Pesquisar No Site

Caraguatatuba entrega primeiro serviço de acolhimento para mulheres vítimas de violência da RMVale e Litoral

Destaques
Caraguatatuba entrega primeiro serviço de acolhimento para mulheres vítimas de violência da RMVale e Litoral
Caraguatatuba entrega primeiro serviço de acolhimento para mulheres vítimas de violência da RMVale e Litoral

A Prefeitura de Caraguatatuba entregou na manhã desta sexta-feira (06), mais um equipamento voltado aos direitos da mulher.

Pioneiro na região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o município conta agora com serviço de acolhimento provisório para mulheres vítimas de violência.

O espaço servirá para acolher mulheres acima de 18 anos de idade em situação de violência doméstica e poderão ser acompanhadas de seus filhos, se forem menores de 18 anos de idade. O serviço busca romper o ciclo de violência por elas vivenciada, podendo ficar por no máximo 30 dias.

#PraTodosVerem: Autoridades e familiares da homenageada descerram a placa inaugural (Foto: Divulgação/PMC)

Na casa haverá oferta de serviços com equipe multidisciplinar, encaminhamentos para rede de proteção, acesso aos direitos por meio de acolhimento especializado e apoio para reorganização de vida com promoção da autonomia, segurança e autoestima.

O local tem capacidade para acolher até 10 usuárias, que podem ser encaminhadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e Plantão do Creas. A equipe é composta por assistente social, psicóloga, educadora social, administrativo e segurança 24 horas.

A inauguração contou com a presença de secretários e vereadores municipais, representantes da secretaria de assistência social de Jacareí e da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), além de mulheres que já vivenciaram situações de violência e superaram através dos serviços municipais.

A casa de acolhimento recebeu o nome da assistente social Danielly Patrícia Pegoretti Barbosa que durante 19 anos atuou na Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba, e veio a falecer em setembro de 2021, deixando exemplo de amar, servir à comunidade e ajudar ao próximo, de forma justa e dedicada.

O primo da homenageada Adriano Barbosa parabenizou o poder público pelo serviço e agradeceu a homenagem. “A Dani foi uma mulher muito especial e mostrou na sua vida o quanto é importante nos preocuparmos com o próximo. Não existe se doar mais e se doar menos, existe se doar diferente. Que essa homenagem faça com que os profissionais atuem de forma diferenciada com as mulheres que procurarem o serviço”, declarou.

Para a presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, Samara Aguilar, a entrega do equipamento é mais um passo de apoio e força de maturação para que um dia o serviço não seja mais necessário. “Que tenhamos um olhar diferente e carinhoso no atendimento. Que seja um lugar aonde as mulheres cheguem, se estruturem, reestabelecem e consigam viver a sua vida de forma livre”, ressaltou.

O prefeito Aguilar Junior destacou a entrega como mais um projeto do plano de governo sendo cumprido e relembrou em 2016 quando idealizou os serviços voltados à mulher, como o Pró-Mulher.

“De lá pra cá foram surgindo outras demandas ao público feminino, como o Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM e agora este, mais um pioneirismo de minha gestão, criado para garantir direitos da mulher. Estou feliz de dar mais um passo, mas torço para que um dia espaço como esse não seja mais necessário e que as mulheres possam viver livres, independentes e respeitadas onde quiserem. Quero deixar o legado como o homem que transformou a vida das pessoas na cidade”, concluiu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários. Até o momento, 4.149 pessoas foram imunizadas. A Secretaria de Saúde estima que 66 mil devam ser vacinadas. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/04/2024
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024