Pesquisar No Site

Prefeitura divulga finalistas do concurso Chef Caraguá 2022

Publicado em: 06/10/2022
Destaques
Prefeitura divulga finalistas do concurso Chef Caraguá 2022
Prefeitura divulga finalistas do concurso Chef Caraguá 2022

Esse ano, a 2ª edição do concurso culinário Chef Caraguá contou com um desafio a mais para as cozinheiras escolares: elaborar uma nova opção para o lanche dos alunos, com receitas que atendam à Resolução do Ministério da Educação (Nº 06 de 08/05/2020), que proíbe o uso de açúcar na alimentação das crianças de 0 a 3 anos, e limita em 7% o percentual máximo do ingrediente nos preparos para as faixas etárias seguintes.

#PraTodosVerem: Montagem de fotos das três unidades escolares finalistas categoris ‘Primeiríssima Infância’ (Foto: Divulgação/PMC)

O desafio foi aceito por 22 equipes de cozinheiras escolares da rede municipal. Elas pesquisaram, se esforçaram e conseguiram desenvolver novas opções saborosas, nutritivas e atrativas para o lanche dos alunos.

O supervisor do setor de Alimentação, Luís Ângelo, comentou que foi grande a satisfação de presenciar o brilho nos olhos e empenho de todas as cozinheiras e equipes gestoras em preparar o melhor lanche para nossos estudantes, atendendo o grande desafio da Resolução 06/2020. “Aproveito a oportunidade para parabenizar o envolvimento de todas as equipes”, disse.

Concluída a fase de degustação, as seis finalistas do Chef Caraguá 2022 são as seguintes:

Categoria ‘Primeiríssima Infância’ – alunos de 0 a 3 anos

  • EMEI/EMEF Masako Sone | Preparo: Escondido de frango
  • CEI Profª Regina Célia S. Chapira Blaustein | Preparo: Delícia bananete
  • CEI/EMEI Profª Santina Nardi Marques | Preparo: Bolo Floresta

Categoria ‘Infância +’  – alunos acima de 3 anos

  • EMEF Profª Jane Urbano Focesi | Preparo: Torta Nutritiva
  • EMEFEBS Prof. Ricardo Luques S. Serra | Preparo: Bolo de cambuci
  • EMEF Profª Maria Aparecida Ujio | Preparo: Bolo de cacau Ujio

A próxima etapa será realizada entre os dias 18 e 27 de outubro, quando os pratos serão servidos aos ‘alunos jurados’, que farão a avaliação de aceitabilidade das receitas.

#PraTodosVerem: Montagem de fotos das três unidades escolares finalistas categoris Infância +’ (Foto: Divulgação/PMC)

Este ano os jurados serão: categoria ‘Primeiríssima Infância’, alunos do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, no Travessão. E a categoria ‘Infância + ‘ será avaliada pelos alunos da EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, no Barranco Alto.

O resultado da avaliação dos alunos definirá as receitas vencedoras, uma de cada categoria, e será divulgado em novembro num evento que contará com a presença de toda a equipe de cozinheiras escolares da rede municipal.

O concurso

O objetivo do ‘Chef Caraguá’ é valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares. A receita vencedora passará a integrar o cardápio da rede municipal no próximo ano letivo e a equipe de cozinheiras será premiada.

O concurso propõe o desenvolvimento de novas preparações utilizando ingredientes fornecidos para a alimentação escolar. Além do sabor e da criatividade, critérios técnicos são avaliados pela equipe de nutricionistas do setor, como apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional, praticidade e aceitação das crianças.

Nesta 2ª edição, 22 unidades escolares entre CEIs, EMEIs e EMEFs participaram da competição.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (19), resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). O pleito foi realizado na quinta-feira (18), na Secretaria de Turismo e contou com 160 votos. O Conselho tem composição paritária entre membros do poder público e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024