Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a APAE, inaugura Residência Inclusiva para PcD nessa quinta-feira (8)

Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a APAE, inaugura Residência Inclusiva para PcD nessa quinta-feira (8)
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sepedi) e em parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), inaugura nessa quinta-feira, dia 8, às 10h, no Indaiá, a Residência Inclusiva, que será o domicílio de pessoas com deficiência (PcD), sem vínculos familiares, entre 18 e 59 anos.

#PraTodosVerem: Imagem de um dos quartos da Residência Inclusiva. Há duas camas de solteiro com colchões e roupa de cama e uma mesa de cabeceira entre elas.(Foto: Luís Gava/PMC)
A Residência Inclusiva de Caraguatatuba é a primeira no Litoral Norte. Tem capacidade para abrigar até 10 pessoas e foi criada com o objetivo de proporcionar um lar para pessoas com deficiência, que não possuem família ou tenham elos rompidos.
De acordo com o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, esse é mais um equipamento instituído na gestão do prefeito Aguilar Junior, voltado a garantir proteção de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. “Proporcionar acolhida, segurança e paz a essas pessoas é a principal finalidade desse importante projeto de parceria entre a Prefeitura e a APAE”, ressaltou o secretário da Sepedi.
A instituição é administrada por profissionais da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com supervisão da Sepedi. A assistente social da APAE, Renata Cristiane de Souza é a coordenadora do projeto e conta com uma equipe com mais uma assistente social, uma psicóloga, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, quatro cuidadores, uma cozinheira, um motorista um auxiliar administrativo e outro de serviços gerais.
No momento, a Residência Inclusiva abriga três moradores: um rapaz de 22 anos, aluno da APAE, paratleta da equipe de Caraguatatuba e que faz trabalhos como modelo; também uma jovem de 18 anos, que trabalha em um supermercado da cidade; e um homem de 52 anos.

#PraTodosVerem Imagem de um dos quartos da Residência Inclusiva, há duas camas de solteiro com colchões e roupas de cama, um armário embutido de quatro portas e um banheiro. (Foto: Luís Gava/PMC)
“Os dois primeiros estavam institucionalizados há alguns anos, na Casa da Infância, após sofrerem violação de direitos, por parte da família. Agora têm um lar permanente, onde podem receber visitas, terão atividades socioeducacionais, culturais, fisioterapia, atendimento psicológico, lazer, acompanhamento nutricional e de assistência social. Já o mais velho também tem vínculos familiares rompidos e é usuário do Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso)”, destacou Renata.
A coordenadora do projeto explicou que as atividades iniciaram em agosto e que nesse período foi realizado um trabalho de adaptação dos moradores e fortalecimento de vínculos entre eles. “Eles, agora, são uma família. Essa tem sido uma experiência enriquecedora para todos com resultados muito positivos. A APAE agradece o apoio, confiança e parceria da Prefeitura de Caraguatatuba para implementar e fazer dar certo esse projeto”, afirmou.
Veja Também Recentes

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,