Pesquisar No Site

Verão chega com temperaturas mais amenas, mas previsão de chuvas unem órgãos para estação segura e eficaz

Verão chega com temperaturas mais amenas, mas previsão de chuvas unem órgãos para estação segura e eficaz
Verão chega com temperaturas mais amenas, mas previsão de chuvas unem órgãos para estação segura e eficaz

O verão, estação mais esperada do ano para o Litoral Norte, chega às 18h48 do próximo dia 21. Com ele, vem também a preocupação com as famosas chuvas que tendem a causar transtornos na região.

Por isso, nesta sexta-feira (16), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior e representantes de órgãos como Climatempo, Defesas Civis, Polícia Militar Rodoviária e Ambiental, Grupo de Bombeiros Marítimos (GBMar), Câmara Municipal, e empresas como Sabesp estiveram reunidos com a EDP, concessionária de Energia Elétrica na cidade, para acompanhar o Plano de Verão para atendimento da comunidade até março de 2023.

#PraTodosVerem: Meteorologista Marcelly está em pé e explica situação do clima (Foto: Luis Gava/PMC)

A meteorologista Marcely Sonderman, do Climatempo, destacou que no litoral tem muita umidade chegando, fica quente durante o dia e no final da tarde chegam tempestades de raios e rajadas de vento, problemas recorrentes durante o verão. “Agora em dezembro, até o dia 19, a gente vê que a frente fria já passou, mas ainda tem bastante precipitações. Então, teremos chuvas bem constantes”.

Ela explicou, ainda, que como tem muita nebulosidade, a tendência é ter temperaturas mais amenas, ajudado pelo fenômeno Lã Nina, que deixa o verão menos rigoroso. “Para os próximos 45 dias, serão pancadas de chuvas, com um corredor de umidade atuando ao longo do dia”“.

Segundo a meteorologista, fevereiro tem mais umidade e dias mais nebulosos, com chuvas frequentes e de muita intensidade, enquanto março não há previsão de um volume tão grande de chuvas.

#PraTodosVerem: Autoridades sentadas acompanham em eventos da EDP (Foto: Luis Gava/PMC)

O prefeito Aguilar Junior fez questão de agradecer a parceria que tem com a EDP e os outros órgãos, sobretudo nessa temporada que acredita que será a maior de todos os tempos, com expectativa da cidade receber mais de 500 mil turistas entre o período de 26 de dezembro e 3 de janeiro de 2023.

“A gente já vem trabalhando nos últimos dias no planejamento estratégico para que consiga, além de manter todos os serviços acontecendo na cidade, acolher bem o turista, veranista, porque é o momento que saímos de 130 mil habitantes para mais de 500 mil. É um grande desafio pensar em tudo e a gente depende mais de saber como vai ficar no nosso tempo”, explicou.

#PraTodosVerem: Capitão Campos Junior está em pé e fala aos presentes (Foto: Luis Gava/PMC)

O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, destacou a importância da criação do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que se aprimorou ao longo dos anos e que o diferencial é o atendimento às pessoas. “Quando a coisa aperta, as relações interpessoais fazem com que tudo isso funcione. A resposta mais quantitativa, mais abrangente, mostra  como nossas relações tem sido importantes”.

Plano Verão

Para atender as ocorrências com mais agilidade, a EDP intensificou o treinamento das equipes de atendimento ao cliente e as manutenções preventivas da rede de energia elétrica neste período que a demanda têm um aumento de 65%.

Diante dos desafios, a EDP destacou que consolida todo trabalho feito durante o ano e reforça o efetivo para situações de emergência, a fim de reduzir o impacto dos fenômenos naturais e das condições meteorológicas ao fornecimento de energia. “Reduzir a quantidade de desligamentos, limitar os impactos e restabelecer a energia o mais rápido possível são as metas desta operação, que começa agora em dezembro e segue até o dia 31 de março”.

Ainda conforme a empresa, Plano Verão vai realizar o monitoramento diário para a manutenção da eficiência do atendimento em campo e montar um atendimento especial para fins de semana em que a previsão seja de tempo instável e chuvas.

Segurança para todos

Para prevenir acidentes com descargas elétricas a EDP orienta sobre alguns cuidados a serem tomados durante os temporais:

– Evite ficar em locais abertos e jamais procure abrigo em árvores ou postes. Procure um local fechado até a tempestade passar;

– Jamais se aproxime de cabos partidos ou fios soltos. Chame imediatamente a concessionária;

– Não tente retirar objetos das redes. Isso vale para pipas, tênis ou até animais;

– Durante o temporal, retire equipamentos das tomadas;

– Não faça manutenção ou instalação de antena de TV quando estiver chovendo;

– Se houver alagamento, desligue os equipamentos e retire imediatamente tudo das tomadas;

– Em caso de fios partidos ou cabos caídos, jamais se aproxime do local. Chame imediatamente a EDP.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março

Após a temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba segue com a operação Tapa-buracos em diversos bairros da cidade, tendo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob) como responsável pelo serviço de manutenção da pavimentação das vias asfaltadas. Em março, foram executados 263 operações Tapa-buracos, beneficiando  bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/04/2024
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre

Caraguá vai receber neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, a partir das 10h. Em preparação ao evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anunciou o fechamento do acesso ao Morro Santo Antônio para veículos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
título eleitoral Foto divulgação TRE-AL
Eleitores de Caraguatatuba têm até dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar título eleitoral

O prazo para solicitar o título eleitoral pela primeira vez, transferir ou regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio (quarta-feira), no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já tem a

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024