Pesquisar No Site

Prévia do Censo 2022 mostra Caraguatatuba com mais de 132,5 mil habitantes

Prévia do Censo 2022 mostra Caraguatatuba com mais de 132,5 mil habitantes
Prévia do Censo 2022 mostra Caraguatatuba com mais de 132,5 mil habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou mais uma prévia do Censo Demográfico 2022 na última quarta-feira (28/12).

Até o momento, a coleta contabilizou 132.558 habitantes em Caraguatatuba. O total representa um aumento de 31.718 moradores em relação ao Censo de 2010, perfazendo um acréscimo de 31,45% no número de habitantes do município. Caraguá ainda lidera o ranking populacional do Litoral Norte e é a 7ª cidade mais populosa da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

#PraTodosVerem: Agente censitário supervisor (ACS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fazendo a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em rua do Jardim Britânia, em Caraguatatuba. (Foto: Divulgação/PMC)

A divulgação cumpre a legislação que determina o fornecimento anual o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país ao Tribunal de Contas da União (TCU). As informações servem para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes de cada cidade brasileira.

O instituto finalizou a coleta de dados em 97,2% dos 396 setores censitários de Caraguatatuba. No município restam apenas 2,8% dos setores censitários para serem visitados pelos recenseadores.

O IBGE segue com o Censo Demográfico 2022 durante o mês de janeiro, em todo território nacional. A coleta de dados estatísticos da população brasileira encerraria no dia 31 de outubro, mas o instituto estendeu a contagem em razão do déficit de recenseadores.

A cobertura do Censo 2022 em Caraguatatuba envolve 141 recenseadores, dois de agentes censitários municipais (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte, distribuídos em dois Postos de Coleta do IBGE. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município.

#PraTodoVerem: Recenseadoras do IBGE aguardam em frente uma residência para fazer a coleta dados para o Censo Demográfico (Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)

Em todo o Brasil, o IBGE conta com 60.611 recenseadores, o equivalente a 33,1% das vagas disponíveis para a função. Desde 1º de agosto, 207.750.291 de brasileiros foram recenseados. A estimativa do instituto é que a população brasileira gire em torno de 215,4 milhões de habitantes no momento.

É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. O QR Code do crachá do profissional também direciona para o site Respondendo ao IBGE.

As informações obtidas no Censo Demográfico 2022 atualizam dados de todo o Brasil, fornecendo suporte a políticas públicas, decisões empresariais, e atualizando os cálculos dos Fundos de Participação Municipal e Estadual.  Os resultados definitivos estão previstos para serem divulgados ao longo de 2023.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America

Representantes da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estão nesta semana com exposição e divulgação na feira WTM Latin America, em São Paulo. O evento é voltado à indústria de viagens e turismo e o município tem um espaço no estande do Governo do Estado de São Paulo, junto com outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e apoio da Polícia Militar Ambiental, agiu para neutralizar mais uma tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente (APP). A ação ocorreu no bairro Sumaré, em uma região de morro, onde houve constatação de desmatamento e construção de abrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos. O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024