Pesquisar No Site
Equipes do Corpo de Bombeiros realizam treinamento no Rio do Ouro para possível resgate de ilhados

Equipes do Corpo de Bombeiros realizam treinamento no Rio do Ouro para possível resgate de ilhados
O Grupamento de Bombeiros de Caraguatatuba realizou um treinamento no Rio do Ouro com simulação de possíveis resgates de pessoas ilhadas. A iniciativa faz parte da Operação Enchente e tem como finalidade o atendimento em caso de cheias de rio do Litoral Norte.
Além da simulação, os bombeiros fizeram a montagem do sistema Ferring Boat, técnica de lançamento de sacola de arremesso e técnicas de remo.

#PraTodosVerem: Bombeiros estão dentro de um bote vermelho que está amarro por cordas (Foto: Divulgação)
Segundo a corporação, o bairro Rio do Ouro foi escolhido devido à forte correnteza, com o intuito de simular a dificuldade encontrada em uma ocorrência real.
Ainda de acordo com o comando, todos os bombeiros devem estar preparados para atender a estes chamados, já que as chuvas fazem diversas vítimas todos os anos na região.
A preocupação é que durante a estação do verão, casos de alagamentos aumentam e a corporação quer estar preparada para atender essas ocorrências.
Em geral, as altas temperaturas são a principal causa das ocorrências de chuvas intensas, o que pode causar enchentes, inundações e destruições nas cidades.
Diariamente é feito o acompanhamento da previsão meteorológica, juntamente às equipes de monitoramento da Defesa Civil, de forma a ter homens e mulheres preparados para atuar nas situações mais adversas que possam ocorrer, de forma técnica e tática, zelando sempre pela segurança.
A orientação do Corpo de Bombeiros em casos de enchentes e alagamentos é evitar andar por ruas alagadas; manter-se longe da rede elétrica; não se aventurar e enfrentar correntezas, inclusive de carro; ficar em lugar seguro; se for necessário andar pela enchente, ande próximo a muros; se houver raios, sempre ter cuidado em áreas abertas como estacionamentos, praias e campos de futebol; Nesse caso, se estiver na praia, rio, lago ou piscina, sair imediatamente; e se precisar, peça ajuda pelo telefone de emergência 193.
Veja Também Recentes

20º Festival da Tainha começa na próxima semana em Caraguatatuba
Tem início na próxima quarta-feira (9/7), às 12h, a 20ª edição do Festival da Tainha, que será realizado na Praça de Eventos do bairro Porto Novo, região sul de Caraguatatuba. O evento é uma realização do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e da

Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba
O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 677 procedimentos formalizados dos 1.372 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Desse total, 695 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de maio foi marcado por problemas com envio de produtos

Caraguatatuba garante plantão de serviços essenciais no feriado de Santo Antônio
As repartições públicas municipais de Caraguatatuba não funcionam na próxima sexta-feira (13/6), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana monitoram as ruas

“Mostra Livre de Cinema 2025” traz sessões gratuitas em vários locais da cidade
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) em parceria com o programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som, realiza a “Mostra Livre de Cinema 2025″ com entrada gratuita. A Mostra é um festival internacional realizado em diversas cidades do estado de São Paulo e ao longo

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população