Pesquisar No Site

Verão chega com temperaturas mais amenas, mas previsão de chuvas unem órgãos para estação segura e eficaz

Verão chega com temperaturas mais amenas, mas previsão de chuvas unem órgãos para estação segura e eficaz
Verão chega com temperaturas mais amenas, mas previsão de chuvas unem órgãos para estação segura e eficaz

O verão, estação mais esperada do ano para o Litoral Norte, chega às 18h48 do próximo dia 21. Com ele, vem também a preocupação com as famosas chuvas que tendem a causar transtornos na região.

Por isso, nesta sexta-feira (16), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior e representantes de órgãos como Climatempo, Defesas Civis, Polícia Militar Rodoviária e Ambiental, Grupo de Bombeiros Marítimos (GBMar), Câmara Municipal, e empresas como Sabesp estiveram reunidos com a EDP, concessionária de Energia Elétrica na cidade, para acompanhar o Plano de Verão para atendimento da comunidade até março de 2023.

#PraTodosVerem: Meteorologista Marcelly está em pé e explica situação do clima (Foto: Luis Gava/PMC)

A meteorologista Marcely Sonderman, do Climatempo, destacou que no litoral tem muita umidade chegando, fica quente durante o dia e no final da tarde chegam tempestades de raios e rajadas de vento, problemas recorrentes durante o verão. “Agora em dezembro, até o dia 19, a gente vê que a frente fria já passou, mas ainda tem bastante precipitações. Então, teremos chuvas bem constantes”.

Ela explicou, ainda, que como tem muita nebulosidade, a tendência é ter temperaturas mais amenas, ajudado pelo fenômeno Lã Nina, que deixa o verão menos rigoroso. “Para os próximos 45 dias, serão pancadas de chuvas, com um corredor de umidade atuando ao longo do dia”“.

Segundo a meteorologista, fevereiro tem mais umidade e dias mais nebulosos, com chuvas frequentes e de muita intensidade, enquanto março não há previsão de um volume tão grande de chuvas.

#PraTodosVerem: Autoridades sentadas acompanham em eventos da EDP (Foto: Luis Gava/PMC)

O prefeito Aguilar Junior fez questão de agradecer a parceria que tem com a EDP e os outros órgãos, sobretudo nessa temporada que acredita que será a maior de todos os tempos, com expectativa da cidade receber mais de 500 mil turistas entre o período de 26 de dezembro e 3 de janeiro de 2023.

“A gente já vem trabalhando nos últimos dias no planejamento estratégico para que consiga, além de manter todos os serviços acontecendo na cidade, acolher bem o turista, veranista, porque é o momento que saímos de 130 mil habitantes para mais de 500 mil. É um grande desafio pensar em tudo e a gente depende mais de saber como vai ficar no nosso tempo”, explicou.

#PraTodosVerem: Capitão Campos Junior está em pé e fala aos presentes (Foto: Luis Gava/PMC)

O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, destacou a importância da criação do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que se aprimorou ao longo dos anos e que o diferencial é o atendimento às pessoas. “Quando a coisa aperta, as relações interpessoais fazem com que tudo isso funcione. A resposta mais quantitativa, mais abrangente, mostra  como nossas relações tem sido importantes”.

Plano Verão

Para atender as ocorrências com mais agilidade, a EDP intensificou o treinamento das equipes de atendimento ao cliente e as manutenções preventivas da rede de energia elétrica neste período que a demanda têm um aumento de 65%.

Diante dos desafios, a EDP destacou que consolida todo trabalho feito durante o ano e reforça o efetivo para situações de emergência, a fim de reduzir o impacto dos fenômenos naturais e das condições meteorológicas ao fornecimento de energia. “Reduzir a quantidade de desligamentos, limitar os impactos e restabelecer a energia o mais rápido possível são as metas desta operação, que começa agora em dezembro e segue até o dia 31 de março”.

Ainda conforme a empresa, Plano Verão vai realizar o monitoramento diário para a manutenção da eficiência do atendimento em campo e montar um atendimento especial para fins de semana em que a previsão seja de tempo instável e chuvas.

Segurança para todos

Para prevenir acidentes com descargas elétricas a EDP orienta sobre alguns cuidados a serem tomados durante os temporais:

– Evite ficar em locais abertos e jamais procure abrigo em árvores ou postes. Procure um local fechado até a tempestade passar;

– Jamais se aproxime de cabos partidos ou fios soltos. Chame imediatamente a concessionária;

– Não tente retirar objetos das redes. Isso vale para pipas, tênis ou até animais;

– Durante o temporal, retire equipamentos das tomadas;

– Não faça manutenção ou instalação de antena de TV quando estiver chovendo;

– Se houver alagamento, desligue os equipamentos e retire imediatamente tudo das tomadas;

– Em caso de fios partidos ou cabos caídos, jamais se aproxime do local. Chame imediatamente a EDP.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura entrega licenças para artesãos habilitados para boxes remanescentes das Praças Diógenes e Antônio Fachini
Prefeitura entrega licenças para artesãos habilitados para boxes remanescentes das Praças Diógenes e Antônio Fachini

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, realizou nesta terça-feira (6/2) a entrega de oito alvarás de funcionamento e as chaves dos boxes remanescentes da Feira Municipal de Artes e Artesanatos. Foram quatro boxes do Polo da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e quatro boxes do Polo da Praça Antônio

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 06/02/2024
Carnaval seguro nas praias e Caraguatatuba registra queda nos afogamentos
Carnaval seguro nas praias e Caraguatatuba registra queda nos afogamentos

Dados do Subgrupamento de Bombeiros Marítimos (SGBMar) apontam que Caraguatatuba teve queda no índice de afogamentos e de óbitos neste Carnaval em relação aos dias de folia do ano passado. Os índices mostram que entre 17 e 21 de fevereiro de 2023, o município registrou duas vítimas salvas, quatro afogamentos,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 14/02/2024
Interessados em aderir às cotas de patrocínio da 1ª Festa da Cultura Japonesa têm até dia 26 para se inscrever
Interessados em aderir às cotas de patrocínio da 1ª Festa da Cultura Japonesa têm até dia 26 para se inscrever

Empresas que queiram patrocinar a 1ª Festa da Cultura Japonesa têm até a próxima segunda-feira (26), para se inscrever. O patrocínio se dará em troca de exploração publicitária da logomarca do patrocinador durante o evento que acontecerá pela primeira vez em Caraguatatuba, de 8 a 10 de março. Podem participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 23/02/2024
CEAMI comemora mais um ano de funcionamento e é referência para coleta de leite materno na região
CEAMI comemora mais um ano de funcionamento e é referência para coleta de leite materno na região

O Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba comemora mais um ano de existência nesta sexta-feira (16). São pelo menos 50 mil atendimentos realizados e diversos avanços, como a implantação do Banco de Leite Humano, em 2018. A abertura do CEAMI teve como objetivo principal conscientizar e apoiar mães

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 16/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba trabalha na recuperação de galeria rompida no Jaraguazinho após chuvas
Prefeitura de Caraguatatuba trabalha na recuperação de galeria rompida no Jaraguazinho após chuvas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), deu início à troca de uma tubulação danificada em uma galeria de águas pluviais no bairro Jaraguazinho nesta quinta-feira (15). A ruptura da tubulação se deu por conta das chuvas e o grande volume de água que desceu

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/02/2024