Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública invadida no Barranco Alto

Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública invadida no Barranco Alto
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (23), uma ação para a retomada de uma área pública invadida no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com suspeita de parcelamento irregular de solo.

#PraTodosVerem: Homens removendo pontaletes de arame farpado em área pública invadida e recuperada pela Prefeitura no bairro Barranco Alto (Foto: Divulgação/PMC)
Na ocasião, os agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas, com a colaboração de funcionários e equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos, removeram o cercamento ilegal do terreno localizado na Avenida Cândida de Souza. Os responsáveis pela invasão ainda não foram identificados pela municipalidade.
O trabalho, que contou com apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar Ambiental (PMA), foi motivado por denúncia feita pela Central de Relacionamento 156, na qual é possível denunciar diversos tipos de irregularidades, inclusive de forma sigilosa, por telefone, site ou aplicativo.
A Prefeitura orienta a população para que procure informações nos órgãos necessários antes de comprar qualquer tipo de terreno ou imóvel.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, “há uma preocupação com invasões dessas áreas, coordenadas por pessoas de má-fé, que acabam enganando o cidadão de bem”.
O ato de invadir e ocupar uma área em Caraguatatuba, sem a devida autorização, é ilegal. No município, o infrator está sujeito à aplicação de multa no valor de R$ 2.979,70 (718 VRMs) e demais penalidades cabíveis civis e penais, segundo a Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas).

#PraTodosVerem: Terreno coberto por vegetação contendo pontaletes de arame farpado (Foto: Divulgação/PMC)
Balanço
Somente neste ano, a equipe do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo já realizou mais de 100 ações para coibir a ocupação desordenada (invasão) dentro do município. Há casos de áreas de preservação ambiental e permanente.
Denúncias
O munícipe pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156. A população também pode acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190, no caso de flagrante.
Veja Também Recentes

Vigias da Secretaria de Administração de Caraguatatuba participam de reunião de trabalho na Fundacc
A reunião de trabalho dos vigias patrimoniais contou com cerca de 70 servidores da categoria na segunda-feira (30/6), no auditório da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. Os vigias desempenham um papel fundamental para a administração no zelo e cuidado com o patrimônio público em diversos setores

Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba define semifinalistas
O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba entrou em sua reta decisiva com as quartas de final disputadas no último domingo (15), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes do município, é classificatória para o Campeonato Amador das 1ª, 2ª e 3ª divisões

Caraguatatuba promove Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência
Com o objetivo de chamar a atenção para um problema social, muitas vezes silencioso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove na próxima sexta-feira (27), o “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, um convite à

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê abre inscrições para Programa de Voluntariado
Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, com o objetivo de engajar a comunidade na preservação do meio ambiente e na realização de atividades de conservação. O programa oferece a oportunidade para quem deseja colaborar com a proteção dos recursos naturais enquanto

Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia minimamente invasiva no quadril
O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) ‘Francine Maia França’ realizou a primeira cirurgia de videoartroscopia de quadril, um marco importante para a instituição e para a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública de saúde da região. De acordo com especialistas, o paciente passa bem e se