Pesquisar No Site

Caraguatatuba conta com seis unidades do Cras: conheça o mais próximo da sua casa

Caraguatatuba conta com seis unidades do Cras: conheça o mais próximo da sua casa
Caraguatatuba conta com seis unidades do Cras: conheça o mais próximo da sua casa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, conta atualmente com seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ativos na cidade.

Os equipamentos são a porta de entrada para os serviços sociais no município, além de ofertar serviço e projetos como o da Proteção Social Básica, através dos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Os usuários do serviço também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Atualmente no município contamos com cinco Centros de Referência de Assistência Social – (CRAS), que atendem de forma descentralizada.

O PAIF tem como principal função, apoiar as famílias, com a prevenção da ruptura de laços, além de promover o acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

#PraTodosVerem: Crianças participam de atividades do SCFV (Foto: Divulgação/PMC)

As pessoas prioritárias neste atendimento são famílias que atende os critérios de participação em programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiências ou idosas que vivem em situações de fragilidade.

Já o SCFV é realizado em grupos, de acordo com o ciclo da vida do beneficiado, seja ele criança, adolescentes, adultos ou idosos, buscando complementar o trabalho social com famílias, prevenindo as ocorrências de situações de risco sociais.

O Serviço de Convivência serve ainda para fortalecer as relações famílias e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes.

Conheça a unidade do Cras mais próximo de sua casa:

CRAS CENTRO

Bairros de referência: Benfica, Caputera, Centro, Estrela D’alva, Indaiá, Ipiranga, Jaraguazinho, Jardim Aruan, Jardim Forest, Jardim Francis, Jardim Gaivota, Jardim Jaqueira, Jardim Primavera, Poiares, Ponte Seca, Prainha, Rio do Ouro, Sumaré e Tinga.
Endereço: Rua Antônio Valente, 80 – Jardim Jaqueira
Telefone: (12) 3886-2000
Email: crascentro.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Endereço: Avenida José Benedito de Faria, 488 – Ponte Seca
Telefone: (12) 3883-9796

CRAS SUL

Bairros de referência: Fazenda Serramar, Golfinho, Jaraguá, Jardim Britânia, Jardim do Sindicato, Jardim do Sol, Jardim Tarumã, Morro do Algodão, Pegorelli, Perequê Mirim, Pirassununga, Poço das Antas, Pontal Santa Marina, Porto Novo, Rio Claro, Travessão e Vapapesca.
Endereço: Avenida José Herculano, 6.900 – Porto Novo
Telefone: (12) 3885-2350
Email: crassul.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (CIASC)
Endereço: Avenida José da Costa Pinheiro Junior, 2161 – Perequê Mirim
Telefone: (12) 3888-3086

Núcleo de Atendimento Social – Centro Comunitário do Pegorelli
Endereço: Rua 03, nº 75 – Pegorelli

#PraTodosVerem: Crianças participam de atividades do SCFV (Foto: Divulgação/PMC)

CRAS NORTE

Bairros de referência: Cantagalo, Capricórnio, Casa Branca, Jardim Estella Maris, Jardim Terralão, Martin de Sá, Morro do Querosene, Olaria, Cidade Jardim e Serraria.
Endereço: Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria
Telefone: (12) 3883-6305
Email:  crasnorte.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Núcleo de Atendimento Social – Casa Branca
Endereço: Rua Pedro de Oliveira Barbosa, 779 – Casa Branca
Telefone: (12) 3882-1215

Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Endereço: Rua Pedro de Oliveira Barbosa, 100 – Casa Branca
Telefone: (12) 3883-4854

CRAS MASSAGUAÇU

Bairros de referência: Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Pedra Grande, Sertão dos Tourinhos, Capricórnio I, II e III.
Endereço: Rua Itália Baffi Magni, 512 – Massaguaçu
Telefone: (12) 3882-2668.
Email:  cras.massaguacu@caraguatatuba.sp.gov.br
Centro Comunitário e Cultural “Calixto Leandro”
Endereço: Avenida Geraldo Alves, 42 – MassaguaçuTelefone: (12) 3882-1909

CRAS JETUBA

Bairros de referência: Jetuba, Alto do Jetuba, Jardim Santa Rosa e Morro do Chocolate.
Endereço: Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba
Telefone: (12) 3889-3565
Email: cras.jetuba@caraguatatuba.sp.gov.br

CRAS BARRANCO ALTO

Bairros de referência: Barranco Alto, Fazenda Serramar, Golfinho, Jardim Britânia, Jardim Helena, Jardim Parnaso, Jardim Saveiro, Mar Azul, Morro do Algodão, Nova Caraguá II, Pirassununga, Poço das Antas, Pontal Santa Marina, Porto Novo, Praia das Palmeiras, Recanto do Sol, Rio Claro, Rio Marinas.
Endereço: Rua Sebastião Paulino Ferreira, 81 – Barranco Alto.
Telefone: (12) 3887-1316
Email: crasba.social@caraguatatuba.sp.gov.br
Núcleo de Atendimento Social – Centro Comunitário e Cultural José Agostinho de Souza “Paraíba” – Morro do Algodão
Endereço: Rua São Miguel, 1.382 – Morro do Algodão
Telefone: (12) 3888-3447

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa Horta nas Escolas leva educação ambiental e práticas sustentáveis a estudantes da rede municipal
Programa Horta nas Escolas leva educação ambiental e práticas sustentáveis a estudantes da rede municipal

Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram, na última quarta-feira (3), do programa Horta nas Escolas, iniciativa que une educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável por meio de atividades teóricas e práticas. A ação foi realizada na EMEF Prof.ª Maria Aparecida

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 08/06/2026
patinação (3)
Patinadora de Caraguatatuba conquista dois títulos em etapa nacional realizada em Londrina

A atleta Sandra Emilia Melocchi representou Caraguatatuba na 2ª etapa do Grande Prêmio Nacional de Patinação Artística e garantiu dois títulos na competição realizada no último fim de semana (30 e 31/5), em Londrina (PR). Promovido pela Dancing Patinação Londrina, o evento reuniu 244 atletas, 19 equipes e representantes de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/06/2026
Alunos recebem certificado de conclusão do curso de Almoxarife e Estoquista em Caraguatatuba
Alunos recebem certificado de conclusão do curso de Almoxarife e Estoquista em Caraguatatuba

Os 15 alunos que participaram do curso de Almoxarife e Estoquista realizado pela Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Escola Técnica de Caraguatatuba (ETEC), concluíram o curso nesta terça-feira (2) e receberam seus certificados. Na qualificação ministrada pela professora da ETEC, Rosemara Martins, os participantes aprenderam as competências

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 02/06/2026
Filmes sobre futebol estão na programação especial de junho do Cineclube Pontos MIS
Filmes sobre futebol estão na programação especial de junho do Cineclube Pontos MIS

Em clima de Copa do Mundo, durante todo o mês de junho, o Cineclube Pontos MIS apresenta uma programação especial com exibições de clássicos do cinema com o tema futebol, sempre às quintas-feiras, às 18h, na Videoteca Lúcio Braun. A entrada é gratuita, e não é necessário retirar ingresso antecipadamente. A

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/06/2026
Profissionais de Saúde recebem capacitação sobre pré-natal na próxima semana
Profissionais de Saúde recebem capacitação sobre pré-natal na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba vai promover no dia 19 de junho uma capacitação sobre pré-natal voltada a enfermeiras e gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A atividade será realizada no auditório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro. A programação contempla duas turmas, uma às 10h

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 11/06/2026