Pesquisar No Site
Caraguatatuba conta com seis unidades do Cras: conheça o mais próximo da sua casa
Caraguatatuba conta com seis unidades do Cras: conheça o mais próximo da sua casa
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, conta atualmente com seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ativos na cidade.
Os equipamentos são a porta de entrada para os serviços sociais no município, além de ofertar serviço e projetos como o da Proteção Social Básica, através dos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Os usuários do serviço também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Atualmente no município contamos com cinco Centros de Referência de Assistência Social – (CRAS), que atendem de forma descentralizada.
O PAIF tem como principal função, apoiar as famílias, com a prevenção da ruptura de laços, além de promover o acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

#PraTodosVerem: Crianças participam de atividades do SCFV (Foto: Divulgação/PMC)
As pessoas prioritárias neste atendimento são famílias que atende os critérios de participação em programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiências ou idosas que vivem em situações de fragilidade.
Já o SCFV é realizado em grupos, de acordo com o ciclo da vida do beneficiado, seja ele criança, adolescentes, adultos ou idosos, buscando complementar o trabalho social com famílias, prevenindo as ocorrências de situações de risco sociais.
O Serviço de Convivência serve ainda para fortalecer as relações famílias e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes.
Conheça a unidade do Cras mais próximo de sua casa:
CRAS CENTRO
Bairros de referência: Benfica, Caputera, Centro, Estrela D’alva, Indaiá, Ipiranga, Jaraguazinho, Jardim Aruan, Jardim Forest, Jardim Francis, Jardim Gaivota, Jardim Jaqueira, Jardim Primavera, Poiares, Ponte Seca, Prainha, Rio do Ouro, Sumaré e Tinga.
Endereço: Rua Antônio Valente, 80 – Jardim Jaqueira
Telefone: (12) 3886-2000
Email: crascentro.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Endereço: Avenida José Benedito de Faria, 488 – Ponte Seca
Telefone: (12) 3883-9796
CRAS SUL
Bairros de referência: Fazenda Serramar, Golfinho, Jaraguá, Jardim Britânia, Jardim do Sindicato, Jardim do Sol, Jardim Tarumã, Morro do Algodão, Pegorelli, Perequê Mirim, Pirassununga, Poço das Antas, Pontal Santa Marina, Porto Novo, Rio Claro, Travessão e Vapapesca.
Endereço: Avenida José Herculano, 6.900 – Porto Novo
Telefone: (12) 3885-2350
Email: crassul.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (CIASC)
Endereço: Avenida José da Costa Pinheiro Junior, 2161 – Perequê Mirim
Telefone: (12) 3888-3086
Núcleo de Atendimento Social – Centro Comunitário do Pegorelli
Endereço: Rua 03, nº 75 – Pegorelli

#PraTodosVerem: Crianças participam de atividades do SCFV (Foto: Divulgação/PMC)
CRAS NORTE
Bairros de referência: Cantagalo, Capricórnio, Casa Branca, Jardim Estella Maris, Jardim Terralão, Martin de Sá, Morro do Querosene, Olaria, Cidade Jardim e Serraria.
Endereço: Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria
Telefone: (12) 3883-6305
Email: crasnorte.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Núcleo de Atendimento Social – Casa Branca
Endereço: Rua Pedro de Oliveira Barbosa, 779 – Casa Branca
Telefone: (12) 3882-1215
Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Endereço: Rua Pedro de Oliveira Barbosa, 100 – Casa Branca
Telefone: (12) 3883-4854
CRAS MASSAGUAÇU
Bairros de referência: Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Pedra Grande, Sertão dos Tourinhos, Capricórnio I, II e III.
Endereço: Rua Itália Baffi Magni, 512 – Massaguaçu
Telefone: (12) 3882-2668.
Email: cras.massaguacu@caraguatatuba.sp.gov.br
Centro Comunitário e Cultural “Calixto Leandro”
Endereço: Avenida Geraldo Alves, 42 – MassaguaçuTelefone: (12) 3882-1909
CRAS JETUBA
Bairros de referência: Jetuba, Alto do Jetuba, Jardim Santa Rosa e Morro do Chocolate.
Endereço: Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba
Telefone: (12) 3889-3565
Email: cras.jetuba@caraguatatuba.sp.gov.br
CRAS BARRANCO ALTO
Bairros de referência: Barranco Alto, Fazenda Serramar, Golfinho, Jardim Britânia, Jardim Helena, Jardim Parnaso, Jardim Saveiro, Mar Azul, Morro do Algodão, Nova Caraguá II, Pirassununga, Poço das Antas, Pontal Santa Marina, Porto Novo, Praia das Palmeiras, Recanto do Sol, Rio Claro, Rio Marinas.
Endereço: Rua Sebastião Paulino Ferreira, 81 – Barranco Alto.
Telefone: (12) 3887-1316
Email: crasba.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Núcleo de Atendimento Social – Centro Comunitário e Cultural José Agostinho de Souza “Paraíba” – Morro do Algodão
Endereço: Rua São Miguel, 1.382 – Morro do Algodão
Telefone: (12) 3888-3447
Veja Também Recentes
Fundo Social realiza curso de Velas Artesanais com foco em criatividade, bem-estar e novas oportunidades
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na segunda e terça (17 e 18), em sua sede no bairro Sumaré, o curso Velas Artesanais, ministrado pela professora Andressa Brunner. A atividade reuniu participantes em uma vivência que combinou teoria e prática, com a proposta de estimular a criatividade, o autocuidado, a
2º Simpósio Educacional começa nesta quarta-feira com formação e lançamento do Currículo da Educação Infantil
Caraguatatuba realiza, de quarta-feira (26) a sexta-feira (28), o 2º Simpósio Educacional, com três dias de formação voltados aos profissionais da rede municipal de ensino e participação de especialistas em educação antirracista, inclusão, neurodiversidade, avaliação biopsicossocial e saberes tradicionais. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o
Vestibulinho da Etec de Caraguatatuba oferece 158 vagas para cursos técnicos e Ensino Médio
Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba para ingresso no primeiro semestre de 2027. O processo seletivo oferece 158 vagas em quatro opções de formação nas áreas de Administração, Meio Ambiente e Recursos Humanos. Os interessados podem se inscrever até as 20h do
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba será prorrogada por mais dois meses
Contribuintes terão mais 60 dias para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Um decreto com mais detalhes sobre a prorrogação do vencimento do Refis ainda será editado e publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta.
Avenida Miguel Varlez recebe Operação Tapa-Buraco da Prefeitura de Caraguatatuba nesta terça-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba promove mais uma Operação Tapa-Buraco com equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) nesta terça-feira (1º/9), na Avenida Miguel Varlez, no trecho entre a ponte do Rio Santo Antônio e a Praça Juscelino Kubitschek, no Jardim Primavera. A iniciativa integra o cronograma permanente de manutenção da