Pesquisar No Site

Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba orienta sobre recolhimento de animais

Publicado em: 09/01/2023
Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba orienta sobre recolhimento de animais
Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba orienta sobre recolhimento de animais

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba é um órgão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba e seu trabalho é pautado por leis federais, estaduais e municipais, com foco na prevenção de Zoonoses (doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos), como raiva, dengue, febre amarela, leishmaniose tegumentar e visceral, febre maculosa, entre outras.

#PraTodosVerem: Dois cães dentro de canil do CCZ (Foto: Divulgação /PMC)

Diante disso, o CCZ orienta sobre o serviço de recolhimento de animais e destaca que o atendimento é feito para aqueles que apresentam risco à saúde pública e à segurança das pessoas. Apenas são recolhidos animais em locais públicos, quando estão doentes, colocando alguém em risco ou que estejam em risco.

O recolhimento de animais de pequeno porte será apenas em casos de animais agressivos, causadores de danos ao meio ambiente, em sofrimento e invasores de propriedades particulares e em risco.

Em caso de animais de grande porte soltos em área urbana eles podem ser recolhidos, principalmente próximos de rodovia colocando em risco a vida das pessoas. As denúncias devem ser feitas no canal 156.

O CCZ reforça que não recebe animais que tenham proprietário e não tem função de atendimento clínico. O município possui o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público, onde um dos itens é não receber animais encaminhados por munícipes, apenas em situações que seja necessário o recolhimento.

Segundo o coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, o trabalho é reforçado por meio de palestras e atendimento de munícipes sobre a ‘Posse Responsável’. “Existe uma série de responsabilidades que a pessoa adquire após adoção de um animal. Por isso é importante ter certeza da atitude. Abandonar animal no CCZ é considerado crime de maus-tratos”, destacou.

O CCZ está localizado na Avenida Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Aruan, telefones: 3887-6888.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Sabotage: Maestro Do Canão tem sessão na Videoteca Lúcio Braun
Sabotage: Maestro Do Canão tem sessão na Videoteca Lúcio Braun

Comemorando o mês do Hip Hop, o Cineclube Sambaqui em parceria com aFundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba promovesessão especial do filme Sabotage: Maestro Do Canão na Videoteca LúcioBraun, na sexta-feira (31/3), às 19h30. A classificação é 16 anos e a entrada é gratuita e após a sessão

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/03/2023
9ª Conferência Municipal de Saúde de Caraguatatuba abre os trabalhos na sexta-feira
9ª Conferência Municipal de Saúde de Caraguatatuba abre os trabalhos na sexta-feira

Na próxima sexta-feira (24), às 18h30, será realizada abertura dos trabalhos da 9ª Conferência Municipal de Saúde, no Teatro Mario Covas, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba e o Conselho Municipal de Saúde (Comus). As atividades continuam no sábado (25), das 7h às 18h. A 9ª Conferência tem como tema ‘Garantir

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2023
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais de 90 aprovados do Concurso de 2018
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais de 90 aprovados do Concurso de 2018

A 125ª convocação do Concurso Público 01/2018 da Prefeitura de Caraguatatuba trouxe 92 aprovados na Edição 1.015 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quinta-feira (30/3). Os convocados de 11 funções devem se apresentar nas próximas segunda, terça e quarta-feira (3, 4 e 5/4), das 9h às 16h30, no

Leia Mais Notícias Publicado em 31/03/2023
Caraguatatuba inicia nova programação de serviços do ‘Bairro a Bairro’
Caraguatatuba inicia nova programação de serviços do ‘Bairro a Bairro’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, promove na próxima semana mais uma programação do programa ‘Bairro a Bairro’. De segunda-feira (3) até sexta-feira (7), as equipes irão se dividir entre a orla da Martim de Sá, Indaiá e Centro, além dos bairros da Prainha, Martim

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 31/03/2023
Fundo Social de Caraguatatuba informa que fará descarte de roupas sem condições de uso
Fundo Social de Caraguatatuba informa que fará descarte de roupas sem condições de uso

O Fundo Social de Caraguatatuba agradece a população pelas mais de 100 mil peças de roupas doadas durante o acontecimento das chuvas e esclarece que parte dessas peças, entre 10% e 15% do montante, não estão em condições mínimas de uso. Com essas peças de sapatos e roupas rasgadas, manchadas,

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 15/03/2023