Pesquisar No Site

Prefeitura capacita profissionais no programa de Redução de Danos para prevenção de ISTs/HIV/AIDS

Publicado em: 09/01/2023
Prefeitura capacita profissionais no programa de Redução de Danos para prevenção de ISTs/HIV/AIDS
Prefeitura capacita profissionais no programa de Redução de Danos para prevenção de ISTs/HIV/AIDS

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde iniciou neste ano, o programa de Redução de Danos, uma estratégia para melhorar a qualidade de vida de quem usa drogas, principalmente as injetáveis, e assim, minimizar os riscos associados ao uso das substâncias ilícitas.

#PraTodosVerem: Dois agentes leem material informativo da capacitação (Foto: Divulgação/PMC)

Para dar andamento ao programa, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) realiza capacitação de agentes de prevenção que percorrerão o município, abordando e orientando estas pessoas sobre como reduzir os danos à saúde.

Em seguida, passam por capacitação para conhecer os serviços ofertados no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) e até o final do mês iniciam os trabalhos externos.

Após o período de capacitação, os agentes visitarão pontos estratégicos do município habitualmente frequentados pelos usuários de drogas, principalmente durante a tarde e noite. Será orientado sobre o risco do compartilhamento de seringas e agulhas e informado sobre os serviços de saúde disponibilizados para detectar doenças como hepatites, sífilis e HIV/AIDS. Também haverá distribuição de insumos para prevenção.

Segundo o enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, os usuários de álcool e outras drogas, são pessoas normalmente afetadas pelas ISTs, HIV/AIDS e pelas hepatites virais, devido à relação ao risco de exposição sexual ou pelo compartilhamento de objetos para uso de drogas.

“Nosso objetivo é reduzir os riscos da contaminação, sem necessariamente, interromper o uso, e orientando ainda, sobre a oferta dos serviços públicos”, destacou Portes.

UAMI

É um equipamento da Secretaria de Saúde que oferece os testes rápidos de HIV/AIDS, hepatites B e C e sífilis. Também possui os serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), ambulatório de hormonização e o trabalho de prevenção em todo município e de capacitação dos profissionais de saúde para teste rápido e diagnóstico. O espaço também oferece gratuitamente, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.

O teste rápido é aberto para toda população acima de 12 anos de idade. Caso o resultado seja positivo para alguma doença, é iniciado imediatamente tratamento com medicação de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus no organismo e atendimento com médico infectologista, psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. O local também faz coleta de exames de laboratório e citológico.

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, agiu rapidamente para evitar a tentativa de cercamento ilegal de uma área pública no bairro Rio do Ouro. Os fiscais, com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), conseguiram impedir a ação que visava

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024