Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre “Hortas Comunitárias” na 6ª Semana de Segurança Alimentar

Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre “Hortas Comunitárias” na 6ª Semana de Segurança Alimentar
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Banco de Alimentos e da Secretaria de Urbanismo, realizou, nesta quinta-feira (13) no auditório do Banco de Alimentos uma palestra sobre a criação e cultivo de hortas comunitárias no município.

PraTodosVerem: Secretário de Urbanismo Wilber Cardoso fala a um grup9o de mulheres sentadas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O evento fez parte da 6ª Semana de Segurança Alimentar e contou com a participação do secretário de Urbanismo, Wilber Cardoso, que conversou com os presentes sobre o passo a passo do plantio de hortas comunitárias na cidade.
“O mais importante é ter amor e as mãos de vocês nestas hortas caminhando junto às orientações da Secretaria de Urbanismo. Sem amor, dedicação e engajamento de todo o grupo, nada acontece”, destacou o secretário.
Interessados em cultivar este tipo de produção em sua vizinhança devem, primeiramente, fechar um grupo com, no mínimo, cinco pessoas interessadas. A partir daí, este grupo deverá localizar uma área pública em seu bairro que possa ser usada para o plantio desta horta.
Com o endereço em mãos, o grupo deve procurar a Secretaria de Urbanismo para manifestar interesse oficial na criação de uma horta comunitária em seu bairro. Cabe à secretaria verificar a possibilidade deste plantio e, em casos positivos, a Prefeitura de Caraguatatuba fornecerá o material e o corpo técnico para capacitação destes moradores.
De acordo com o secretário de Urbanismo, após a realização do plantio, a manutenção destas hortas passa a ser responsabilidade da população. O secretário também destacou que, caso o poder público necessite desta área em algum momento futuramente, a população será informada.
“Os grupos também poderão ser formados por pessoas de diferentes regiões. O importante é que os envolvidos tenham afinco e força de vontade”, afirmou Wilber Cardoso.
A Semana de Segurança Alimentar foi instituída pela Lei 1.374. de 03 de abril de 2007, que estabelece a Semana de Combate a Fome e a Desnutrição “Josué de Castro” no município de Caraguatatuba, do ex-vereador Francisco Carlos Marcelino.
A 6ª Semana de Segurança Alimentar contou com a participação de cerca de 20 pessoas da comunidade, e alcançou pessoas de diversos segmentos.
Todos os eventos foram realizados na sede do Banco de Alimentos, exceto o encerramento, que será promovido no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
O primeiro dia do evento contou com a “Oficina de Temperos com Receita do Tempero Caiçara”; ministrado pela nutricionista Cintia Araújo; no segundo dia os participantes puderam prestigiar a “Oficina de Aproveitamento Integral”, com Chef Daniel dos Santos Siqueira.
Ao final, os participantes receberão certificados emitidos pelo Banco de Alimentos/Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável).
O Banco de Alimentos, além de receber doações de alimentos sem valor comercial e próprios para o consumo e fazer o encaminhamento dos produtos a diversas entidades sociais da cidade, também promove atividades de educação nutricional como cursos e oficinas.
O encerramento da Semana de Segurança Alimentar acontece nesta sexta-feira (14), às 14h, no Auditório Maristela de Oliveira (Fundacc) com as palestras da nutricionista Miriã da Silva Alexandre, com o tema “Cultivo de Ora-pró-Nobis e consumo de Planta Alimentícia não Convencional (PANC)” e da Gastróloga Melissa Vidal Leite sobre gastronomia
Veja Também Recentes

Alunos da capacitação “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos” recebem certificado
Limpeza, higienização das mãos, alimentos e talheres, temperatura, embalagem fazem toda a diferença para que um negócio no setor alimentício prospere. Esses foram alguns dos temas abordados nutricionista Cíntia Araújo, do Banco Municipal de Alimentos no curso “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, ministrado para 22 pessoas, terça-feira (5), na

Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (6/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária. Os convidados deste primeiro encontro são Júlio e Débora D’Zambê, conhecidos como Dois Velhinhos Pelo Mundo. Os multiartistas são professores de arte, músicos, atores e escritores.

Alunos plantam árvores em escola municipal durante ação do Projeto Arborizar
Alunos da CEI/Emei Severino Vitoriano dos Santos, no bairro Jardim Gaivotas em Caraguatatuba, passaram pela experiência de plantar árvores na manhã de quinta-feira (14). Uma ação organizada pela Secretaria de Urbanismo, que integra o Projeto Arborizar. Foram plantadas 22 mudas nativas da Mata Atlântica, sendo 15 espécies frutíferas, como a

Alunos do curso de Mecânica Automotiva Básica recebem certificado de conclusão
Os 27 alunos das duas primeiras turmas do curso de Mecânica Automotiva Básica, oferecido gratuitamente pela parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio do programa Qualifica SP, receberam a certificação, na quarta-feira, após cumprirem as 80h/aula. Nessa

Mutirão “Meu Pai Tem Nome” da Defensoria Pública do Estado de São Paulo é neste sábado
Caraguatatuba recebe a ação presencial do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, neste sábado (16) das 9h às 13h, na unidade da Defensoria Pública localizada na Rua Guaratinguetá, nº 72, bairro Sumaré. A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e