Pesquisar No Site

Orientações, consultas e exames preventivos integram programação da Campanha ‘Outubro Rosa’ em Caraguatatuba

Publicado em: 06/10/2022
Destaques
Chuvas fortes em Caraguatatuba atingem prédios públicos e interrompem parcialmente serviços nesta quinta-feira
Orientações, consultas e exames preventivos integram programação da Campanha ‘Outubro Rosa’ em Caraguatatuba

Para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde intensifica ações na Campanha ‘Outubro Rosa’, para alertar e compartilhar informações com as mulheres, através de palestras, consultas e encaminhamentos para exames.

#PraTodosVerem: Mulher fotografada de costas realizando mamografia (Foto: Luís Gava/PMC)

Segundo a Secretaria de Saúde, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.

“Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais e detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade”, explica o secretário, Gustavo Boher.

Desde 2019, Caraguatatuba possui um espaço voltado ao atendimento e acolhimento de mulheres. O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) concentra em um único local diversas especialidades, como consultas ginecológicas, obstetrícia no pré-natal de alto risco, psicoterapia, nutricionista, assistência social, planejamento familiar, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografias de mamas, transvaginal, pélvica e obstétrica, procedimentos ginecológicos como: inserção e retirada de DIU, colposcopia, exerese de pólipo, cauterização química e elétrica, biópsia, entre outros.

#PraTodosVerem: Sala de espera do Pró-Mulher com paredes e balcão pintados de rosa e cadeiras para aguardar atendimento (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Para marcar a abertura do ‘Outubro Rosa’, no próximo sábado (08), a partir das 9h, o Pró-mulher realiza uma série de atividades. O evento inicia com uma apresentação de Camerata e coffee break para recepcionar as participantes. Em seguida, haverá coleta de preventivo e mamografia para pacientes já agendadas. Às 14h30, a psicóloga do espaço, Jaquelina Teixeira realizará palestra com tema ‘Florindo no Outubro Rosa’, que abordará em como lidar com um diagnóstico de câncer e florescer diante de toda angústia, diante dos desafios vividos no momento.

Já no dia 14 de outubro (sexta-feira), o Centro realiza às 14h, palestra sobre “Sexo e Sexualidade” – mitos e verdades, para mulheres acima de 50 anos, ministrada pela médica ginecologista e sexóloga, Eveline Novack.

E no dia 27 (quinta-feira), às 14h30, haverá também no Pró-Mulher, aula de dança e de automaquiagem, aberta ao público. Durante o ‘Outubro Rosa, o espaço continua com ações preventivas de consultas e exames.

Unidades Básicas de Saúde

As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) também promovem diversas atividades de conscientização e coleta de papanicolau e encaminhamentos para exames, se necessário.

A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos de idade e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Mulheres a partir dos 60 anos devem fazer o exame a cada dois anos.

A mamografia não é indicada para mulheres com menos de 40 anos, só se tiver alguma suspeita, pois o exame não consegue mostrar com nitidez toda a mama, por ela ser muito densa. O tecido mamário começa a mudar só a partir dos 40 anos. O que facilita a compreensão do exame e o diagnóstico de possíveis nódulos.

Cada UBS terá um horário e dia específico para atividades. Para acompanhar toda programação, clique aqui.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Câncer de colo do útero

Esse tipo de câncer, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção por alguns tipos de papilomavíurs humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes.

Entretanto, em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também Papanicolau), indicado para mulheres acima de 21 anos de idade ou conforme a necessidade.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana

O mutirão de combate à dengue que seria realizado neste sábado (23), no bairro Travessão, teve que ser suspenso por conta da previsão de chuvas. Uma nova data será remarcada e comunicada nos canais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre os

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 20/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá apoiar o evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) nesta sexta-feira (29). A iniciativa, voltada

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga

O projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você” iniciou nesta terça-feira (19), no bairro Tinga, com cerca de 350 atendimentos realizados à população. A ação segue até sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Praça em frente à escola Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, na Rua Denilza

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 20/03/2024