Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública invadida no Barranco Alto

Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública invadida no Barranco Alto
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (23), uma ação para a retomada de uma área pública invadida no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com suspeita de parcelamento irregular de solo.

#PraTodosVerem: Homens removendo pontaletes de arame farpado em área pública invadida e recuperada pela Prefeitura no bairro Barranco Alto (Foto: Divulgação/PMC)
Na ocasião, os agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas, com a colaboração de funcionários e equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos, removeram o cercamento ilegal do terreno localizado na Avenida Cândida de Souza. Os responsáveis pela invasão ainda não foram identificados pela municipalidade.
O trabalho, que contou com apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar Ambiental (PMA), foi motivado por denúncia feita pela Central de Relacionamento 156, na qual é possível denunciar diversos tipos de irregularidades, inclusive de forma sigilosa, por telefone, site ou aplicativo.
A Prefeitura orienta a população para que procure informações nos órgãos necessários antes de comprar qualquer tipo de terreno ou imóvel.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, “há uma preocupação com invasões dessas áreas, coordenadas por pessoas de má-fé, que acabam enganando o cidadão de bem”.
O ato de invadir e ocupar uma área em Caraguatatuba, sem a devida autorização, é ilegal. No município, o infrator está sujeito à aplicação de multa no valor de R$ 2.979,70 (718 VRMs) e demais penalidades cabíveis civis e penais, segundo a Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas).

#PraTodosVerem: Terreno coberto por vegetação contendo pontaletes de arame farpado (Foto: Divulgação/PMC)
Balanço
Somente neste ano, a equipe do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo já realizou mais de 100 ações para coibir a ocupação desordenada (invasão) dentro do município. Há casos de áreas de preservação ambiental e permanente.
Denúncias
O munícipe pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156. A população também pode acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190, no caso de flagrante.
Veja Também Recentes

Prefeitura faz revitalização de sinalização horizontal em ruas do Pontal Santamarina e Centro
A Prefeitura de Caraguatatuba está realizando a revitalização de sinalização de solo em diversas ruas e avenidas do bairro Pontal Santamarina, região Sul da cidade. A ação é da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Na avenida Inácio Batista de Farias, foram revitalizadas pinturas de lombadas. O mesmo

Atletas são homenageados no Dia do Esportista em Caraguatatuba
Quase 180 atletas de Caraguatatuba serão homenageados neste sábado (2/12), em comemoração ao ‘Dia do Esportista’. A cerimônia será realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, no Teatro Mário Covas, a partir das 19h. Os três melhores atletas de cada modalidade, nas categorias femininas,

Obras de recuperação da SP-55 são realizadas no trecho Sul da rodovia em Caraguatatuba
As obras de recuperação da SP-55 continuam no trecho de Caraguatatuba. Na altura do bairro Perequê-Mirim, na divisa com o município de São Sebastião, são realizados os trabalhos de fresagem e depois troca de piso no trecho Sul da rodovia. Para a intervenção, o trânsito que segue de São Sebastião

Orçamento de Caraguatatuba para 2024 será discutido em duas audiências na Câmara
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 da Prefeitura de Caraguatatuba será debatida nos dias 16 e 24 de novembro (quinta e sexta-feira), a partir das 18h, em duas audiências públicas na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano

Cerca de 50 gestantes são atendidas pelo Fundo Social de Caraguatatuba neste ano
Um das ações de sucesso do Fundo Social de Caraguatatuba é o projeto ‘Acolher’, voltado às gestantes em vulnerabilidade social do município, e tem como principal objetivo fortalecer o vínculo familiar. O projeto oferece às gestantes dois encontros com palestras sobre diversos temas: primeiros mil dias do bebê, planejamento familiar,