Pesquisar No Site
Começam as aulas da Universidade Aberta do 2º semestre no Ciapi para público idoso

Começam as aulas da Universidade Aberta do 2º semestre no Ciapi para público idoso
A sala de audiovisual do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira, lotou no primeiro dia de aula do programa Universidade Aberta, na quinta-feira (1º/9), em uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro Universitário Módulo.

#PraTodosVerem: Imagem da sala de audiovisual do Ciapi. A professora Hebe de Camargo Bernardo ministra aula. Vários alunos entre homens e mulheres estão sentados à frente dela e assistem à explanação (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
O programa é voltado para pessoas a partir dos 60 anos e desenvolve atividades baseadas no resgate da cidadania, construção de conhecimentos e melhoria da qualidade de vida. A Universidade Aberta completou, neste ano, 20 anos de atuação no Litoral Norte.
A primeira aula abordou o tema “Sexualidade e o corpo em movimento”, com a professora Hebe de Camargo Bernardo, do curso de Psicologia do Centro Universitário Módulo, onde foram discutidas as mudanças do corpo, do desempenho sexual, da libido nas fases da vida do homem e da mulher, entre outros aspectos.
O casal Sônia Regina, 67 anos, e Edilson Monteiro de Aguiar, 76 anos, decidiu frequentar o programa pela primeira vez. “A gente se aposentou e veio morar em Caraguatatuba há pouco tempo. Ficamos sabendo da Universidade Aberta, que já conhecida da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estamos nos ambientando, fazendo novas amizades e esses encontros são uma oportunidade de interação social. Semana que vem estaremos de volta”, disse Sônia.

#PraTodosVerem: Imagem da sala de audiovisual do Ciapi. A professora Hebe de Camargo Bernardo ministra aula. Vários alunos entre homens e mulheres estão sentados à frente dela e assistem à explanação (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Outro casal, Denise, 74 anos, e Cleber Nilson Rodrigues, 78 anos, já frequenta as aulas desde o primeiro semestre de 2022. A dupla contou que gosta de falar e emitir opiniões durante os temas abordados. “O tema de hoje gerou discussões inflamadas de forma maravilhosa pela troca de ideias, opiniões e experiências”, contou Rodrigues.
Já Denilze Rego, 69 anos, frequenta a Universidade Aberta, em Caraguatatuba, desde 2009. “Foi um dos principais motivos que me fizeram mudar para a cidade quando me aposentei. Gosto muito de participar desse programa”, afirmou.
A professora Dra. Divina de Fátima Santos, coordenadora do projeto, fez o acolhimento, deu as boas vindas e explicou como serão os encontros do 2º semestre letivo de 2022 aos antigos e novos alunos.
“Fizemos a dinâmica “A arte do encontro” para que os novos alunos e antigos pudessem se apresentar e se conhecer, além de poderem conversar sobre a expectativa de cada um ao participar do programa. Percebi com a escuta que muitos estão se reinserindo socialmente, pós período crítico da Covid-19, alguns ainda têm receio de estarem em grupo e ao mesmo tempo querem recuperar a alegria de viver após dois anos difíceis de muito medo.

#PraTodosVerem: Imagem da sala de audiovisual do Ciapi. Vários alunos entre homens e mulheres estão sentados e assistem à aula da professora Hebe de Camargo Bernardo, do Centro Universitário Módulo (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
De acordo com a professora doutora, o objetivo do programa é oferecer aulas, palestras, atividades sociais e culturais, de forma dinâmica e interativa. “A proposta do programa é proporcionar um espaço para a troca e atualização de conhecimentos entre os participantes e discentes de diversos cursos, os quais atuam como instrutores, sempre com a coordenação de nossos docentes especialistas”, disse.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, destacou que essa é uma oportunidade para pessoas com 60 anos ou mais ficarem antenadas com assuntos diversos, trazidos por professores universitários. “Além disso, fazerem novas amizades e trocarem experiências de vida”.
As aulas ocorrem todas as quintas-feiras, das 14h às 16h30, e as pessoas interessadas podem efetuar a inscrição pela internet no endereço eletrônico https://forms.gle/fURVrfUU588GqNme8 ou enviando e-mail para universidadeaberta@modulo.edu.br ou na secretaria do Ciapi, na Rua Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira.

#PraTodosVerem: Imagem da sala de audiovisual do Ciapi. Vários alunos entre homens e mulheres estão sentados e assistem à aula da professora Hebe de Camargo Bernardo, do Centro Universitário Módulo (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
*Programação*
8/9 – Palestra “Como garantir uma dieta saudável” – nutricionista Camila Helena de Souza Queiroz
15/9 – Palestra “Interdição da pessoa idosa. Briga por herança. Como se prevenir?” – advogado Marcelino Sato Matsuda
22/9 – “Dança Terapia” – professora e pedagoga Sandra Faustino dos Santos
29/9 – Palestra “Beleza e bem-estar na maturidade” – fisioterapeuta Adriana de Almeida
6/10 – Atividade prática “Preservando a memória” – professora e psicóloga Divina Fátima dos Santos
13/10 – Atividade prática “Técnicas de desenho. Desenho e memória emocional” – arquiteta Rosana Buogo.
20/10 – Palestra “Acidentes domésticos e primeiros socorros” – enfermeira Lidiane Dias dos Santos
27/10 – Palestra “Gestão e controle financeiro” – administradora de empresas Keissiene Tcharla Pereira
3/11 – Palestra “Inclusão da pessoa idosa em Políticas Públicas” – advogado Henrique Cardoso
10/11 – Palestra “Estética: os cuidados com o corpo na terceira idade” – biomédico Franco Bonetti
17/11 – Palestra “Solicitute e existência: uma possibilidade inédita” – professora e psicóloga Hebe de Camargo Bernardo.
24/11 – Encerramento do 2º semestre com a professora e psicóloga Divina de Fátima dos Santos.
Veja Também Recentes

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a