Pesquisar No Site
Caraguatatuba amplia vacinação contra Meningite C em adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados

Caraguatatuba amplia vacinação contra Meningite C em adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, amplia a vacinação contra Meningite C nos adolescentes de 15 a 19 anos ainda não vacinados. A recomendação é da Divisão de Imunização do Estado de São Paulo e seguirá até o final de fevereiro.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde aplica vacina em braço de adolescente (Foto: Divulgação/PMC)
O alerta para esta faixa etária, pois são os principais responsáveis pela circulação da doença na população, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo (bactéria) na nasofaringe.
Essa ampliação ocorrerá enquanto durar o estoque municipal. Essa mesma vacina continua sendo direcionada para crianças não vacinadas até 14 anos, 11 meses e 29 dias e para trabalhadores da saúde (temporariamente até fevereiro de 2023).
A meningite C, também conhecida como meningite meningocócica do tipo C, é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria meningitidis que pode ser fatal caso não seja tratada corretamente. Esta infecção pode acontecer em qualquer idade, mas é mais frequente em crianças com menos de cinco anos.
Os sintomas iniciais são bastante semelhantes aos da gripe e, por isso, o diagnóstico pode ser mais difícil, atrasando o início do tratamento e aumentando a probabilidade de desenvolver sequelas, como surdez, amputação e lesões cerebrais.
Assim, é recomendado que sempre que exista suspeita de meningite C, a criança deve ser vista pelo pediatra para que sejam avaliados os sintomas e sejam realizados os exames necessários para iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Os principais sintomas são rigidez na nuca, o que torna difícil encostar o queixo no peito; febre alta; dor de cabeça; confusão mental; dor de garganta; vômitos; sonolência e falta de apetite.
A forma mais fácil e eficaz de se prevenir contra a meningite é com a vacinação, que pode ser administrada a partir dos três meses de idade. A vacina é disponibilizada em qualquer unidade de saúde e tem duração que varia entre um e dois anos e, por isso, deve ser tomado reforço em crianças até quatro anos e em adolescentes entre 12 e 13 anos.
As Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, para atualização da carteira vacinal. É necessário levar documento com foto e a Carteira de Vacinação. Confira as unidades: https://tinyurl.com/mrxe47b2.
Veja Também Recentes

Espaço Hartãt exibe documentário “A Pajé” neste sábado
O Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, exibe, gratuitamente, neste sábado (14), às 19h, o documentário “A Pajé” – obra que mergulha na força espiritual, cultural e política das mulheres da etnia Yawanawa, na Amazônia acreana. Após a exibição, está previsto um bate-papo com a codiretora, Nelma Salomão, que também atuou na produção do

Conselho Municipal de Segurança Alimentar elege representantes da sociedade civil
A população elegeu os representantes da sociedade civil organizada no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Caraguatatuba para o Biênio 2025/2027 na última sexta-feira (6/6) em eleição realizada na sede da Casa dos Conselhos, no bairro Jardim Aruan. Os novos membros eleitos do COMSEA integram diversas entidades

Guarda Civil de Caraguatatuba recupera veículo furtado no Centro
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recuperou um veículo furtado e deteve o suspeito na tarde de segunda-feira (9), após ação conjunta com o Centro de Operações Integradas (COI). O caso ocorreu na Rua Vicente Orlando, nas proximidades do Terminal Rodoviário. O veículo Fiat Uno, produto de furto ocorrido em

Caraguatatuba conclui curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos com 71 participantes
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba realizou o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos na manhã de terça-feira (24), no salão Monteiro Lobato, na sede da Secretaria Municipal de Educação, e reuniu 71 participantes. Trata-se de um aumento considerável de participantes em relação à última edição, que

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 100 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 24 de junho, das 8h às 12h, no salão Monteiro Lobato, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Rio de Janeiro,