Pesquisar No Site

Prefeitura reforça fiscalização de atividades náuticas em Caraguatatuba

Publicado em: 17/01/2023
Prefeitura reforça fiscalização de atividades náuticas em Caraguatatuba
Prefeitura reforça fiscalização de atividades náuticas em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, segue com o trabalho preventivo de fiscalização e orientação para verificar o cumprimento da legislação que rege as atividades náuticas no município.

#PraTodosVerem: Imagem aberta de praia e área demarcada por raias flutuantes na água (Foto: Divulgação/PMC)

Entre as ações realizadas pelos agentes do Departamento de Posturas está a verificação da sinalização das raias, utilizadas para demarcar o local de entrada e saída de embarcações, além de recomendações sobre os procedimentos para o bom convívio e segurança dos banhistas.

Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, estão sendo abordados os profissionais credenciados que atuam com embarcações turísticas e equipamentos recreativos. “Em seguida, reforçaremos as ações no mar, na medida do possível, uma vez que essas ações são realizadas prioritariamente pela Marinha”, destacou.

Na última segunda-feira (16), Cardozo se reuniu com o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos (Gbmar) do Litoral Norte, capitão João Rapacci, com o objetivo de ampliar o trabalho conjunto nas praias.

“Na alta temporada, aumenta o número de banhistas e equipamentos náuticos nas praias, sendo muito comum ver pessoas dentro das raias das embarcações, aumentando o risco de acidentes. Com isso, o capitão irá conversar com suas equipes para que reforcem a orientação sobre o acesso às raias”, completou o secretário.

#PraTodosVerem: Secretário de Urbanismo de Caraguatatuba, Wilber Cardozo, e o comandante do Gbmar, capitão João Rapacci, conversando durante reunião (Foto: Divulgação/PMC)

As atividades, embarcações e equipamentos náuticos são fiscalizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com a Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, com a finalidade de evitar riscos à integridade física dos cidadãos nas praias do município e respectivas áreas adjacentes.

Manual de Boas Práticas Náuticas

Ainda pensando na segurança da população, a Prefeitura elaborou e está distribuindo um “Manual de Boas Práticas Náuticas”, desenvolvido a partir do Decreto Municipal nº 238/2015, que regulamenta as atividades náuticas comercialmente exploradas nas praias da cidade.

O material impresso está sendo entregue para cada um dos 30 empresários credenciados para o exercício de 2023 a 2025. Além disso, o manual será disponibilizado para marinas e garagens náuticas. O conteúdo também pode ser consultado no site www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-urbanismo/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri

Foram necessários somente dois dias para a Prefeitura de Caraguatatuba reconstruir a ponte de pedestres sobre o rio Guaxinduba, que liga o bairro Cantagalo à região do Colibri. Os responsáveis pela obra são as Secretarias de Obras Públicas e Serviços Públicos (Sesep), Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira (14) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/03/2024
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não funcionarão nesta sexta-feira (29/3), em decorrência do feriado da Paixão de Cristo. Alguns serviços públicos estarão de plantão no período da Páscoa. O expediente continua na segunda-feira (1°/4), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/03/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024