Pesquisar No Site

Moradores de domicílios não recenseados devem ligar gratuitamente para o “Disque-Censo”

Moradores de domicílios não recenseados devem ligar gratuitamente para o “Disque-Censo”
Moradores de domicílios não recenseados devem ligar gratuitamente para o “Disque-Censo”

Moradores de Caraguatatuba, que ainda não receberam a visita dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podem agendá-la por meio do Disque Censo, no número 137.

O 137 é um telefone gratuitito disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando diariamente (incluindo fins de semana e feriados), das 8h às 21h30.

#PraTodosVerem: Agente censitário supervisor (ACS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fazendo a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em rua do Jardim Britânia, em Caraguatatuba. (Foto: Divulgação/PMC)

O IBGE divulgou uma prévia da pesquisa censitária no dia 28 de dezembro. Até o momento, a coleta contabilizou 132.558 habitantes em Caraguatatuba. O total representa um aumento de 31.718 moradores em relação ao Censo de 2010, perfazendo um acréscimo de 31,45% no número de habitantes do município. Caraguá ainda lidera o ranking populacional do Litoral Norte e é a 7ª cidade mais populosa da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. 

A divulgação cumpriu a legislação que determina o fornecimento anual do cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país ao Tribunal de Contas da União (TCU). As informações servem para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes de cada cidade brasileira.

A cobertura do Censo 2022 em Caraguatatuba envolve 141 recenseadores, dois de agentes censitários municipais (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte, distribuídos em dois Postos de Coleta do IBGE. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município.  Os resultados definitivos estão previstos para serem divulgados ao longo de 2023.

Disque-Censo 137

Ao discar o número “137”, o usuário responderá um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicita informações como telefone, e-mail, endereço e nome, confirmando assim se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado. Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo Demográfico 2022, o representante do IBGE agendará uma visita. A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

#PraTodoVerem: Cartaz do Disque-Censo com os dizeres “ligue para 137 e informe”, “a ligação é gratuita” e https://censo2022.ibge.gov.br/, em destaque e uma foto de uma recenseadora (Agência IBGE Notícias)

É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. O QR Code do crachá do profissional também direciona para o site Respondendo ao IBGE.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba

O final de semana será animado com os jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal 2024, no Ginásio do Poiares. O evento contará com diversas partidas entre as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), estão programados 15

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024