletas, famílias, moradores, turistas e visitantes