Pesquisar No Site

Caraguatatuba amplia vacinação contra Meningite C em adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados

Publicado em: 24/01/2023
Caraguatatuba amplia vacinação contra Meningite C em adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados
Caraguatatuba amplia vacinação contra Meningite C em adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, amplia a vacinação contra Meningite C nos adolescentes de 15 a 19 anos ainda não vacinados. A recomendação é da Divisão de Imunização do Estado de São Paulo e seguirá até o final de fevereiro.

#PraTodosVerem: Profissional de saúde aplica vacina em braço de adolescente (Foto: Divulgação/PMC)

O alerta para esta faixa etária, pois são os principais responsáveis pela circulação da doença na população, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo (bactéria) na nasofaringe.

Essa ampliação ocorrerá enquanto durar o estoque municipal. Essa mesma vacina continua sendo direcionada para crianças não vacinadas até 14 anos, 11 meses e 29 dias e para trabalhadores da saúde (temporariamente até fevereiro de 2023).

A meningite C, também conhecida como meningite meningocócica do tipo C, é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria meningitidis que pode ser fatal caso não seja tratada corretamente. Esta infecção pode acontecer em qualquer idade, mas é mais frequente em crianças com menos de cinco anos.

Os sintomas iniciais são bastante semelhantes aos da gripe e, por isso, o diagnóstico pode ser mais difícil, atrasando o início do tratamento e aumentando a probabilidade de desenvolver sequelas, como surdez, amputação e lesões cerebrais.

Assim, é recomendado que sempre que exista suspeita de meningite C, a criança deve ser vista pelo pediatra para que sejam avaliados os sintomas e sejam realizados os exames necessários para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Os principais sintomas são rigidez na nuca, o que torna difícil encostar o queixo no peito; febre alta; dor de cabeça; confusão mental; dor de garganta; vômitos; sonolência e falta de apetite.

A forma mais fácil e eficaz de se prevenir contra a meningite é com a vacinação, que pode ser administrada a partir dos três meses de idade. A vacina é disponibilizada em qualquer unidade de saúde e tem duração que varia entre um e dois anos e, por isso, deve ser tomado reforço em crianças até quatro anos e em adolescentes entre 12 e 13 anos.

As Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, para atualização da carteira vacinal. É necessário levar documento com foto e a Carteira de Vacinação. Confira as unidades: https://tinyurl.com/mrxe47b2.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe neste final de semana Projeto Verão 2023 do Circuito Cultural
Caraguatatuba recebe neste final de semana Projeto Verão 2023 do Circuito Cultural

Com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, o município recebe nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, na Praça Antonio Fachini, na Martim de Sá, o Projeto Verão 2023 do Circuito Cultural. O evento traz para Caraguatatuba apresentações, oficinas interativas de desenho, música, dança, teatro, atividades circenses e audiodescrição. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 10/01/2023
Prefeitura faz palestra sobre legislação de transporte público, trânsito e comportamentos para motoristas da Fênix
Prefeitura faz palestra sobre legislação de transporte público, trânsito e comportamentos para motoristas da Fênix

Agentes de trânsito e transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ministraram palestra para cerca de 90 motoristas da empresa Expresso Fênix, concessionária do transporte coletivo de Caraguatatuba. Na pauta, informações sobre regras de trânsito e comportamento junto aos usuários. De acordo com a secretaria, é importante

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/01/2023
Pilotos desafiam a gravidade no Freestyle Motocross Show em Caraguatatuba
Pilotos desafiam a gravidade no Freestyle Motocross Show em Caraguatatuba

Os pilotos Fred Kyrillos e Jeff Campacci se apresentaram no Freestyle Motocross (FMX) Show na manhã do último domingo (29/01), na Arena Verão Esportiva 2023, em Caraguatatuba. O público presenciou toda a perícia dos motociclistas traduzida em manobras como o “Nine-o-clock” (9h), “Superman” e “Backflip” (Giro de 360 graus para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 30/01/2023
1Rio do Ouro, A.E. Grêmio, Morro do Chocolate F.C. e Lion F.C. disputam as semifinais do Campeonato de Beach Soccer
Rio do Ouro, A.E. Grêmio, Morro do Chocolate F.C. e Lion F.C. disputam as semifinais do Campeonato de Beach Soccer

Foram definidos na noite de terça-feira os times semifinalistas do Campeonato de Beach Soccer 2023. Passaram de fase Rio do Ouro, A.E. Grêmio, Morro do Chocolate F.C. e Lion F.C.. As partidas estão marcadas para esta quinta-feira (2/2), na quadra de areia montada na Arena Verão Esportiva, na Praia do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/02/2023
Apresentações do Pôr do Som e Vem Pro Som entram na última semana em Caraguatatuba
Apresentações do Pôr do Som e Vem Pro Som entram na última semana em Caraguatatuba

Janeiro vem chegando ao fim e, com ele, as apresentações do Pôr do Som e Vem Pro Som entram em sua última semana em Caraguatatuba. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, promove até o dia 29 de janeiro, a programação dos dois eventos. Os shows dos artistas locais

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 24/01/2023