Pesquisar No Site

CIAM de Caraguatatuba completa 5 anos com mais de 600 mulheres atendidas

Destaques
CIAM de Caraguatatuba completa 5 anos com mais de 600 mulheres atendidas
CIAM de Caraguatatuba completa 5 anos com mais de 600 mulheres atendidas

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) Benedita Arcanjo Aparecido de Oliveira – ‘Dita Marques’, de Caraguatatuba, completa hoje, 24 de novembro, cinco anos de inauguração.

Desde 2017, o espaço voltado para o atendimento das mulheres, proporcionou a mudança na vida de 602 mulheres atendidas.

CIAM de Caraguatatuba completa 5 anos com mais de 600 mulheres atendidas

#PraTodosVerem: Roda de conversa promovida durante o Agosto Lilás, no CIAM (Foto: Luis Gava/PMC)

“Estava em um quarto escuro, triste e chorando. Até que conheci o CIAM. Fui salva pelo amor, hoje me vejo mais fortalecida, mais alegre e o quarto está mais claro”, disse a referenciada F.M.

Apenas em 2022, foram 120 mulheres que precisaram do acolhimento do CIAM. No ano, foram 300 atendimentos individuais realizados, 152 acompanhamentos individuais e 32 em grupos.

“Quando cheguei chorava mais que tudo, hoje estou feliz, e quero viver. Tenho que aproveitar meus momentos pois nunca vi pra mim, no CIAM  soltei um  pouco de mim, e sou outra pessoa. Me sinto totalmente diferente”, relembra e comemora M.J.

O prefeito Aguilar Junior, autor e idealizador do CIAM, avalia a importância dos atendimentos. “É um projeto idealizado no acolhimento e bem-estar das mulheres vítimas de violência, com foco no desenvolvimento e fortalecimento de sua autonomia. Esses cinco anos de implantação reforça a conquista de um espaço que se preocupa na mudança de vida deste público”, destaca.

A moradora de Caraguatatuba, Edilene Melo, que já passou pela rede de acolhimento do município após sofrer violência doméstica, escreveu livros de apoio às mulheres e partilhou um pouco da sua experiência. “Caraguá tem uma rede de apoio fantástica. O CIAM e seus atendimentos geram frutos importantes para a vida de cada mulher que passa ou passou por abusos e violências domésticas”, disse.

O CIAM busca fortalecer e resgatar a autoestima e autonomia das mulheres, com foco na emancipação e empoderamento para que saiam da condição de violência.

“Tenho ansiedade, depressão, e síndrome do pânico, herdados de um relacionamento. Algumas mulheres me ajudaram a sarar essas feridas. O CIAM devolveu minha vontade de viver e de fazer a diferença na vida de outras mulheres”, explica A.L.

As denúncias chegam ao CIAM por meio da Delegacia da Mulher (DDM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou por demanda espontânea, quando a própria mulher busca ajuda. O processo de acolhimento é realizado em duas por etapas: avaliação e acompanhamento.

“Quando cheguei vivia chorando, com medo e agora estou mais forte, o CIAM me ajudou muito e por isso continuo participando das ações”, enaltece L.M.

Na avaliação, é classificado o risco do caso e decidido junto com a mulher as medidas que serão tomadas. Após esse primeiro contato, a mulher passa por orientação com assistente social e psicóloga. Já o acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos.

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

O CIAM está localizado na Avenida Cuiabá, 400, no Indaiá. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. O telefone de contato é o 3883-9908.

Serviço:

– Delegacia de Defesa da Mulher – DDM – Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera – Telefone: 3882-3242 – Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 18h

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas – Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan – Telefone: (12) 3886-2960 – Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 17h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está promovendo a recuperação de ruas já pavimentadas com bloquetes, fazendo o nivelamento de trecho em desnível. Uma das ruas que recebe o serviço esta semana é a rua Dom Antonio Barreito, na Martim de Sá. O trabalho

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024