Pesquisar No Site

IBGE prorroga Censo Demográfico 2022 até 28 de fevereiro

IBGE prorroga Censo Demográfico 2022 até 28 de fevereiro
IBGE prorroga Censo Demográfico 2022 até 28 de fevereiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou o Censo Demográfico 2022 até o dia 28 de fevereiro. A coleta de dados estatísticos da população brasileira encerraria no dia 31 de outubro, mas o instituto estendeu a contagem por duas vezes em razão do déficit de recenseadores.

#PraTodosVerem: Agente censitário supervisor (ACS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fazendo a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em rua do Jardim Britânia, em Caraguatatuba. (Foto: Divulgação/PMC)

Moradores de Caraguatatuba, que ainda não receberam a visita dos recenseadores do IBGE, podem agendá-la gratuitamente por meio do Disque Censo, no número 137.  Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando diariamente (incluindo fins de semana e feriados), das 8h às 21h30.

O IBGE divulgou uma prévia da pesquisa censitária no dia 28 de dezembro de 2022. Até o momento, a coleta contabilizou 132.558 habitantes em Caraguatatuba. O total representa um aumento de 31.718 moradores em relação ao Censo de 2010, perfazendo um acréscimo de 31,45% no número de habitantes do município. Caraguá ainda lidera o ranking populacional do Litoral Norte e é a 7ª cidade mais populosa da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

A coleta de dados foi encerrada em 92,2% dos 396 setores censitários do Censo Demográfico 2022 em Caraguatatuba No município restam apenas 7,8% dos setores censitários para serem visitados pelos recenseadores.

As informações servem para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes de cada cidade brasileira. Os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas.

“São as pesquisas feitas pelo IBGE, entre elas o Censo Demográfico, que permitem que pesquisadores de outros institutos e da academia e também de outros órgãos públicos possam fazer estudos especializados para que a gente possa chegar ao Brasil que queremos ser”, declarou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

#PraTodoVerem: Recenseadoras do IBGE aguardam em frente uma residência para fazer a coleta dados para o Censo Demográfico (Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)

A cobertura do Censo 2022 em Caraguatatuba envolve 141 recenseadores, dois de agentes censitários municipais (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte, distribuídos em dois Postos de Coleta do IBGE. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município.  Os resultados definitivos estão previstos para serem divulgados ao longo de 2023.

Identificação do recenseador

É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. O QR Code do crachá do profissional também direciona para o site Respondendo ao IBGE.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba

A cidade de Paraty, conhecida por sua charmosa atmosfera histórica, acolherá a décima sexta edição do Encontro de Ceramistas durante a Semana Santa, data tradicional do evento que se consolidou como referência nacional na celebração da arte cerâmica. As artistas Lu Chiata e Luciana Renna representam a cerâmica de Caraguatatuba. Este ano,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza ação para renovar atestado médico aos alunos do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba realiza ação para renovar atestado médico aos alunos do Projeto Nova Onda

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, promoverá a renovação de atestados médicos aos alunos do Projeto Nova Onda. A ação será nesta sexta-feira (1/03), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A entrega das senhas começará pela manhã, das 8h às 12h, e continuará

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou nessa quarta-feira (13) uma palestra sobre o Programa CACAU SP. O evento, realizado no auditório do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, reuniu cerca de 20 produtores agrícolas e engenheiros agrônomos da Coordenadoria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 13/03/2024
Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba
Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba

O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (11), o curso de Iniciação à Costura para 30 alunas, sendo cinco turmas no período da tarde. A qualificação é ofertada de forma gratuita, sendo uma oportunidade para fomentar a geração de renda e criar possibilidades de ingresso ao mercado de trabalho.

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 12/03/2024