Pesquisar No Site
Caraguatatuba conta com seis unidades do Cras: conheça o mais próximo da sua casa
Caraguatatuba conta com seis unidades do Cras: conheça o mais próximo da sua casa
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, conta atualmente com seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ativos na cidade.
Os equipamentos são a porta de entrada para os serviços sociais no município, além de ofertar serviço e projetos como o da Proteção Social Básica, através dos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Os usuários do serviço também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Atualmente no município contamos com cinco Centros de Referência de Assistência Social – (CRAS), que atendem de forma descentralizada.
O PAIF tem como principal função, apoiar as famílias, com a prevenção da ruptura de laços, além de promover o acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

#PraTodosVerem: Crianças participam de atividades do SCFV (Foto: Divulgação/PMC)
As pessoas prioritárias neste atendimento são famílias que atende os critérios de participação em programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiências ou idosas que vivem em situações de fragilidade.
Já o SCFV é realizado em grupos, de acordo com o ciclo da vida do beneficiado, seja ele criança, adolescentes, adultos ou idosos, buscando complementar o trabalho social com famílias, prevenindo as ocorrências de situações de risco sociais.
O Serviço de Convivência serve ainda para fortalecer as relações famílias e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes.
Conheça a unidade do Cras mais próximo de sua casa:
CRAS CENTRO
Bairros de referência: Benfica, Caputera, Centro, Estrela D’alva, Indaiá, Ipiranga, Jaraguazinho, Jardim Aruan, Jardim Forest, Jardim Francis, Jardim Gaivota, Jardim Jaqueira, Jardim Primavera, Poiares, Ponte Seca, Prainha, Rio do Ouro, Sumaré e Tinga.
Endereço: Rua Antônio Valente, 80 – Jardim Jaqueira
Telefone: (12) 3886-2000
Email: crascentro.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Endereço: Avenida José Benedito de Faria, 488 – Ponte Seca
Telefone: (12) 3883-9796
CRAS SUL
Bairros de referência: Fazenda Serramar, Golfinho, Jaraguá, Jardim Britânia, Jardim do Sindicato, Jardim do Sol, Jardim Tarumã, Morro do Algodão, Pegorelli, Perequê Mirim, Pirassununga, Poço das Antas, Pontal Santa Marina, Porto Novo, Rio Claro, Travessão e Vapapesca.
Endereço: Avenida José Herculano, 6.900 – Porto Novo
Telefone: (12) 3885-2350
Email: crassul.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (CIASC)
Endereço: Avenida José da Costa Pinheiro Junior, 2161 – Perequê Mirim
Telefone: (12) 3888-3086
Núcleo de Atendimento Social – Centro Comunitário do Pegorelli
Endereço: Rua 03, nº 75 – Pegorelli

#PraTodosVerem: Crianças participam de atividades do SCFV (Foto: Divulgação/PMC)
CRAS NORTE
Bairros de referência: Cantagalo, Capricórnio, Casa Branca, Jardim Estella Maris, Jardim Terralão, Martin de Sá, Morro do Querosene, Olaria, Cidade Jardim e Serraria.
Endereço: Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria
Telefone: (12) 3883-6305
Email: crasnorte.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Núcleo de Atendimento Social – Casa Branca
Endereço: Rua Pedro de Oliveira Barbosa, 779 – Casa Branca
Telefone: (12) 3882-1215
Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Endereço: Rua Pedro de Oliveira Barbosa, 100 – Casa Branca
Telefone: (12) 3883-4854
CRAS MASSAGUAÇU
Bairros de referência: Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Pedra Grande, Sertão dos Tourinhos, Capricórnio I, II e III.
Endereço: Rua Itália Baffi Magni, 512 – Massaguaçu
Telefone: (12) 3882-2668.
Email: cras.massaguacu@caraguatatuba.sp.gov.br
Centro Comunitário e Cultural “Calixto Leandro”
Endereço: Avenida Geraldo Alves, 42 – MassaguaçuTelefone: (12) 3882-1909
CRAS JETUBA
Bairros de referência: Jetuba, Alto do Jetuba, Jardim Santa Rosa e Morro do Chocolate.
Endereço: Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba
Telefone: (12) 3889-3565
Email: cras.jetuba@caraguatatuba.sp.gov.br
CRAS BARRANCO ALTO
Bairros de referência: Barranco Alto, Fazenda Serramar, Golfinho, Jardim Britânia, Jardim Helena, Jardim Parnaso, Jardim Saveiro, Mar Azul, Morro do Algodão, Nova Caraguá II, Pirassununga, Poço das Antas, Pontal Santa Marina, Porto Novo, Praia das Palmeiras, Recanto do Sol, Rio Claro, Rio Marinas.
Endereço: Rua Sebastião Paulino Ferreira, 81 – Barranco Alto.
Telefone: (12) 3887-1316
Email: crasba.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Núcleo de Atendimento Social – Centro Comunitário e Cultural José Agostinho de Souza “Paraíba” – Morro do Algodão
Endereço: Rua São Miguel, 1.382 – Morro do Algodão
Telefone: (12) 3888-3447
Veja Também Recentes
Caraguatatuba fortalece presença no turismo da longevidade durante Expo Fórum 60+ 2026
A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba marcou presença na 4ª edição da Expo Fórum de Turismo 60+ 2026, realizada nos dias 11 e 12 de maio, no Centro de Convenções Rebouças. O evento, considerado o maior do mundo voltado exclusivamente ao turismo para o público da longevidade, reuniu profissionais, especialistas,
Caraguatatuba sobe ao pódio na 3ª etapa do Paulista de BMX em Cosmópolis
A equipe de BMX de Caraguatatuba voltou a marcar presença no cenário estadual durante a 3ª etapa do Campeonato Paulista, disputada no último fim de semana, em Cosmópolis. Com nove atletas na competição, o município conquistou títulos, pódios e resultados importantes na busca por pontos no ranking da temporada. O
Guarda Municipal localiza e prende indivíduo com mandado de prisão durante abordagem
Durante patrulhamento preventivo realizado no bairro Perequê-Mirim, na manhã de domingo (31), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba visualizaram quatro indivíduos em atitude suspeita na Rua São Roque, nas proximidades de um local conhecido por recorrentes denúncias relacionadas ao tráfico e uso de entorpecentes. Diante da fundada suspeita,
Fundacc lança primeiros editais da PNAB 2026 em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) lançou na última segunda-feira (25/5), os primeiros editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo II, marcando o início das ações da política cultural federal no município, em 2026. Entre as principais novidades deste ciclo está a
Festival de Vôlei de Praia reúne 24 equipes e abre programação do Caraguá Agita Esportes
O Festival de Vôlei de Praia Masculino movimentou a Arena do Indaiá no último fim de semana (6 e 7) e marcou mais uma etapa do programa Caraguá Agita Esportes 2026, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição reuniu 24 equipes e